x
2017-03-28T14:47:00-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 15

acessos 7.168

Registro de Incorporação de Empresas.

há 2 anos Terça-Feira | 28 março 2017 | 14:47

Boa tarde a todos.

Tenho uma empresa que está em processo de incorporação, minhas dúvidas é se estou fazendo o procedimento como mandam as regras, essas dúvidas estão relacionadas ao primeiro passo que é o preenchimento do DBE.

Para a empresa incorporada inseri os seguintes dados:

• Evento: 517 – Pedido de Baixa
• Motivo do evento: Incorporação
• Sucessora: inseri o CNPJ da empresa Incorporadora
• No QSA inseri os CNPJ’s dos sócios e CPF’s dos administradores

Para a empresa incorporadora inseri os seguintes dados:

• Evento: 247 – Alteração de Capital Social;
• No QSA inseri os dados dos Sócios e administradores já existentes alterando apenas suas participações no Capital Social.

Seria isso?

Enviei os dois DBE dessa forma, o DBE da incorporada já foi aprovado, porem não sei o que fazer agora, pois na relação de documentos pede-se "Ato deliberativo da incorporadora aprovando a incorporação, registrado no órgão competente." ai que está a pergunta, eu tenho que realizar o registro na JUCESP da incorporadora primeiro para posteriormente registrar os atos da incorporada? ou tenho que solicitar o registro da incorporada e incorporadora em conjunto???

há 2 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 11:49

Monica, bom dia.

Em que exatamente voce está na dúvida? Bom vamos ver no que posso ajudar...

Primeiramente, você tem os instrumentos de alteração / incorporação das empresas? Ex.: Contrato de Alteração de ambas as partes, Laudo de Avaliação de Patrimonio Liquido e Protocolo de Incorporação e respectiva justificativa?

Se tiver so seguir os passos conforme eu pergunta:

Para gerar o DBE da Receita:

Para a empresa incorporada inseri os seguintes dados:

• Evento: 517 – Pedido de Baixa
• Motivo do evento: Incorporação
• Sucessora: inseri o CNPJ da empresa Incorporadora
• No QSA inseri os CNPJ’s dos sócios e CPF’s dos administradores

Para a empresa incorporadora inseri os seguintes dados:

• Evento: 247 – Alteração de Capital Social;
• No QSA inseri os dados dos Sócios e administradores já existentes alterando apenas suas participações no Capital Social.

Proximo passo é preencher os formulários da JUCESP (Via Rapida) e protocolar.

há 2 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 14:21

Olá Allan,
Possivelmente farei uma, mas nunca fiz.
já li bastante sobre o assunto.
No primeiro momento teria que fazer uma avaliação da empresa que será incorporada, certo ?

há 2 anos Sábado | 23 setembro 2017 | 12:08

Allan, referente ao processo de incorporação que peço ajuda, ainda não tenho nenhum dos itens.
Mas tenho duvida nestes itens:
Contrato de Alteração de ambas as partes, Laudo de Avaliação de Patrimonio Liquido e Protocolo de Incorporação e respectiva justificativa?
Só para ver se entendi:
O contrato de alteração, eu preciso fazer uma alteração contratual na Incorporadora, informando que será incorporada as empresas X Y Z?
O Laudo de Avaliação, seria um laudo emitido por um contador ou por advogado?
O que seria o protocolo de Incorporação? e onde eito este protocolo seria na Jucesp?
e por fim o que seria a Justificativa??

Agradeço muito se você puder me orientar

há 2 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 18:15

Boa tarde Alan ou outro que possa me ajudar!
Estou com um caso atual de incorporação, nunca fiz, já li bastante a respeito, mas na prática tenho quase as mesmas dúvidas da Mônica, será que poderia me ajudar? Meu caso é uma sociedade ltda que precisa incorporar outra sociedade ltda já existente, entretanto a incorporadora ainda não foi constituída, vc. entende que vou ter que registrar primeiro a constituição e depois registrar uma alteração para incorporar a outra?
Na verdade, a incorporação foi a única saída que acho que encontrei, pois por exigência do fornecedor exclusivo, a empresa que já existe necessita mudar o nº do CNPJ, sob pena de não mais receber do fornecedor a mercadoria para comercialização. Como a empresa possui estoque e está em plena atividade, vc. vê outra saída, que não represente ônus de impostos para a empresa (ICMS e afins)? Os sócios serão os mesmos nas duas empresas. Grata

há 2 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 09:35

Bom dia Nathalia.

Eu fiz o registro e deu tudo certo!

o Laudo e Justificativa é registrado em conjunto da alteração contratual sim.

Esse tipo de registro é realizado somente na unidade da JUCESP principal, nas bases instaladas em alguns órgãos geralmente não faz.

Se tiver alguma outra dúvida nos envie perguntas para ajudarmos.

Abraço.

Articulista
há 1 ano Segunda-Feira | 10 setembro 2018 | 15:57

Prezados, boa tarde!

Estou estudando uma possibilidade de se fazer uma Incorporação em duas empresa do mesmo grupo econômico.

Porém, uma situada em Goiás (Empresa A) e a outra no Distrito Federal (Empresa B).

Porém, nas duas os o QS é os mesmos sócios, com as mesmas porcentagem em seu Capital Social.

A Empresa B (DF) será incorporada pela Empresa A (GO).

Tenho a Seguinte dúvida nesta situação:

A Empresa B (DF) tem Licenças da ANVISA e Crédito de ICMS, a partir da Incorporação a Empresa A (GO) manterá essas Licenças e também esse Crédito de ICMS?

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
há 1 ano Segunda-Feira | 5 novembro 2018 | 10:23

Bom dia!
Vanivaldo Avelar, conseguiu resolver a questão ?
Estou com um problema semelhante, estamos incorporando uma empresa de um estado diferente.
os documentos foram protocolados primeiro em qual Junta? ou não difere?

há 26 semanas Quarta-Feira | 28 agosto 2019 | 14:37

Pessoal, algum de vocês que conseguiu com sucesso fazer a INCORPORAÇÃO, cola aqui para nós o modelo de alteração ou o LINK com modelo. Esta informação não é clara nos órgãos, vamos nos ajudar mais objetivamente!

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.