Alexandre Oliveira
Iniciante DIVISÃO 2 , Supervisor(a) SegurançaMinha esposa é mei desde fev/2015, esta semana ao fazer um pedido, o fornecedor não conseguiu emitir a Nfe pois a nossa IE estava suspensa. Ao comparecer na SEFAZ aqui de Brasília-DF me informaram que o motivo foi que meu valor de compras no ano de 2015 foi de R$ 52.434,26 e que o valor de compra para o mei é limitado em R$ 48.000,00 por ano. Pois bem, nunca me preocupei com o valor de compras pois nunca soube que havia esse limite estabelecido, não me disseram isso nem no SEBRAE, todos os mei que pergunto, nenhum sabe desse limite para compras, só nos preocupamos com o limite de R$ 60.000 para faturamento anual (VENDAS). Pois bem, para solucionar me mandaram fazer o seguinte: contratar um contador para gerar o DASN/PGDAS (RETIFICADOR) com valor da receita bruta por ano calendário compatível com o valor das compras realizadas no período, acrescido da margem de valor agregado. Depois, apresentar a DASN/PGDAS enviado para a Receita Federal com os valores da receita bruta declarados por ano calendário, proporcionais as compras realizadas no período. Fui a um contador aqui no DF, ele consultou o CNPJ e disse que ainda constava como simei ativo e baseado nisso o mesmo me aconselhou a dar baixa no mei e fazer outro, pois a multa e taxas ficariam bem caras, em torno de 4.000,00 e ainda teria os seus honorários. Dei baixa no mei da minha esposa no portal do mei na internet. Criei outro mei em nome dela mesmo e já foi gerado outro CNPJ.
Agora as perguntas:
A inscrição estadual (CF/DF) é cancelada automaticamente também, mesmo estando suspensa?
Embora tenha sido gerado outro mei no mesmo cpf do que foi baixado, é gerada outra inscrição estadual, sem problemas?
Tenho que pagar alguma multa pelo cancelamento da inscrição estadual?
Quanto tempo leva pra constar uma nova IE neste novo mei?
Se alguém já tiver se deparado com este caso por favor me dê uma luz, não quero que minha esposa seja prejudicada por problemas fiscais e não posso abrir a empresa no meu nome por ser miilitar. Obrigado.