x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 103

Abertura de Empresa

Gisele Aureliano Reatti

Gisele Aureliano Reatti

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 2 julho 2020 | 13:04

Amigos(as) Boa tarde

Uma cliente me procurou para fazer a abertura do CNPJ dela. 
Ela presta serviços de Engenharia para um escritório de Engenharia. Obs: era CLT porém o escritório fez a demissão e depois de 5 meses a chamou de volta, mas ela precisa ser PJ.
Já fiz algumas consultas e vi que o CNAE é o 7112/0/00 Serviços de Engenharia - e pode ser enquadrada no Simples Nacional Anexo V.
Sobre o tipo Jurídico conversei com a Cliente e apresentei o Empresário Individual, Sociedade Unipessoal e a Eireli.
Devido ao capital foi descartado a Eireli.

Fazendo algumas pesquisas, verifiquei que uma das opções é o EI. Gostaria de saber dos amigos(As), se esse tipo de empresa pode ser Empresário Individual ou é melhor abrir uma Sociedade Unipessoal?

E quais as particularidades desse tipo de serviço "Serviços de Engenharia"?

Agradeço a atenção 

Att
Gisele Reatti

Diego Oliveira Melo

Diego Oliveira Melo

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 3 anos Quinta-Feira | 2 julho 2020 | 15:02

Boa tarde Gisele, 

Não vejo diferença em abrir E.I. ou Sociedade Unipessoal, seria bom ver com a empresa pra qual ela prestará serviços se eles tem alguma preferencia. 
Serviços de Engenharia não tem muitas particularidades, exceto que a mesma pode ser Sociedade Simples ou Empresária (fica a critério dos responsáveis)  e que deverá ter a inscrição junto ao CREA-SP, lembrando que pra isso o sócio ou titular deverá ser Engenheiro com cadastro no CREA-SP para assumir a Responsabilidade Técnica dos serviços.

Obs.: atualmente não sei se o CREA-SP está aceitando inscrição de PJ que seja Empresário Individual, é bom confirmar com eles. 

Boa sorte. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.