x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.834

Abertura de escritorio de contabilidade na legislação atual

thyago santos

Thyago Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 2 maio 2018 | 10:23

Sou recém formado e estou querendo começar com serviço de contabilidade em casa no inicio,
E tenho duvida em como funciona se eu optar por trabalhar no inicio sem CNPJ, pesquisei no fórum e vi que é possível, mas não ficou claro do que preciso, apenas com meu registro no CRC já posso contratar um sistema e começar a contabilizar uma empresa cliente ? ou preciso de registro em mais algum lugar, ouvi falar sobre o CEI que é algo de autônomo mas não entendi a utilidade dele e se é obrigatório para um contador autônomo. E se for possível fazer a contabilidade da empresa apenas com isso, então ao final do mês de serviço eu emito uma RPA na empresa do meu cliente com o meu CPF e apenas isso, não preciso emitir uma NF-e?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quarta-Feira | 2 maio 2018 | 13:30

Boa tarde,

Sobre quem deve ter matrícula CEI. ..
idg.receita.fazenda.gov.br

Ter matrícula CEI é facultativo, só se vc tiver funcionário. Vc pode constituir um Empresa Individual (já que não podemos ser MEI, agora), mas é preciso estudar sua situação no momento.

Meus clientes usam certificado A1, com isso posso transmitir todas as obrigações sem problemas do meu PC. Não uso meu certificado. Quanto a emissão de RPA... vai depender da empresa que está te contratando, entendeu? Rsrsrs! Por enquanto, elaboro apenas contrato de serviços contábeis e emito recibos de quitação aos meus clientes.

Espero ter ajudado.

Sds!

thyago santos

Thyago Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 2 maio 2018 | 15:49

Elaine obg pela resposta

Mas de acordo com a tabela do CFC+