Stéfano de Sousa Duarte
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa Tarde Caros
Alguém sabe me dizer o passo a passo sobre o processo de incorporação de empresa.
att
respostas 34
acessos 17.793
Stéfano de Sousa Duarte
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa Tarde Caros
Alguém sabe me dizer o passo a passo sobre o processo de incorporação de empresa.
att
Luciana Dias Barros
Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade Stéfano de Sousa Duarte você quer saber o processo de abertura de uma incorporadora, isso?
Stéfano de Sousa Duarte
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Não,
Processo de Incorporação de uma empresa, diluir os bens da incorporada na empresa incorporadora.
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial , Contador(a)Bom dia Stéfano.
Basicamente(porém logicamente exige mais estudos):
1 - na empresa que estará recebendo o patrimonio:
Ato informando da tomada de decisão entre os socios em incorporar uma nova empresa e nomeando uma empresa especializada em apuração dos haveres da outra empresa;
Depois será feita uma alteração contratual, aumentando o capital e informando da incorporação.
2 - na empresa a ser incorporada
ato dos sócios autorizando o procedimento
ato de extinção por incorporação.
É bom ver se as empresas envolvidas são do Simples Nacional, pois o procedimento retira as empresas do regime por 5 anos.
att
Stéfano de Sousa Duarte
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial , Contador(a) Bom dia Stéfano.
Elas são do mesmo dono?
Se positivo, não seria menos custoso ao invés de incorporar, baixar uma das empresas, distribuir aos sócios e estes integralizam estes valores na outra empresa?
att
Stéfano de Sousa Duarte
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Sim são do mesmo sócio
No caso do imobilizado (Terrenos, Maquinas e Equipamentos), se for baixada e houver distribuição, como faria com Terrenos e Máquinas e Equipamentos ? No caso da distribuição não impactaria na pessoa física conforme artigo 10 da Lei 9.249/1995, correto ?
Consultor Especial , Contador(a)Não pois se você transferir para ele a valor contábil não vai haver ganho de capital e você transferirá quase que instantaneamente os bens.
E lembrando você não está distribuindo lucros, está tão somente liquidando a empresa.
att
Stéfano de Sousa Duarte
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Obrigado mais uma vez Paulo Henrique.
Camila Gonçalves Batista
Bronze DIVISÃO 4 , Gestor(a)Boa tarde, caros colegas
Teriam como postar modelos das Alterações (Incorporadora e Extinção), Laudo de Avaliação e do Protocolo de Justificação e Aprovação, preciso de modelos atualizados para um processo de INCORPORAÇÃO de duas empresas LTDA.
Desde já agradeço
Camila Gonçalves
Stéfano de Sousa Duarte
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Camila, Boa tarde
Se conseguir esta documentação, pode por gentileza me encaminhar
stefanoS@Oculto Whatsapp Oculto
Consultor Especial , Contador(a)Boa tarde Camila.
So lembrando que o Laudo de avaliação tem que ser feito por 3 peritos ou empresa especializada. A empresa via sua contabilidade não pode fazer auditoria de si mesma.
att
Stéfano de Sousa Duarte
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a) Paulo Henrique de Castro Ferreira
Isso vale independente do tamanho da empresa ?
Conversei com outros da área, aconselharam a realizar a incorporação, e evitar até fiscalizações futuras,
No caso minha empresa, esta baixada perante a sefaz, mas ativa na receita.
Com os terrenos e imobilizações, como que eu procedo no caso da baixa da empresa ?
Lembrando tanto incorporada como incorporadora, tem o mesmo quadro societário.
Att
Consultor Especial , Contador(a)Boa tarde Stéfano
Eu trabalho muito com este tipo de serviço e te falo que 80% dos casos não é necessário fazer fusão/cisão ou incorporação.
Independente do porte.
Veja bem se a empresa em questão tem o mesmo QSA porque não dar baixa na empresa, pagar as obrigações e transferir os haveres aos sócios e estes em ato continuo transferem os bens para a empresa?
Neste caso não há o que se falar em ganho de capital pois os sócios pegarão o valor para reinvestir.
Não sei o seu caso em especifico, mas por isso antes de efetuar este processo eu gosto de fazer uma reunião com os envolvidos para entender melhor a realidade das empresas.
att
Camila Gonçalves Batista
Bronze DIVISÃO 4 , Gestor(a)Boa tarde,
Sr. Paulo Henrique de Castro Ferreira
Sim temos os 3 peritos de outro escritório contábil que iram assinar o Laudo. Porém a ultima Incorporação que fizemos foi em 2013.
Se tiver os modelos atualizados para postar ou me enviar por e-mail @Oculto, lhe agradeço.
Caro Stéfano de Sousa Duarte, se quiser os modelos que tenho te envio por e-mail, mas estão desatualizados.
Att
Camila Gonçalves
Stéfano de Sousa Duarte
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a) Camila Gonçalves Batista
Se poder me enviar por gentileza agradeço
Paulo Henrique se poder passar seu contato pessoal agradeço, meu email, stefanoS@Oculto
Rafael Laureano
Prata DIVISÃO 5 , DespachantePrezados, bom dia.
Estou dando baixa em 03 empresas que passaram por incorporação em 2012. Meus DBEs foram indeferidos pelos motivos:
• a data do evento é diferente da data de deliberação do ato que aprovou a operação de sucesso (incorporação, fusão ou cisão total);
• ato deliberativo da incorporadora aprovando a incorporação não encaminhado.
O que acontece é que foi feito tudo em apenas um registro e a data usada no DBE é a do deferimento da JUCERJA.
Alguém pode ajudar? Seria a data da reunião?
Consultor Especial , Contador(a)Bom dia Rafael.
