x
2010-07-21T13:41:00-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 69.302

MEI área de informática manutenção de micros

há 10 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 13:40

Olá

Gostaria de abrir uma empresa MEI, para atuar com :

1- Manutenção de micros
2-Cursos de informática em estabelecimento de terceiros
3- Venda de hardware
4- Redes de computadores

No meu endereço domiciliar é possível, qual código /Natureza MEI deveria utilizar.

há 10 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 14:23

Olá Jessé,

Primeiramente, cabe informá-lo que para registrar todas as atividades desejadas no cadastro do MEI, estas devem está relacionadas na lista de atividades permitidas na Resolução CGSN nº 67 de 16/09/2009 que trata dos códigos previstos na CNAE permitidos para opção pelo SIMEI. clique aqui

Fiz uma pesquisa e encontrei os códigos para as 3 primeiras atividades listadas por você, e você vai encontrá-las no portal do microempreendedor individual conforme a descrição abaixo transcrita:

1- Técnico de manutenção de computador (9511-8/00)
2- Instrutor de Informática (8599-6/03)
3- Comerciante de equiptºs e suprimentos de informatica(4751-2/00)
4- Para a atividade de Redes de computadores não localizei no Anexo Único da referida Resolução 67/2009. Por favor, fazer uma pesquisa completa na listagem de atividades para ver se localiza, esta é ordenada por ordem alfabética das atividades do MEI.

Quanto a informação, se é permitido abrir no seu endereço domiciliar você deverá procurar a Prefeitura da sua cidade antes de fazer o cadastro do MEI na Internet para solicitar Busca Prévia de Endereço. Porque isso varia.

Outra sugestão é que procure o Sebrae mais próximo para maiores informações, se persistir alguma dúvida. ok!

Espero tê-lo ajudado de alguma forma.

att,

Keila

Keil@Rejane
há 10 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 21:35

Olá!

Veja se entendi, posso ter estes códigos num mesmo CNPJ:

E sendo MEI.

Grato

há 10 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 23:36

Sim, é isso mesmo, cada atividade tem seu código de atividades economicas (CNAE) próprias.

Para o MEI pode ser cadastrado 1 atividade principal e até 15 ativ. secundárias.

porém, é importante que uma atividade esteja relacionada com outra, ou seja, tem q fazer parte do mesmo negócio. Como é o caso das atividades que você está buscando informações. .

Você pode explicar melhor o que significa a atividade nr. 4- Rede de Computadores? Talvez eu possa localizar como atividade permitida ao ingresso no Simples do MEI - SIMEI

Keil@Rejane
há 10 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 14:07

Olá!

Obrigado pelas orientações. Quero funcionar em fundo de quintal com as modalidades abaixo:

4-Proprietário de sala de acesso à Internet (82.99-7/07) Serviços de acesso à Internet mediante utilização de computadores - Salas de acesso à internet
5-Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação(47.52-1/00)Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação - Comerciante de equipamentos de telefonia e comunicação

Com relação a rede de computadores ( Dois ou mais micros compartilhando recursos e periféricos não encontrei nada...

Grato

há 10 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 17:08

Tenho uma dúvida, nao achei aqui no forum, estou abrindo empresa para alguns prestadores de servico, eles ministram treinamentos de informatica, estamos abrindo no Simples, mas alguns estao questionando a abertura no MEI, é possivel, tendo em vista que eles prestam servicos para esta empresa.

Pelo que li, o Mei, nao seria apenas para prestação de serviços no endereço sede da empresa, ou para ambulantes, motoboy, etc??

Me ajudem por gentileza.

há 10 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 17:36

Oi Everton

Não está bem esclarecido como é prestação de serviços desses prestadores. Caso prestem serviços na área de treinamento de informática, exclusivamente para a mesma empresa, e sendo esta empresa do ramo de atividade de ministração de cursos de informáticas. Tais pessoas, são caracterizadas como empregados, devendo ter sua carteira de trabalho anotada conforme C.L.T.

Entretanto, se a empresa tem atividade empresarial distinta, por exemplo, se for uma Industria de Automoveis que está contratando o treinamento de informatica para seus funcionários, nesse caso, esses treinadores são autônomos e como tal podem oferecer seus serviços como pessoa física ou se preferirem, podem também fazer o Cadastro do MEI.

Atenção para não contratar pessoal e descaracteriza-lo da condição de empregado para autônomo, pois pode ter problemas com justiça trabalhista futuramente.

Sugiro procurar o SEBRAE mais próximo para melhores informações acerca do assunto.

Ou ainda, que poste aqui no Fórum novamente, com maiores esclarecimentos da sua dúvida. ok!

Editada para:
Quanto a informação se o MEI pode prestar serviço para outra empresa, pode sim, ele vai até o local da prestação de serviço executa o trabalho e retorna ao seu endereço, aguardando novo chamado dessa ou de qualquer outra empresa que o contrate ao longo do dia ou semana. O que não pode é essa pessoa trabalhar exclusivamente para uma empresa, porque isso caracteriza relação de trabalho empregatício, devendo ter sua CTPS anotada.
abs,

Keila Rejane

Keil@Rejane
há 10 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 19:39

Olá Everton, eu entendi assim devido ao trecho abaixo da sua postagem inicial:

é possivel, tendo em vista que eles prestam servicos para esta empresa.

Isso leva a entender que você trabalha na empresa em que está providenciando o registro do MEI dos prestadores de serviços da mesma empresa. Por isso, recomendei que tomasse cuidado com o desvio da característica do MEI. As empresas não podem trocar pessoas do seu quadro de pessoal por MEI´s. Compreende?

Como já afirmou que não trabalham para uma única empresa. E se de fato são microempreendedores individuais. Há que se observar duas coisas, inicialmente, se a atividade desenvolvida está na listagem da Resolução 67/2009, ou seja, é uma atividade permitida à opção do SIMEI e também o faturamento anual NÃO pode ultrapassar 36.000 reais/ano, ou seja, uma média mensal de 3.000 reais/mensais.

obs: Na minha postagem de 21/07/2010 coloquei o código de CNAE para instrutores de informática, se esse for o seu caso, verifica lá. ok!

Espero tê-lo contribuido de alguma forma.

abs,

Keila

Keil@Rejane
há 10 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 10:24

Muito obrigado Keila, seu comentário foi de grande valia.

Tenho mais duas dúvidas, pelo que li, para se abrir empresa no Mei, o profissional não pode participar como socio de nenhuma outra empresa, minha interpretação esta certa ou errada, neste caso.

Outra coisa, no nome empresarial da empresa, aparece a sigla Mei, ou apenas Me, como no Simples? Como e onde posso pesquisar se a empresa é cadastrada como Mei ou simples pelo Cnpj.

há 10 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 15:17

Olá Everton,

O MEI NÃO pode ser sócio cotista de empresa limitada.

Porém, pode ser titular de Empres Individual e pode optar pelo SIMEI, desde que, no ano calendário anterior o Faturamento Bruto não tenha ultrapassado 36.000 reais anuais. E a opção somente será possível no mês de janeiro de cada ano para as empresas já constituídas.

Quanto ao Nome Empresarial, no caso do MEI é automático, será o nome completo sem abreviações seguido do nr. do CPF, nada mais além disso.

Consultar Optantes pelo Simples Nacional (ME/EPP) e pelo SIMEI (MEI) diretamente no portal do simples: clique aqui

att,

Keila

Keil@Rejane
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.