x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 170

Joseany

Joseany

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2020 | 10:38

Olá,

Estou com a seguinte duvida.

Há uns dias me convidaram para organizar a situação de uma Micro Empresa de Prestação de Serviços, e consequentemente a assumir a Contabilidade, visto que no próximo ano, irá solicitar o enquadramento SN.

Como posso proceder com isso, trabalhando como Autônomo, tenho a vantagem de fazer nas horas vagas. Se for viável atuar como Contadora Autônoma, quais encargos estarei sujeita ?

Porém compensaria mais eu abrir um CNPJ e trabalhar como Empresário Individual?

Tenho CRC e já trabalho de regime CLT na área contábil.

Desde já Agraço!

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2020 | 19:31

Boa noite Joseany,

Como autônoma, ao prestar serviços para Pessoa Jurídica, estará sujeita a retenção de 11% dos seus Honorários a título de Contribuição Previdenciária e a contratante, caso não seja optante pelo Simples nacional, ainda deverá recolher o percentual de 20% a título de Contribuição Previdenciária Patronal. Quanto ao recolhimento do ISS o correto é que você tenha Inscrição Municipal como autônomo e faça o recolhimento do ISS conforme normativa municipal (a maioria dos municípios trabalha atualmente com ISS em valor fixo para recolhimento por Pessoa Física).

É possível também constituir uma sociedade limitada unipessoal e prestar serviços como PJ, inclusive optando pelo Simples Nacional. 
Contudo, em sua postagem você comenta que já é funcionária na área contábil. É em algum escritório contábil? Se for te recomendo atentar para o que diz a CLT

“Art. 482 – Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador”:
“c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço”.
De qualquer forma é necessário que você pese os prós e os contras das duas opções e tome a decisão que melhor supra suas necessidades atuais. 

Eu não abriria uma PJ para atender a apenas um cliente, mas cada um é cada um . 

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador
Joseany

Joseany

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2021 | 11:05

Olá Edvaldo,

Primeiramente agradecer pelas dicas, e pela compreensão.

Na verdade trabalho em uma empresa (porém na área Contábil), não se trata de Escritório,

Me aconselha investir no caso? 

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies