x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 697

Passo a Passo para abrir uma incorporação imobiliário de um condomínio

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2021 | 00:34

Oi, Franciele!

1º Passo: Fazer a CPL - Consulta Prévia de Busca de Local no site da prefeitura de seu município, por meio do IPTU e o objeto social;
2º passo; Pedido de Viabilidade na Junta Comercial ou RCPJ  de seu Estado, aqui sua empresa está noventa por cento (90%) legalizada.
3º Passo: Quando tiver tudo pronto no 2º Passo: por favor, retorne ao 1º Passo pague a Taxa de Licença e em seguida retire o Alvará de Licença Para Estabelecimento.

Franciele Ogliari

Franciele Ogliari

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2021 | 07:55

Bom dia José, obrigado pelas informações, já esclareceu boa parte de minhas duvidas, perante a Junta Comercial eu faço a abertura como se fosse uma empresa Ltda, faço o pedido de viabilidade como se fosse uma empresa normal, vai ter contrato social e CNPJ com a atividade de incorporação imobiliaria, posso abrir como SPE? Ela vai ter 14 sócios cada sócio será dono de uma unidade imobiliaria, no contrato social precisa conter os 14 socios, cada um com o valor correspondente de capital? Porque depois que as unidades estiverem prontas vai ser baixada o CNPJ e transferido para cada sócio a sua unidade pronta.

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2021 | 11:52

Ei, Franciele!

Sim, você está no caminho certo para iniciar a sua legalização e mãos a obra e não vejo problema em abrir como SPE's Sociedade de Propósito Específico, porque as SPEs são uma modalidade de negócios com um fim específico e prazo determinado, utilizadas em grandes projetos de engenharia, com ou sem participação do Estado. Geralmente utilizadas em obras onde haja investidores e a necessidade de um controle exclusivo. 
Disponho.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.