x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 21

acessos 18.776

Alteração de Contador SEFAZ/SP

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Cadastros
há 1 ano Sexta-Feira | 27 outubro 2017 | 08:53

Bom dia,

A empresa mudou de contabilidade, como eu faço essa alteração de contabilista na Secretaria de Estado de Fazenda de São Paulo?

Desde já agradeço a atenção.

Cristian Alen
cristian.alen2011@hotmail.com

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)

há 1 ano Segunda-Feira | 30 outubro 2017 | 10:18

Bom dia Luiz,

O processo de alteração é feito todo pelo Cadastro Sincronizado ou depois vai ter que protocolar na SEFAZ/SP?

Cristian Alen

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)

Luiz Antonio Richieri

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 30 outubro 2017 | 10:27

Cristian, o processo é automatico, como o cadastro é sincronizado, você faz a alteração no Receita que envia para a SEFAZ/SP que é quem vai homologar, lembre-se de fazer a assinatura com certificado digital, indicando que a empresa possui Inscrição Estadual e com isso não precisará nem enviar documentos, a alteração é homologada no mesmo dia.

Flavio Luiz Ascencio

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 1 ano Sexta-Feira | 26 janeiro 2018 | 17:00

Boa Tarde!

... estou com um problema para vincular o contador em uma INSCRIÇÃO ST em SP.

... em uma outra empresa tive o mesmo problema, só que quando fiz a procuração com o acesso da empresa para o contador, atualizou no cadastro no ato.

obs: EMPRESA REGISTRO NO ESTADO DO PARANÁ

Anete Cortez

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 1 ano Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 16:57

Boa Tarde

Temos uma empresa RPA com obrigatoriedade total para emitir NFe. Essa empresa veio de outro escritório contábil, temos a senha do Estado dessa empresa mas não temos o certificado digital, outorgamos uma procuração para a Receita Federal e já estamos autorizados a assinar pela empresa através do nosso certificado digital.
Estamos tentando alterar a atividade da empresa através do Coletor Nacional (Coleta Online da Receita Federal) e estou selecionado também o evento 232 -alteração do Contabilista. Assinamos essa alteração no COLETOR NACIONAL DA RF com o nosso certificado digital (Contador) mas foi indeferido pela SEFAZ/SP pelo seguinte motivo: USUÁRIO NÃO VINCULADO AO CNPJ DA SOLICITAÇÃO. Sabemos que essa procuração que temos é só para a Receita Federal, então tentamos enviar essa solicitação de alteração através da senha do Estado (Posto Fiscal) da EMPRESA, agora a SEFAZ/SP indeferiu pelo motivo de ACESSO NÃO PERMITIDO. É OBRIGATÓRIO O USO DE CERTIFICADO DIGITAL.
O problema maior é que essa empresa perdeu o contato com o antigo contador e não tem nenhuma cópia autenticada ou original do CONTRATO SOCIAL e das ALTERAÇÕES CONTRATUAIS para poder comprar um certificado digital, e um pedido de fotocópia na JUCESP/SP está demorando mais de 180 dias. Como podemos fazer para alterar a atividade dessa empresa? A empresa precisar incluir um nova atividade e também precisa comprar um certificado para emitir NFe.
Por favor, quem souber uma saída para o meu caso, eu agradeço muito

Luiz Antonio Richieri

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 4 setembro 2018 | 11:16

Foi alterada a Portaria CAT nº 92/1998 por meio da qual foi uniformizado o procedimento relativo ao sistema eletrônico de serviços dos Postos Fiscais Administrativos do Estado, a fim de dispensar a utilização do certificado digital para alterar o cadastro do contribuinte no caso de rescisão do vínculo profissional entre o contribuinte e o contabilista, por decisão unilateral deste. Também foi estabelecido que, nesse caso:
a) o contabilista poderá solicitar a respectiva alteração no Cadastro de Contribuintes do ICMS mediante acesso ao “Coletor Nacional”, oferecido pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), sem a necessidade de utilização de certificado digital;
b) com vista à segurança jurídica, o contabilista deverá confirmar a solicitação junto ao posto fiscal a que estiver vinculado o contribuinte; essa confirmação poderá ser disponibilizada por meio eletrônico pela Diretoria Executiva da Administração Tributária;
c) o contribuinte será comunicado para providenciar a vinculação do novo contabilista no Cadastro de Contribuintes do ICMS;
d) o posto fiscal poderá comunicar a ocorrência às entidades representativas dos contabilistas.

(Portaria CAT nº 75/2018 - DOE SP de 30.08.2018)

Marcelo Luis da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 24 setembro 2018 | 13:39

Alguem está conseguindo excluir o contador responsavel, após a CAT 75/2018.
Não consegui de modo algum..... será que não está em operação ainda? Apenas normatizado, sem definição dos procedimentos?
Tentei com meu Certificado, com senha do contador. .. e nada.

Glaucia Regina Guidolin

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 48 semanas Segunda-Feira | 12 novembro 2018 | 11:51

Bom dia
Também preciso retirar o vínculo profissional por decisão unilateral, aproveitando a Portaria CAT 75/2018, e também não encontro por onde no Coletor Nacional.

Alguém conseguiu???
Será que está funcionando???

há 37 semanas Quinta-Feira | 31 janeiro 2019 | 17:14

Boa tarde!

Eu tenho uma empresa no Estado de Minas Gerais e a mesma tem uma Inscrição Estadual Substituto Tributário junto a SEFAZ/SP, alguém saberia me dizer como faço para alterar o contador na SEFAZ de São Paulo sendo que a empresa fica estabelecida em Minas Gerais.

Cristian Alen

Alvaro Macedo

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 33 semanas Sexta-Feira | 1 março 2019 | 11:39

Bom dia pessoal!

Recebi um contato da SEFAZ para atualizar o cadastro, no entanto verifiquei as informações e está conforme o contrato social, e me informaram que são os dados de contato para atualizar.
Devo fazer um DBE com os seguintes eventos:

214: Alteração de telefone(DDD/telefone)
216: Alteração de fax(DDD/fax)
218: Alteração do correio eletrônico.

Porém minha duvida é adiante, o DBE gerado deve ser protocolado em um POSTO da SEFAZ ou isso é feito automaticamente online?
E em caso de Exigências, geralmente quais documentos eles cobram para esta atualização?

Alvaro Macedo

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 33 semanas Sexta-Feira | 1 março 2019 | 11:57

Prezado Luiz, obrigado pela posição.

Porém quando eu preencho o DBE com esses eventos eu não tenho a opção de informar essas atualizações.
O procedimento vem logo após a analise, ou eles buscam as ultimas informações que constam na RFB/JUCESP?

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 semanas Quarta-Feira | 24 julho 2019 | 10:52

Bom Dia!

Alguém conseguiu efetuar a alteração de contador no Sefaz/SP?

Pois estou tentando e nao estou conseguindo. 
O meu caso, estou efetuando uma alteração de de tipo juridico de empresa unipessoal para EIRELI e no DBE, não esotu conseguindo assinar nem com o nosso certificado digital pq diz que nao estamos vinculados e tento com a senha do posto fiscal dele e nao aceita fala que precisa do certificado digital do cliente.
Não conseguimos fazer o certificado novo pq o empresario deixou o contrato unipessoal vencer os 180 dias agora tera q mudar pra eireli. Duas empresas como empresario individual nao pode né.

Alguem souber ajudar de alguma forma fico agradecido.

há 11 semanas Segunda-Feira | 29 julho 2019 | 13:11

Boa tarde!

Você já tentou fazer um DBE alterando o contador da empresa? Caso o Cadastro Sincronizado não aceite você fazer essa alteração de contador, você teria que ver junto a SEFAZ/SP se consegue entrar com um processo administrativo.

Cristian Alen

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.