x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 181

Alterar contador responsável de uma empresa Inapta por omissão de declarações.

Piter Rodrigues de Matos Paula Galdiano

Piter Rodrigues de Matos Paula Galdiano

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 30 abril 2021 | 14:57

Boa tarde!

1. Tenho uma empresa em meu nome, sou Empresário Individual.
2. Essa empresa deixou de ser movimentada há alguns anos, sendo que não tenho mais contato com o contador responsável.
3. Recentemente me formei em ciências contábeis, e já tenho o CRC ativo.
4.. A Empresa está INAPTA devido Omissão de Declarações.
5. Estou regularizando a mesma para passar a movimentá-la novamente.

Minha dúvida:
Como eu faço para colocar eu mesmo como contador responsável pela empresa? Eu já tenho o CRC, tenho o certificado digital e-CPF com CEI vinculado, mas a empresa está inapta e não tem certificado digital, não consigo fazer procuração pelo e-cac. ...

Como posso fazer esse procedimento sem o certificado digital e a empresa estando inapta?

Atenciosamente,

Piter Galdiano.

Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 2 anos Sexta-Feira | 30 abril 2021 | 15:10

Boa tarde Piter,

Pelo fato de você ser o proprietário da empresa em questão você pode verificar as declarações pendentes, acessando o ECAC com seu certificado vá em "Alterar Perfil de acesso", coloque o CNPJ da empresa em questão no campo "Responsável legal do CNPJ perante a RFB" e clique em alterar, com isso você acessará o E-CAC da empresa em questão, podendo ver as declarações que levaram a Inaptidão, bem como se a mesma possuí débitos em aberto.

Faça a regularização da mesma, após isso verifique junto a Prefeitura e Estado (Caso a empresa possua inscrição estadual, deve-se verificar também se a mesma está ativa, e se as declarações estão em dia) para vincular você como contador,   com relação a RFB faça um DBE - Evento 232, o mesmo pode ser assinado e transmitido com seu E-CPF

Dep. Societário
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.