Iramaia Paulino
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalBom dia tenho uma empresa em Manaus empresario individual , possoa brir outra como empresario individual em São Paulo , perante o Cnpj , posso ter 2 empresas ou como como empresario individual...
respostas 14
acessos 10.849
Iramaia Paulino
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalBom dia tenho uma empresa em Manaus empresario individual , possoa brir outra como empresario individual em São Paulo , perante o Cnpj , posso ter 2 empresas ou como como empresario individual...
Anita Giarola de Godoi
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoNo cadastro de empresa individual há opção de enquadramento de ME.
porém, quando da impressão dos documentos para serem remetidos para a JUCESP, não consta o enquadramento. tão pouco é possível digitar a expressão ME na frente do nome.
quem souber me responder, agradeço muito. obrigada
Esther Luiza Willumsen Zandona
Prata DIVISÃO 5 , Administrador(a)Olá Iramaia,
Um empresario individual pode ser sócio de outra sociedade limitada. Porém quanto ter duas empresas individuais, recomendo entrar em contato com a Junta Comercial para tirar a dúvida, mas acredito que não seja possivel, tendo em vista que "O empresário individual nada mais é do que aquele que exerce em nome próprio atividade empresarial" e tem seus bens vinculados aos da empresa.
Atenciosamente,
Reinaldo Hassen Junior
Ouro DIVISÃO 1 , RepresentanteAnita, verifique na tela de impressão, logo no início, na janelinha estará escrito: tipo de processo.
Mude ali de constituição para enquadramento que abrirá suas opções!
Anita Giarola de Godoi
Prata DIVISÃO 1 , Não Informadoobrigada Reinaldo, vou tentar.
ãpenas como comentário, quer dizer que temos que realizar um processo de abertura de empresa e depois requerer um outro processo de enquadramento de empresa sem o NIRE, já que é uma constituição.
Apenas para constar também, quando você inicia um processo e não conclui, este já pode estar gravado na JUCESP, e o detalhe é que não dá para cancelar. confesso que está confuso este sistema. não acha? muito grata.
Reinaldo Hassen Junior
Ouro DIVISÃO 1 , RepresentanteAnita,
Quando você dá início a uma constituição de uma micro empresa na JUCESP ele gera dois processos: o de constituição e o de enquadramento com numeros diferentes.
E, você tem toda razão... Nunca ví programinha mais fraco, ineficaz e complicado que esse!!!
Antonio Ramos Bezerra Neto
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoBom dia, gostaria de saber se o empresario individual que não possua empregados tem algum tipo de obrigação com o fgts
Nelson Antonio Rodrigues
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeAntonio,
de Certa forma sim, mas nao como recolhimento, mas sim com informacao, pois toda empresa deve transmitir a GFIP mensalmente, seja ela c/ funcionario ou nao,
No caso de nao haver funcionario, voce entrega mensalmente a GFIP com a modalidade 1 Declaracao para o FGTS e INSS, informando apenas a retirada de prolabore do socio e se tiver os pagamento efetuado a autonomo, assim voce informa a Caixa Economica que a empresa nao possui empregados, como tambem obrigacao de recolher o FGTS.
Ate mais
Antonio Ramos Bezerra Neto
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoObrigado , nelson, pela atenção.
Aline
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa Tarde!
Se alguém puder me ajudar.
Uma cliente minha tem uma empresa individual em Santa Catarina, a baixa dessa empresa foi iniciada nessa semana (somente na Junta e Receita Federal, nos demais órgãos já está baixada).
Porém, agora ela quer abrir uma nova empresa individual no Rio Grande do Sul.
Como comentado nas respostas anteriores ela não tem como ter duas firmas individuais abertas. Nesse caso, pra poder abrir a segunda empresa, tem que esperar a Baixa definitiva em todos os órgãos federais de Santa Catarina.
Ou a partir do momento que foi baixado na Junta (que é mais rápido), já posso abrir essa outra empresa individual??
No Aguardo.
Obrigada
Mauricio Martinez Rodrigues Eiras
Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a) EmpresasOlá Aline,
Para uma nova abertura como empresário individual, terá que esperar a baixa em todos os órgãos. Você pode dar inicio ao pedido de viabilidade, na prefeitura do rio gde do sul. Mas verifique, pois geralmente a certidão tem um prazo de validade.
abrçs.
Queops de Souza Martins
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista InformáticaBoa tarde Amigos,
Falei em outro topico e novamente estou muito satisfeito com a tecnologia que hoje temos.
O site http://www.enviararquivo.com.br novemente tirando do sufoco para enivar arquivos grandes, mas dessa vez foi um arquivo de 1gb.
Washington Luiz Ramos Cruz
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde caros amigos!
Só para complementar na abertura de ME não pode adicionar o ME no contrato e sim da entrada junto com o contrato com uma declaração solicitando o ME.
E para abertura de empresa invidual é necessario dá baixa na empresa anterior em todos os orgãos, mais vc pode da entrada na Junta primeiro e depois nos outros orgões quando for dada a devida baixa da primeira empresa.
Espero ter contribuido abraços Washington.
Vanildo de Souza
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde a todos!
Pessoal por favor, um amigo tem uma sociedade e também já possui uma empresa individual, o seu sócio desta primeira empresa esta saindo do contrato e o prazo de 180 dias esta correndo, ele não tem outra pessoa de confiança para o cargo de sócio e quer transformar isso em empresario individual também é possível?
Uma vez que ele já possui um cnpj como empresario individual...
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Vanildo de Souza
Não, um cidadão pode apenas ter uma empresa individual em seu nome.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade