Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 28

acessos 12.758

Sociedade Unipessoal

Renan Silvano Rio

Renan Silvano Rio

Ouro DIVISÃO 1
há 4 anos Sexta-Feira | 6 março 2020 | 13:26

Sandra Maria da Silva, Sim segue da mesma forma rsrsr, pois a receita ainda não tem um código especifico para a natureza e nem sei se um dia terá rs

CLOMAR ALFEU SAMPAIO PIRES

Clomar Alfeu Sampaio Pires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 março 2020 | 14:54

Boa tarde Colegas,
Tenho um cliente empresa LTDA, era com 02 sócios, agora em 2019 saiu um dos sócios, já foi homologado a alteração, preciso saber o procedimento para efetivar a empresa como sociedade unipessoal, devo informar alguma clausula específica em contrato social, favor transcrever.

Obrigado!

Atenciosamente,

Escritório Contábil
Clomar Pires
FELIPE BUENO

Felipe Bueno

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 4 anos Sexta-Feira | 6 março 2020 | 16:00

Clomar, boa tarde!

Estou usando essa cláusula:

CLÁUSULA: A partir desta data a Sociedade passará a ser uma SOCIEDADE LIMITADA UNIPESSOAL, considerando a disposição constante do Parágrafo Único do art. 1.052 do Código Civil e em obediência ao contido na Instrução Normativa DREI n. 63, de 11 de junho de 2019.

Walmir Araujo

Walmir Araujo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 23 julho 2020 | 17:27

Boa tarde! Pretendo transformar um Empresário Individual em SLU. Terei que fazer a transformação ou alteração na JUCERJA? Obrigado.

THAIZ

Thaiz

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2020 | 16:54

Boa tarde, estou fazendo uma abertura de uma empresa que vai ser unipessoal, qual o tipo jurídico utilizar? E como funciona a questão do nome? 



Desde já obrigada 

Vitoria

Vitoria

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Jurídico
há 3 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2020 | 17:07

Utilizar a natureza jurídica 206-2 Sociedade Empresaria Limitada.
A questão de nome, Busque na Junta Comercial do seu Estado, se existe alguma empresa utilizando a razão social que você deseja, caso não, você poderá utiliza e no final deve constar a sigla LTDA, e o nome deve ser conciliável com a atividade social da empresa. 

CLOMAR ALFEU SAMPAIO PIRES

Clomar Alfeu Sampaio Pires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2020 | 17:12

Thaiz, boa tarde, funciona exatamente o procedimento de uma LTDA, terá de validar o nome no sistema da Junta Comercial, assim que validar o nome ......ltda, seguirá o processo normalmente, não esqueça de informar no contrato social "resolve constituir a mesma considerandoa disposição constante do parágrafo único do art. 1.052 do Código
Civil (Incluídopela Lei nº 13.874, de 2019),emuma SOCIEDADELIMITADA UNIPESSOAL"

Atenciosamente,

Escritório Contábil
Clomar Pires
Marcelle

Marcelle

Bronze DIVISÃO 3, Assistente
há 3 anos Terça-Feira | 15 dezembro 2020 | 21:48

Boa noite, 
Estou fazendo uma transformação para sociedade simples ltda unipessoal onde o nome é ".... Médicos Associados Ltda". Por ter esse médicos associados no nome, eu preciso fazer alteração do nome empresarial já que vai ficar apenas um?

Obrigada!

CLOMAR ALFEU SAMPAIO PIRES

Clomar Alfeu Sampaio Pires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 08:37

Marcelle , Bom dia!
No seu caso, como vai transformar numa sociedade simples, sugiro alterar o nome empresarial, primeiramente solicitando viabilidade para a validação, no mais ficará uma LTDA unipessoal conforme : ..........resolveconstituiruma SOCIEDADELIMITADA UNIPESSOAL,considerando a disposição constante do parágrafo único do art.
1.052 do Código Civil (Incluídopela Lei nº 13.874, de 2019).

