x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 6.101

Empresa individual x autonomo

SANDRO MACHADO DE OLIVEIRA

Sandro Machado de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Sócio(a) Proprietário
há 14 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 21:10

é o seguinte,

empresa individual é uma empresa que possue so 01 proprietário,

nosso escritorio aqui no RS funciona com um registro de profissional liberal na Prefeitura, o registro CEI na receita, e o registro de escritorio no CRC de nosso estado.

esperot ter ajudado
abraços

Não dê o peixe, e sim, ensine a pescar!
carla aparecida ferraz

Carla Aparecida Ferraz

Bronze DIVISÃO 4 , Autônomo(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 10:32

Oi

Estou com a mesma dúvida do Colega referente a escritório individual.

quero Trabalhar como profissional liberal, o registro no crc é feito como, e registra primeiro na prefeitura ou primeiro no crc/rs.?

Grata pela atenção

há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 10:45

cara colega Carla Aparecida,

se você não possue seu registro (a carteira) no CRC/RS, deve dirigir-se ao Conselho Regional mais proximo de você. lá eles te informam os procedimentos a serem adotados.

vale lembrar que apartir do dia 30/07, para registro do profissional no CRC será nescessário fazer um teste de suficiencia.

feito seu registro, deve apresenta-lo na prefeitura de onde será o escritório junto com a documentação solicitada pela mesma (varia de municipio para municipio), e registrar-se como profissional liberal.

tens também que registrar seu escritório autônomo no CRC, não estou lembrado, mas se não me engano para registra-lo nescessita apresentar no CRC o alvará da prefeitura.

espero ter ajudado.

se persistir a dúvida volte a postar.

abraços

há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 13:08

correto, tem prefeituras que exigem também o diploma do curso técnico ou bacharelado se for o caso.

autônomo, e mais especifico profissional liberal, digo "especifico", porque é um pouco diferente do autonomo cuja a profissão não é regulamentada.

pelomenos aqui na cidade de Portão o autônomo paga ISSQN fixo assim como o profissional liberal , porém o valor do ISSQN do prifissional liberal é superior.

abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade