x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 2.544

baixa de empresa

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente
há 15 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 09:42

Estou com uma duvida, uma firma antiga criada em 1973, foi dado baixa no estado em 92 e na receita federal em 94, mais na junta não foi dado baixa, será que nesta epoca não existia baixa, a firma era uma firma individual, se for o caso eu posso preceder com a baixa agora, o socio já é até falescido, só que a prefeitura esta fazendo cobranças, e para dar baixa na prefeitura eles estão exigindo essa baixa na junta, como devo proceder, pois eu não tenho esta baixa na junta comercial?

Fátima Montagner

Fátima Montagner

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 10:05

Bom dia Mariza, no site JUCESP de SP tem como fazer uma pesquisa pelo nome da empresa não sei se no RJ tem esta opção, mas em todos caso não custa dar uma olhada.
boa sorte.

Fátima Montagner
mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente
há 15 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 10:10

no Rio de Janeiro tem sim, Fatima, mais só que pede o numero do nire e na epoca nem era nire era nirc, e não aceita o numero do nirc, eu ja pedi inclusive uma certidão de inteiro teor, que não consta como baixado na junta comercial, por isso a minha duvida, sera que na epoca existia esta baixa na junta, pois como o antigo contador pode ter dado baixa na receita federal e no estado e não dar na junta

EDMARCIO ALMEIDA E SILVA

Edmarcio Almeida e Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 10:18

Olá bom dia!

A empresa pode pagar as quotas compradas do sócio que permanece daquele sócio que se retirou? Ou as quotas têm que ser pagas pelo o sócio que está comprando? Como funciona isso?

Obrigado!

Fátima Montagner

Fátima Montagner

há 15 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 10:47

Mariza, no meu entender você deverá dar baixa na junta então, para poder baixar na prefeitura, te oriento a fazer uma busca na receita e no estado pra ver se realmente está baixado. Para dar entrada na junta é necessário a certidão de óbito e no caso o alvará onde indica a (o) inventariante, mas dá uma ligadinha na junta do RJ que eles te orientam melhor, quanto aos documentos.

Fátima Montagner
EDMARCIO ALMEIDA E SILVA

Edmarcio Almeida e Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 11:12

Bom dia!

O sócio Pedro está saindo de uma sociedade e transferindo as suas quotas, que são 20%, para o sócio José 10% e para o sócio João 10%.
O José é que vai pagar esses 10% para o Pedro ou a empresa que o José ainda é sócio?

Aguardo!

Douglas dos Santos Silva

Douglas dos Santos Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 15:59

Olá,

Será que alguém passou pela mesma situação, veja:

- Uma firma individual prestadora de serviços estava regularmente inscrita em todos os orgãos competentes (JUNTA, RECEITA, PREFEITURA, INSS e FGTS).

O empresário decidiu encerrar as atividades e procedeu a baixa no INSS e na JUNTA.

Pois bem, agora ele mudou de idéia e não quer mais baixar.

Eu já confirmei na JUNTA e eles disseram que não reativam o NIRE e na PREFEITURA informaram que dependem do procedimento da RECEITA.

Alguém já preencheu o programa do CNPJ informando o evento 257 (Alteração do número de registro no órgão competente) ???

Ainda tenho que ver perante o INSS e FGTS, porém, creio que se a RECEITA aceitar, eles não criarão problemas.

Obrigado,

Douglas

Fátima Montagner

Fátima Montagner

há 15 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 19:27

Olha Edmarcio, você tem que proceder a alteração do contrato social, com a saída do sócio e a redistribuição de capital aos sócios remanescentes e consolidar o mesmo.
Quanto a quem vai "pagar" ao sócio que está saindo, precisa ver o que foi acertado entre os sócios, mas isto não vai constar em contrato, a menos que se faça um documento a parte.

Fátima Montagner

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade