x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 1.357

Ajuda com ADM e CONT de Estudio de Tatuagem - Caso real com dados

Alyson de Oliveira

Alyson de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 2 anos Domingo | 6 fevereiro 2022 | 21:19

Olá pessoal, venho aqui pedir ajuda, instruções, recomendações, ideias e o que mais puder tirar das vossas cabeças.

Tenho um estudio de tatuagem, que anda meio mal das pernas, tem a tributação e enquadramento tudo errado.
Vou passar as infos completas de como funciona agora, e pedir algumas dicas de como melhorar; senta que lá vem historia:

Resolvi abrir o estudio em fevereiro de 2020 (sim, um mes antes dos lockdown), eu sou formado em ciencias contabeis, mas fui um pessimo aluno, nunca trabalhei na area, não sei nada, e não sou tatuador.

Abri com um socio que é tatuador. Eu coloquei o capital, ele entrou com o serviço e atendimento no dia a dia.
O lucro dele é não pagar comissão ao estudio pra tatuar, o meu é o que tiver de lucro dos outros tatuadores.
Cada tatuador paga 30% de comissão ao estudio sobre o valor da tatuagem.
O estudio fornece o local, maca, carrinho, estrutura, luvas, mascaras, plastico filme, e todos os descartaveis relacionados a tatuagem.

Até ai tudo bem, agora vamos a tudo o que está errado:
Abri um MEI que não comtempla Estudios de Tatuagem, apenas PROFISSIONAIS de Tatuagem pra não ter que pagar contador, afinal, é um negocio pouco lucrativo como vcs vão poder ver nos dados em anexo.
O contrato de aluguel foi feito no meu CPF, pois é residencial, é na região o residencial é a metade do comercial. Sendo assim, todas as contas de agua, luz internet também estão no meu cpf.
Temos uma maquina de cartão no CNPJ para receber quando os clientes querem parcelar.
Quando eles querem pagar a vista, pedimos pra pagar direto pro tatuador pra evitar passar dinheiro pela nossa conta sem necessidade e gerar tributações sem necessidade.
Todos os materiais que compramos não pedimos NF.
Unicas coisas certas:
Temos uma conta PJ. 
As despesas do estudio são controladas centavo a centavo.

Meu investimento inicial entre reformas, equipamentos, e estoque foi de:
R$9.100,00
por conta dos primeiros meses da pandemia, nenhum tatuador queria atender, tive que bancar os alugueis e despesas dos primeiros meses, ai foi mais:
R$8.900,00
Total Investido: R$18.000,00

Até hoje eu ainda não tirei 1 real dali, estou esperando juntar 20k pra tirar o investimento, isso deve acontecer até a metade deste ano de 2022, quando isso acontecer, se eu não conseguir melhorar a situação, vou tentar vender, até o momento juntei 16k.

Nos links a seguir tem as "DRE" de cada ano.
-DRE 2020 -DRE 2021 -DRE 2022 até agora

Olhando por esses demonstrativos parece tudo ok, apesar de pouco lucrativo.

Só que agora entra o principal problema, até 2021 tinhamos usado pouquissimo a maquina CNPJ,
de forma que não precisei pagar o IR relativo, unico imposto que paguei foram os 60 reais mensais do DAS do MEI.

Já em 2021 foi passado um total de R$48.000,00 nessa maquina, sendo que a receita do estudio em 2021 foi de R$39.000,00 e o lucro de R$11.000,00.
Ou seja a tendencia é passar cada vez mais valores na maquina, mas esses valores são transferidos para os tatuadores e ficamos com um lucro de 30% sobre eles.
Mas como essa maquina é um dedo duro, vou ter que pagar o IR relativo a ela no meu IRPF agora em 2022.

Então acho que meus questionamentos são:
Qual seria o enquadramento correto para um estudio de tatuagem? Ele não pode ser MEI certo?
Dentro deste enquadramento correto, o negocio é viavel? (Considerando o lucro bruto de 30% sobre as tatuagens e considerando os valores liquidos das DRE? )
Quanto a declaração anual do MEI, supostamente eu só posso colocar como despesa aquilo que foi emitido contra meu CNPJ, mas se eu colocar as despesas que anotei na minha DRE, mesmo que elas tenham sido contra meu CPF, vai dar problema? A receita checa as NFs de entrada do MEI? Pq se eu puder lançar as despesas conforme minha DRE, pelo menos o lucro liquido vai diminuir e vai diminuir bem o valor do IRPF a pagar.

O que eu me lembro que eu precisava perguntar é isso, mas estou aceitando qualquer critica, dica, e ideias quanto a esse 'empreendimento'.
Obrigado a todos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.