x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 86

Joseany

Joseany

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2020 | 10:38

Olá,

Estou com a seguinte duvida.

Há uns dias me convidaram para organizar a situação de uma Micro Empresa de Prestação de Serviços, e consequentemente a assumir a Contabilidade, visto que no próximo ano, irá solicitar o enquadramento SN.

Como posso proceder com isso, trabalhando como Autônomo, tenho a vantagem de fazer nas horas vagas. Se for viável atuar como Contadora Autônoma, quais encargos estarei sujeita ?

Porém compensaria mais eu abrir um CNPJ e trabalhar como Empresário Individual?

Tenho CRC e já trabalho de regime CLT na área contábil.


Desde já Agraço!

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2020 | 19:31

Boa noite Joseany,

Como autônoma, ao prestar serviços para Pessoa Jurídica, estará sujeita a retenção de 11% dos seus Honorários a título de Contribuição Previdenciária e a contratante, caso não seja optante pelo Simples nacional, ainda deverá recolher o percentual de 20% a título de Contribuição Previdenciária Patronal. Quanto ao recolhimento do ISS o correto é que você tenha Inscrição Municipal como autônomo e faça o recolhimento do ISS conforme normativa municipal (a maioria dos municípios trabalha atualmente com ISS em valor fixo para recolhimento por Pessoa Física).

É possível também constituir uma sociedade limitada unipessoal e prestar serviços como PJ, inclusive optando pelo Simples Nacional. 
Contudo, em sua postagem você comenta que já é funcionária na área contábil. É em algum escritório contábil? Se for te recomendo atentar para o que diz a CLT: 

“Art. 482 – Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador”:
“c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço”.
De qualquer forma é necessário que você pese os prós e os contras das duas opções e tome a decisão que melhor supra suas necessidades atuais. 

Eu não abriria uma PJ para atender a apenas um cliente, mas cada um é cada um . 

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador
Joseany

Joseany

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2021 | 11:05

Olá Edvaldo,

Primeiramente agradecer pelas dicas, e pela compreensão.

Na verdade trabalho em uma empresa (porém na área Contábil), não se trata de Escritório,

Me aconselha investir no caso? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.