x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 23

acessos 51.727

Abertura de Filial em outro Estado

Nathália Pereira

Nathália Pereira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 29 junho 2017 | 15:14

Boa tarde, estou com um problema na abertura de uma filial.

A matriz da empresa fica em SÃO PAULO, e quero abrir uma filial em MINAS GERAIS. Já fiz o processo na Junta Comercial de São Paulo, agora preciso fazer um DBE para a abertura da filial, quando coloco o estado e o município para abrir um DBE eles me pedem um código de viabilidade de MINAS GERAIS, se não coloco uma viabilidade não me deixa fazer o evento INSCRIÇÃO DOS DEMAIS ESTABELECIMENTOS, só deixa fazer o evento INSCRIÇÃO DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA. Isso está certo?

Só preciso fazer o DBE para pedir o CNPJ de filial e Inscrição Estadual.

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 29 junho 2017 | 15:29

Nathália Pereira, boa tarde!

Não está correto.

Você deve utilizar a opção inscrição dos demais estabelecimentos.

Há alguns municípios que já solicitam o protocolo de viabilidade, é um processo feito no site da JUCESP que envolve corpo de bombeiros, vigilância sanitária e prefeitura do município.

Para conseguir o protocolo de viabilidade e preencher o DBE, primeiro faça o processo na JUCESP e quando liberar o protocolo você consegue fazer o DBE.

https://www.jucesp.sp.gov.br/VRE/

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
Skype: thaina.proenca
E-mail: [email protected]
Thiago Galaes

Thiago Galaes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 29 junho 2017 | 15:47

Nathalia, vc deve fazer um pedido de viabilidade na junta Comercial de onde sera a filial, no caso MG, pois em SP vc ja fez o processo correto, e ja foi liberado, agora vc vai de fato abrir a empresa em MG.

Ecoplan Contabilidade
Eunápolis / Porto Seguro - BA
Wilson Ribeiro

Wilson Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 14:16

Boa tarde ,

Tenho um cliente em SP que pretende abrir duas filiais na Bahia, nunca fiz esse procedimento, sei que faço os procedimentos aqui em SP e depois protocolo na junta onde sera estabelecida as filiais. Minhas duvidas são: Preciso de um contador do municipio para dar continuidade no processo das filiais? A outra duvida é, posso abrir as duas filiais em apenas um processo?

Grato,
Wilson

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 14:59

Wilson Ribeiro, boa tarde!

Recomendo que tenha um contador na Bahia que possa te ajudar, que já conheça os tramites da prefeitura e outras informações importante de lá.

Caso não tenha, é necessário que você viaje para regularizar lá, já que como é contador já tem noção do que deve ser feito, do que pedir para os sócios fazer.

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
Skype: thaina.proenca
E-mail: [email protected]
Nathália Pereira

Nathália Pereira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 15:25

Wilson Ribeiro, na abertura que fiz em MG quando fui regularizar na Junta Comercial de Minas Gerais eles pediram para que eu cadastrasse o contador aqui de SP na junta deles. O processo de prefeitura, entrei em contato com um contador de lá (MG) e ele me orientou, então fui pra la e regularizei, mas caso não conseguisse ir pra la ele me cobraria um honorário para regularizar por mim, ou me sugeriu que meu cliente fosse regularizar, então no caso, fica a seu critério como será feito.

Rodrigo Henrique

Rodrigo Henrique

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 27 outubro 2017 | 08:52

Bom dia amigos.
Tenho um cliente em SC que está abrindo uma filial em São Paulo/capital.
Como nunca fiz abertura de empresa em São paulo alguem teria um passo para me ajudar?
Obrigado.

Nathália Pereira

Nathália Pereira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 27 outubro 2017 | 09:12

Rodrigo Henrique, a constituição será na cidade de SP ou só no estado de SP?
Se for na cidade de SP é necessário que faça uma viabilidade através desse link http://empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br/ , quando a viabilidade for aceita, será automaticamente enviado a Receita, assim já entrando com a solicitação do DBE.
Após DBE aceito você entrará com processo na JUCESP no VRE2 http://vre.portal.jucesp.sp.gov.br/VRE2_Portal/login/initLogin.html
Depois de entrar com o processo, enviará os documentos necessários para JUCESP.

Juliana Povoa Gavazzi

Juliana Povoa Gavazzi

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 16 novembro 2017 | 15:18

Nathalia,
estou aproveitando sua mensagem para abertura de uma filial em SP,
Minha viabilidade foi aprovada mas eles me obrigam a marcar o endereço de são Paulo como Matriz
E se faço isso, no DBE entra como inscrição de primeiro estabelecimento, automaticamente, como faço?
O sistema esta com erro, ou eu estou fazendo algo errado.

