x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 180

Obrigações do MEI

Alexandre

Alexandre

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Comercial
há 4 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2019 | 17:01

Boa tarde,

Estou querendo desenvolver um sistema para MEI e após ler algumas publicações e leis, fiquei com  dúvidas em se o MEI é ou não obrigado a emitir NFC-e ou NFE

Pelo que entendi, o MEI pode somente emitir cupom não fiscal(orçamento).

Qual lei que me calça em relação a isso para que não tenha problemas posteriores?

Att.

Alexandre

Rafaela

Rafaela

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2019 | 15:28

Boa tarde!
 
O MEI precisa emitir apenas NF se o serviço for pra pessoa jurídica.

§ 1º O MEI fica dispensado da escrituração dos livros fiscais e contábeis, da Declaração Eletrônica de Serviços e da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), ressalvada a possibilidade de emissão facultativa disponibilizada pelo ente federado. ( Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 2º, inciso I e § 6º ; Art. 26, § 2º )

Alexandre

Alexandre

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Comercial
há 4 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2019 | 15:48

Obrigado Rafaela, Pelo que entendi, então o MEI ( uma doceria por exemplo) que atenda somente pessoas físicas não é obrigado a emitir nenhum documento fiscal, ele poderá emitir somente um comprovante(orçamento) de compra sem valor fiscal para entregar ao cliente para controle do mesmo.

Att.

Alexandre

ANGELO CARLOS CREMA

Angelo Carlos Crema

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 13 dezembro 2019 | 09:52

Bom dia!! 
Aproveitando o gancho do amigo estou com uma dúvida, na criação da MEI, quem puder ajudar agradeço.

Ao Criar  a MEI (já com os devidos registros na Junta comercial) , com o CNPJ criado, na base da Receita Federal já consta o registro da empresa. Agora minha dúvida:

1.) Após aprovada a viabilidade, no caso da MEI  tenho que seguir os passos

VIABILIDADE (ok)            DBE               REGISTRO       LICENCIAMENTO

TENHO que seguir essas fases ou posso ir direto para o LICENCIAMENTO ( viabilidade criada no código 999 - Regularização de Empresa)

Agradeço
A.CREMA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.