Marne Campos
Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a) EmpresasOlá Pessoal
Vi vários tópicos falando sobre esse assunto mas conversando com a contadora que deve assumir a minha empresa a partir dessa mudança, ambos ficamos confusos.
Hoje, 21/10/2016, meu faturamento (total emitido em Nfe) é de R$61.800,77, ou seja, ultrapassei o limite do MEI.
Eu imaginei que o correto seria solicitar o desenquadramento imediatamente no Portal do Empreendedor pois estou dentro dos 20% acima do limite e com isso, o governo registraria o meu pedido mas manteria esse pedido pendente para ser efetivado em janeiro/2017, quando ele calcularia qual foi meu faturamento ALÉM DOS 60 mil e geraria uma DARF com esse imposto, para eu pagar o imposto como ME somente sobre valor ultrapassado.
Minha contadora foi solicitar o meu desenquadramento no Portal do Empreendedor hoje e disse que acha melhor aguardar para fazer isso entre 1 e 31 de Janeiro de 2017 e que mesmo eu tendo, até lá, faturado mais de R$72.000,00, ou seja, ultrapassado os 20%, não tem problema, o governo vai me cobrar somente o imposto sobre o que estourou, da mesma forma.
Eu achei bem estranho isso, pois se eu só solicitar esse desenquadramento ao Portal do Empreendedor em Janeiro de 2017, eu vou ter feito isso após ter faturado R$72.000,00 no ano de 2016 e pelo que eu sempre entendi, nesse caso, a cobrança é integral, ou seja, vou pagar o imposto sobre o faturamento do ano de 2016 todo como se fosse ME.
A minha contadora jura que não, que já fez isso para outras empresas e a DARF gerada é somente do que ultrapassou, contanto que a solicitação seja feita até 31 de janeiro de 2017.
Eu fiquei com receio e solicitei que ela faça o desenquadramento no Portal do Empreendedor hoje e ela disse que pode fazer mas nunca fez isso fora de janeiro por motivo de "estouro DENTRO dos 20%" e que não sabe se minha empresa não ficará pendente, sem poder emitir nota até o final do ano etc.
Alguém pode me ajudar? Estou com receio de ficar adiando isso e daqui a pouco atingir os R$72.000,00 em 2016.
Agradeço desde já!