Desde já obrigada

Solange

Solange

Prata DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 fevereiro 2018 | 16:27

Boa tarde pessoal, vou abrir uma filial em SP, de uma empresa cuja matriz é em SE, como proceder? toda documentação vai sair em nome da empresa matriz?? quem vai tomar da empresa conta em SP é a filha. Está correto? Em nome dela não faço nada. Somente em nome dele?

Solange

Solange

Prata DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 fevereiro 2018 | 16:48

Boa tarde Nathalia, nunca fiz a abertura de filial, por isso a ignorância. Será feita alguma alteração na matriz primeiramente? Ela entrará como sócia em SP ou em SE?

Elthon Lima Silva

Elthon Lima Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 7 março 2018 | 17:51

Boa tarde!

Estou com empresa cuja MATRIZ fica no Rio Grande do Sul e quero abrir uma FILIAL no Rio de Janeiro.

Só que tem atividades no CNPJ da matriz que eu não estou achando no Carioca Digital, tem problema eu colocar atividades "semelhantes" porém não iguais ao do CNPJ da Matriz?

O contrato social da matriz e da filial compreendem as mesmas atividades no objeto social.

Desde já agradeço.

Elthon Lima
Auxiliar de escrita fiscal
21 99117-0614
VIVIANE FURLAN FERREIRA DE ABREU

Viviane Furlan Ferreira de Abreu

Prata DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 2 abril 2018 | 17:00

Boa tarde,

estou abrindo duas filiais em MG com matriz no RS. O processo de alteração já foi registrado no RS, iniciei aqui em MG o processo de uma filial com a viabilidade, DBE, modulo integrador, tudo certo até aqui. O problema é que deu pendência na Jucemg: Informar no Módulo Integrador todas as filiais constituídas em MG no Ato.

Agora a minha dúvida: não consegui fazer dois DBE's ao mesmo tempo porque dá que já tem outro processo em andamento. Alguém já fez este processo e pode me ajudar como faço para incluir as duas ao mesmo tempo?

Obrigada.

CAMILA ARAUJO

Camila Araujo

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 24 julho 2018 | 08:51

Bom dia !
Estou com uma empresa no Ceará que irá abrir filiais em quase todo o país .
Aqui no Ceará já fizemos o aditivo incluindo os endereços das filiais, foi registrado na Junta do ceará,
algumas delas já serão excluídas antes mesmo de dar inicio no estado referente,
outras irão mudar de endereço e incluir mais algumas filiais..
Gostaria de saber como me orientam organizar esse processo,
quanto as aberturas das filais alguém tem alguma dica para dar do seu estado ?
O primeiro passo é entrar em contato com a junta do estado?

Obrigada

André Moraes

André Moraes

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 24 julho 2018 | 08:58

Camila Araujo Bom dia,

Na minha opinião o melhor seria entrar em contato com as Juntas nas quais você irá provavelmente abrir filiais, pode haver alguma particularidade.

Elthon Lima Silva

Elthon Lima Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 24 julho 2018 | 09:23

Bom dia!

O processo para abrir uma filial com de outro estado aqui no Rio de Janeiro é basicamente um processo de abertura de empresa normal.

Faz a consulta prévia no carioca digital, faz o regin o DBE, o protocolo com o evento 029 "Abertura de filial com sede em outra UF" e quando for levar pra junta do RJ já tem que levar o Ato já registrado na junta do CE.

Elthon Lima
Auxiliar de escrita fiscal
21 99117-0614
Ana Carolina Rodrigues de Oliveira

Ana Carolina Rodrigues de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 5 julho 2019 | 14:48

Olá,
Boa tarde!!
Gostaria de saber se na inclusão de novas filiais em outa UF, preciso destacar o valor de capital atribuído a ela no contrato social dissolvendo o capital da Matriz ou basta indicar o valor que será atribuído a filial e indicar que será desmembrado do valor principal? 
Na divisão de quotas, posso manter destacado o valor principal e o que cada sócio representa ou por haver filial devo fazer alguma outra distinção no contrato. 
já foram 2 exigências na Junta devido ao valor do capital das filiais. 

Sabem me indicar qual a melhor forma de descrever o capital no contrato? Houve alguma mudança recente (já entreguei outros e passaram sem exigências) ?
Obrigada!! 

juliana bernardo batista

Juliana Bernardo Batista

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 31 julho 2020 | 09:35

Bom dia

Alguem poderia me ajudar

Estou abrindo uma filial em MG de uma empresa situada em SP, já tentei iniciar o processo com a viabilidade mas não deixa que coloque o endereço em MG, só permite se for em SP. Tentei iniciar a coleta de dados com abertura de novo estabelecimento, mas não deixa prosseguir sem a viabilidade. Estou meio perdida. Alguem poderia me ajudar ? Como faço essa abertura? Ja vou pra MG? ou tenho que registrar primeiro em SP?

Desde ja agradeço  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.