Francisco L. Borghi Nascimento
Bronze DIVISÃO 1 , Professor(a) UniversitárioOlá, pessoal!
Eu me deparei com uma situação "atípica", na qual procurei em vários lugares e não obtive solução...
Seguinte... há um certo tempo, alguns irmãos e a mãe pegaram uma área da família, constituiram uma empresa utilizando esta área como capital. Durante os anos, essas áreas foram loteadas e vendidas. Sobrou uma pequena parte desta terra, na qual ficaria dificil (senão impossível, contabilmente dizendo) de descrever em um contrato, visto que na integralização era UM terreno X com X metros quadrados e, após o loteamento e algumas vendas, restam-se vários terrenos Y com Y metros quadrados.
Pois bem... agora, a família quer reduzir o capital social por que o valor está excessivo em relação ao objeto da sociedade.
No contrato de constituição constam dados dos imóveis que não existem mais. Na alteração, no contrato, colocamos "Reduzir o capital de X para X/2". Na consolidação foi onde "ferrou tudo". Como ficaria o correto? "O capital social é de X/2 totalmente subscrito e integralizado em XXXXXXXXXX"
O que eu poderia colocar nesse XXXXX?
Na contabilidade ainda consta no estoque os terrenos Y citados acima.
Se eu não fui claro na pergunta, eu tento corrigir
Desde já, agradeço a oportunidade e o Fórum Contábeis!
Francisco