Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.315

Empresa de investimentos

Stefano Cordeiro de Paula

Stefano Cordeiro de Paula

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 7 fevereiro 2020 | 20:25

Boa noite

Se algum colega puder me orientar, existe algum enquadramento para uma empresa que tenha a finalidade de investimento em Mercado Futuro (índice e dólar)? Pois o CNAE 6499-9/01 Clubes de investimento obriga a investir 51% em ações.
Caso exista essa alternativa, qual a tributação possível? Uma empresa do Simples Nacional pode investir e distribuir os dividendos entre os cotistas.

Atenciosamente

Stefano

Stefano Cordeiro
Contador
ContabCert Assessoria Contábil e Financeira
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2020 | 09:05

Bom dia Stefano.

Já fiz alguns estudos sobre este assunto e a resposta é não, não existe cnae para uma empresa que so queira investir dinheiro.

Existem como vc bem frisou, empresas que como clubes de investimento, onde vc terá que seguir normas especificas para o fazer os aportes.

No mais o que existem são empresas de assessoria, ou que são intermediários de negócios, ou ainda os fundos de investimento o que ao meu ver não entra no que vc precisa, pois estas atividades são de empresas que vão gerir o dinheiro de outras pessoas. Deve-se ter em mente que quando abrimos uma empresa, a sua finalidade é prestar serviços a outras empresas/pessoas e não para o sócio em especifico. Existem muitos investimentos que hoje em dia podem ser abertos por pessoas fisicas, que tem um tratamento mais leve no que se diz sobre a tributação. Exemplo: Fundos imobiliários.

A empresa que esta no Simples, pode ter investimentos em aplicações, mas serão tributados em separado por não fazerem parte da atividade fim da empresa.

Nisso vc pode abrir uma empresa comum, fazer seus investimentos mas tem que ter em mente que como não é prestação de serviços para outras pessoas/empresas, todo e qualquer rendimento proveniente será tributado em separado, pois não será proveniente da atividade fim da empresa.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Ewerton Schmidt

Ewerton Schmidt

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2020 | 17:57

Stefano Cordeiro de Paula, boa tarde.
Nosso amigo Paulo, foi preciso nas suas recomendações. Pautar todas as recomendações num único tira teima sempre passa algo.
No que tange a tributação, os ganhos financeiros, fora da atividade fim da empresa, é considerado ganho de capital, e tem tratamento diferenciado e apartado. 
Para abertura de clube de investimento, você precisará abrir uma empresa gestora de capital, poderá ser próprio ou de terceiro, salvo engano, com CNAEs diferentes. Tanto a gestora, tanto o clube de investimento é regulado pela CVM, com normas específicas, o clube será lucro real ou presumido, pois empresas que comandam e são comandadas por outra empresa, não podem ser do simples.

Espero ter ajudado.

Contador
Founder at Paralegalweb
Cel.:(21) 98240-6844
https://www.paralegalweb.com.br/
Stefano Cordeiro de Paula

Stefano Cordeiro de Paula

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2020 | 19:09

Obrigado Paulo e Ewerton

Foram muito esclarecedores e enfim vou conseguir orientar melhor os meus clientes...

Um abraço

Stefano

Stefano Cordeiro
Contador
ContabCert Assessoria Contábil e Financeira
Izabella Miranda
Suporte

Izabella Miranda

Suporte , Jornalista
há 2 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2021 | 10:52

Olá, pessoal! Como vai?
Nós do Portal Contábeis estamos preparando um novo programa para vocês, o Fecha a Conta, que será mensal e contará com participações de especialistas para debatermos alguns assuntos do meio contábil, empresarial e outros. Para isso acontecer, precisamos da sua ajuda!

Nosso próxima tema será sobre Investimentos, especialmente em como fazer a parte contábil e tributária dessa área. Quem quiser participar, poderá aparecer no Fecha a Conta e ter sua dúvida, comentário ou case discutido pelos especialistas.  Basta enviar neste tópico até o dia 11 de outubro o que quiser sobre o assunto.
Agradecemos a participação!

https://www.contabeis.com.br/forum/contabilidade/365528/fecha-a-conta-investimentos-participe-do-novo-programa-do-portal-contabeis/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.