Atenciosamente,

Escritório Contábil
Clomar Pires
Marcelle

Marcelle

Bronze DIVISÃO 3, Assistente
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 09:33

Bom dia Clomar!

Ela já é uma sociedade simples, mas vai sair um sócio e eu vou transformá-la em uma sociedade simples unipessoal. O contrato já está pronto, mas eu estou com dúvida referente o nome. Vi que quando tem um nome de um dos sócios na razão social é necessário alterar, mas como não tem e está apenas "médicos associados" eu fiquei com essa dúvida!

CLOMAR ALFEU SAMPAIO PIRES

Clomar Alfeu Sampaio Pires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 10:32

Marcelle
Se é uma LTDA não deves entrar com transformação e sim uma simples alteração de contrato, não esqueça de informar uma clausula que evidencie a opção em unipessoal. 
" ..........resolveconstituiruma SOCIEDADELIMITADA UNIPESSOAL,considerando a disposição constante do parágrafo único do art.
1.052 do Código Civil (Incluídopela Lei nº 13.874, de 2019)."

Atenciosamente,

Escritório Contábil
Clomar Pires
CLOMAR ALFEU SAMPAIO PIRES

Clomar Alfeu Sampaio Pires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 15:36

Thaiz Thaiz, Boa tarde,
Nunca Transformei o MEi direto para LTDA, NAT JURIDICA 206-2 (no seu caso seria a LTDA Unipessoal) e sim já transformei em empresa Individual (NAT JURIDICA 213-5), PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO NORMAL;
Caso queira transformar  o MEI em LTDA UNIPESSOAL, terás de fazer 02 processos:
Primeiro o processo de transformação;
Segundo Registro de LTDA unipessoal;

Atenciosamente,

Escritório Contábil
Clomar Pires
CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 16:25

Boa tarde

Na semana passada conclui a transformação de MEI em LTDA UNIPESSOAL, foi aprovado contrato de transformação na Junta Comercial do Paraná., Receita Federal, Prefeitura.
Então Thaiz, acredito que também no seu Estado consiga fazer um único processo.
Apenas uma observação, aqui o meu cliente MEI não tinha alvará da época quando da constituição do MEI, tive mais dificuldades neste sentido em que primeiro tive que pedir um alvará como MEI ainda, e só depois com o alvará de MEI , comecei a fazer o processo de transformação na Junta Comercial do Paraná e depois foi dar sequencia no processo.

Veja o link abaixo , tem mais material para consulta :
www.contabeis.com.br

Cezar Silveira
CLOMAR ALFEU SAMPAIO PIRES

Clomar Alfeu Sampaio Pires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 16:38

Caros Colegas,
Quando se transforma uma empresa individual (213-5) em Ltda (206-2),  no meu estado são 02 processos, e acredito que como padrão JUNTA DIGITAL é 02 processos:
1) PROCESSO DA TRANSFORMAÇÃO DO EMPRESÁRIO, (RE)
2) PROCESSO DA LTDA (FCN)
Obviamente se alterar/criar/editar RE E FCN terás sempre 02 processos, não interessa o estado e sim no sistema da JUNTA DIGITAL

Atenciosamente,

Escritório Contábil
Clomar Pires
CLOMAR ALFEU SAMPAIO PIRES

Clomar Alfeu Sampaio Pires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 16:50

Thaiz, Certo, boa sorte, isto cabe a interpretações se é 02 ou 2 em 01, mas entendo por dois processos, inclusive aqui no RS temos de pagar 02 Taxas (Taxa de Empresário 213-5) e Taxa de LTDA 206-2,

Atenciosamente,

Escritório Contábil
Clomar Pires
Bernardo Oliveira Aires

Bernardo Oliveira Aires

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2020 | 14:28

Thaiz,

o primeiro passo é solicitar o desenquadramento SIMEI.
Quando do preenchimento do protocolo web, basta marcar o evento 046 - Transformação (evento para transformação com 1 Protocolo). Assim não precisaria de 2 processos.

Att.

Bernardo Aires

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.