Ao que parece é o que você citou. A data que a Receita quer é a das deliberações tanto da aprovação pela incorporada, quanto o ato da incorporadora.
O que me causa estranheza no processo é a Jucerja liberar as baixas por incorporação sem os DBEs.
Porque é assim mais ou menos: a empresa que incorpora entra com um DBE de aumento de capital e troca no QSA (quando os sócios da incorporada passam para o Quadro da incorporadora); e na incorporada você faz um DBE de baixa, coloca que o motivo é a incorporação e coloca o CNPJ da Incorporadora....
Você poderia detalhar melhor sua operação por gentileza?!
att
Rafael Laureano
Prata DIVISÃO 5 , Despachante Paulo Henrique de Castro Ferreira
A incorporação foi concluída em 2012 e o cnpj da encorporadora está 'ok!', porém as baixas das encorporadas não foram realizadas dentro de 2012. Mandei os DBEs de baixa com a data de deferimento da JUCERJA mas eles dizem que não foi. Não existe outro ato. Posso ter errado na data do evento, mas quanto o ato é a segunda vez que envio.
Consultor Especial , Contador(a)Bom dia Rafael.
Tente enviar o atos de deliberações tanto da aprovação pela incorporada, quanto o ato da incorporadora autorizando a incorporação junto com o processo da Junta.
Se não der certo, infelizmente você terá que ir a Receita e ver o oque aconteceu.
att
Stéfano de Sousa Duarte
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Paulo Henrique de Castro Ferreira
Retomando o assunto da Incorporação, em outra situação. No caso de empresas com diferença no quadro societário, é mais viável, baixar ou incorporar ?
Exemplo
Empresa A - INCORPORADA
QSA
Sócio A
Sócio B
Sócio C
Empresa B - INCORPORADORA
QSA
Sócio A
Sócio B
Outra observação, a empresa que sera incorporada "A", não possui nenhuma pendencia na sefaz ou RFB com relação a processos ou outros. Possui terrenos, e maquinas em comodato que estão na empresa Incorporadora "B"
Quais as justificativas que compensa mais baixar do que Incorporar ?
Agradeço sua ajuda!
Att
Stéfano Duarte
Consultor Especial , Contador(a) Boa tarde Stéfano
Se as duas empresas forem do Simples e não querem perder esta situação a baixa é mais acertada.
Nos demais a incorporação pode ser o melhor caminho, mas sempre é um caso que precisa ser estudado com atenção.
att
Renata Smithy
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeBom dia!
Nesse tópico é informado que empresas do simples que fizerem incorporação não poderão entrar no simples por 5 anos, correto?
Mas não encontrei nada a respeito, apenas cisão informa essa situação de 5 anos.
No caso seriam duas empresa do simples que fariam a incorporação, o principal motivo da incorporação nem é tanto os bens e sim os funcionários, que no caso da incorporação poderiam ser transferidos.
Grata,
Consultor Especial , Contador(a) Bom dia Renata.
Se uma empresa está cindindo seu patrimonio, uma empresa esta incorporando, ou cria-se uma nova empresa, sendo assim entra na situação em questão.
Vejamos o que diz o item IX, do § 4º , arto 3º da LC 123:
Francklin Luan da Silva
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Prezados(as) colegas, boa tarde!
Os que já fizeram o processo de incorporação, por gentileza me ajudem com algumas dúvidas:
1 - Os lançamentos da incorporação devem ser feitos no momento da deliberação pelo negócio, ou no momento em que o DBE for deferido?
Desde já, obrigado pela ajuda.
Francklin Silva
Luciano Felipe da Silva
Bronze DIVISÃO 1 , Estagiário(a)Prezados colegas, boa tarde.
No processo de incorporação, saberiam me informar se é criado um novo CNPJ para a empresa incorporada ou eu preciso criar uma filial nova e transferir os valores contábeis para essa filial?
Obrigado
Jessica Aline Pereira de Souza
Bronze DIVISÃO 5 , Coordenador(a)Bom dia, Paulo Henrique de Castro Ferreira
Retomando o assunto da Incorporação, no caso de empresas EIRELI’s que possuem titularidades distintas, é mais viável, baixar ou incorporar ?
Pode me orientar a respeito?
Desde já agradeço.
Atenciosamente,
Consultor Especial , Contador(a)Boa tarde Jessica.
Isso é sempre um caso que necessita de estudo mais apurado, como por exemplo como as empresas são vistas no mercado, carteira de clientes, relação com fornecedores, a lista é extensa.
att
Gabriela
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Sobre a avaliação patrimonial, as empresas envolvidas precisam mesmo de um perito? Sou contadora de duas empresas em que uma vai incorporar a outra. Incorporadora Eireli onde a titular é socia da empresa que será incorporada (Ltda). Nosso jurídico insiste que posso assinar o laudo no lugar do perito. Não sei se esta correto isso....Não sou perita. Alguem sabe se eu poderia assinar o laudo sendo a contadora das empresas envolvidas?
Consultor Especial , Contador(a)Bom dia Gabriela.
Faz-se necessário o laudo de 3 peritos ou empresa especializada.
Se o seu jurídico insistir, peça por escrito este parecer deles e tente entrar com o processo na Junta.
Se der erro pelo menos a sra avisou.
O § 2o do arto 1117 da Lei nr 10.406, DE 10/01/2002 é bem claro no que diz respeito que um dos atos de deliberação dos sócios é a nomeação de peritos.
Quanto ao fato da sra não ser Perita, mas é Contadora, já a habilita.
A sra poderia neste caso contratar 2 outros profissionais e proceder a avaliação, mas não o fazer diretamente pelo escritório.
att
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade