x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 2.016

Capital social

A. Rodrigues

A. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 16 março 2010 | 16:45

Amigos;
Gostaria de saber se alguem sabe falar sobre possiveis vantagens e desvantagens de uma empresa ser constituida com capital social de R$250.000,00.
Grato
At.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
[email protected]
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 07:16

Bom dia Alessandro Rodrigues!

Estive olhando sua mensagem "Postada Quarta-Feira, 17 de março de 2010 às 22:21:13":

Amigos;
Alguem pode me ajudar?
Grato

Aconselho você a dar uma lida nas Regras do Fórum. Lá você verá que o Fórum Contábeis "É um espaço de discussão pública. No fórum geralmente é colocada uma questão, uma ponderação ou uma opinião que pode ser comentada por quem se interessar. Quem quiser pode ler as opiniões e pode acrescentar algo, se desejar (grifos meu)".

Para que alguém possa nos ajudar, é necessário que tenha, no mínimo, 03 requisitos: Tempo disponível, conhecimento sobre o assunto e ainda vontade em ajudar.

Desta forma, de nada adianta ficarmos postando "cobrança" pela ajuda e, isto também está definido nas Regras do Fórum:
"16 - O Fórum Contábeis NÃO é um serviço de consultoria gratuita, é um espaço para troca de informações e interação entre profissionais da área. Por isso não cobre a resposta da sua pergunta".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
A. Rodrigues

A. Rodrigues

há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 13:49

Caro moderador;
O ato ou efeito de cobrar denota pedir ou exigir cumprimento de alguma coisa prometida ou compromisso assumido.
Que eu saiba ninguem aqui prometeu ou assumiu compromisso de responder a pergunta em questão.
Minha intenção aqui foi somente lembrar aos amigos e companheiros, uma duvida postada que, provavelmente poderia não estar tão visivel como no principio quando postada.
Isso não é cobrança, uma vez que, com muita educação, fiz apenas uma pergunta e não exigi respostas de ninguem.
Um conceito pré concebido pode, em muito, trazer desarmonia nos relacionamentos pessoias, o que obviamente, não queremos de forma alguma.
Tenha uma boa tarde

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
[email protected]
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 15:27

Alessandro Rodrigues,

Veja aqui que Cobrar significa (dentre outros) "Receber ou tentar receber".
Você não exigiu a resposta de ninguém, mas "tentou receber" (de qualquer usuário do Fórum Contábeis que se disponha a isto) uma resposta para sua dúvida.
Pelo que vimos acima, tentar receber também é uma forma de cobrança. Isto é contra as Regras do Fórum.

Mas você (ou qualquer outro usuário do Fórum Contábeis) podem indagar:
Mas foi apenas uma pergunta com muita educação, para ver se alguém pode ajudar?
Mas, vejamos que até o momento, somente nesta sala de Registro de Empresas temos mais de 255 tópicos sem respostas.
Já imaginou se cada um resolvesse postar um aviso para "lembrar aos amigos e companheiros, uma duvida postada que, provavelmente poderia não estar tão visivel como no principio quando postada??
E imagine se fosse feito isto em todas as outras salas também??
Iríamos ter uma imensidão de mensagens que não traria ganho nenhum para a qualidade do conteúdo do Fórum Contábeis e, apenas sobrecarregaria o nosso Banco de Dados.

Para evitar isto é que, dentro das Regras do Fórum, temos a exigência que os usuários não cobrem por respostas, mesmo que de forma educada e gentil.
Temos sempre que aguardar que algum colega que tenha (pelo menos) tempo disponível, conhecimento sobre o assunto e ainda vontade em ajudar, apareça e responda nossa dúvida.

Lembrando que, nós moderadores, temos que tomar conta da organização do Fórum e cumprimento das Regras.
Exatamente por isso que eu postei a mensagem.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 15:43

Alessandro Rodrigues,

Agora, tentando ajudá-lo em sua dúvida, podemos enumerar aqui várias vantagens e desvantagens em se ter um capital social de R$ 250.000,00.
Mas não seria uma resposta com precisão, pois você não nos informou mais detalhes desta empresa.

Isto porque, imaginemos os seguintes exemplo:
Para uma empresa comercial (roupas) de micro e pequeno porte, R$ 250.000,00 é um capital social excelente e, podemos enumerar várias vantagens:
* A empresa poderá iniciar com excelente estoque de mercadorias para revenda,
* A empresa terá um capital de giro suficiente para manter suas operações,
* A empresa poderá investir em móveis de qualidade,
* Poderá fazer um bom cadastro em Bancos e Fornecedores,
Uma desvantagem é em relação ao Sócios desta empresa, que deverão ter este valor (R$ 250.000,00) declarado em seu IRPF.

Mas se esta mesma empresa for de médio e grande porte (grande rede de comércio de roupas), estes mesmos R$ 250.000,00 poderão não proporcionar os mesmos benefícios que proporcionam à empresa de micro e pequeno porte.

E ainda, se a atividade da empresa exigir um investimento maior, estes R$ 250.000,00 não trará nenhum benefício.
Digamos que a empresa é uma prestadora de serviços de colheita para produtores rurais. Cada colheitadeira custa em torno de (no mínimo) R$ 500.000,00.
Neste caso, apenas os R$ 250.000,00 não trará muitos benefícios para a empresa.

Desta forma, o valor ideal do capital social de uma empresa irá depender de vários fatores exclusivos de cada empresa.
O valor que é ideal para uma empresa, não será para outra.

Caso persistirem as dúvidas, volte a postar.

Visite o meu Facebook.
***CCB
A. Rodrigues

A. Rodrigues

há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 16:22

Prezado Wilson;
Mediante sua colocação, em especial quando diz "E imagine se fosse feito isto em todas as outras salas também??", quero lhe pedir desculpas pelo ocorrido.
Dessa forma estou interamente de acordo com sua colocação, pois, não havia analisado por esse ângulo.
Quanto a sua resposta ao tópico, agradeço-lhe imensamente, visto que me foi de grande serventia.
Havia me esquecido de que esse valor deveria ser declarado em IR.
Muito obrigado
Tenha uma boa tarde
At.

[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade