Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 5.543

Incorporação de Empresas do Mesmo Grupo Econômico

Lunnesperandio

Lunnesperandio

Iniciante DIVISÃO 3, Controller
há 5 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2018 | 18:24

Boa tarde!

Por gentileza, alguém pode me ajudar....

Tenho duas empresas que pertencem ao mesmo grupo onde:

- A empresa "A" fica em Pernambuco é sociedade Ltda, tem parcelamento junto a RF e seu quadro societário é constituido por 02 empresas do grupo de capital estrangeiro;

- A empresa "B" fica em Minas Gerais é SA Capital fechado, tem parcelamento junto a receita federal e crédito de ICMS, o quadro societário é diferente da empresa A.

O grupo quer transformar uma dessas duas empresas em filial da outra, qual a melhor opção para realizar esse processo? As duas empresas possuem quadro societário distintos, posso incorporar uma empresa a outra como filial mesmo tendo parcelamento fiscal?

Qual o processo habitual a ser seguido e pontos de atenção para esta operação?

Grata,

Lucianne

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2018 | 15:41

Lucianne,

O objetivo pretendido por ser alcançado por via da incorporação. No caso, será determinar quem será a incorporadora e a incorporada sendo que essa última será extinta e o seu estabelecimento transformado em filiar da incorporadora.

A operação requer diversos documentos societários na forma da DREI 35, aqui:

www.mdic.gov.br

Na Receita Federal o roteiro está aqui:

idg.receita.fazenda.gov.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.