x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 72.555

MEI área de informática manutenção de micros

Jessé Rezende dos Santos

Jessé Rezende dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Professor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 13:40

Olá

Gostaria de abrir uma empresa MEI, para atuar com :

1- Manutenção de micros
2-Cursos de informática em estabelecimento de terceiros
3- Venda de hardware
4- Redes de computadores

No meu endereço domiciliar é possível, qual código /Natureza MEI deveria utilizar.

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 14:23

Olá Jessé,

Primeiramente, cabe informá-lo que para registrar todas as atividades desejadas no cadastro do MEI, estas devem está relacionadas na lista de atividades permitidas na Resolução CGSN nº 67 de 16/09/2009 que trata dos códigos previstos na CNAE permitidos para opção pelo SIMEI. clique aqui

Fiz uma pesquisa e encontrei os códigos para as 3 primeiras atividades listadas por você, e você vai encontrá-las no portal do microempreendedor individual conforme a descrição abaixo transcrita:

1- Técnico de manutenção de computador (9511-8/00)
2- Instrutor de Informática (8599-6/03)
3- Comerciante de equiptºs e suprimentos de informatica(4751-2/00)
4- Para a atividade de Redes de computadores não localizei no Anexo Único da referida Resolução 67/2009. Por favor, fazer uma pesquisa completa na listagem de atividades para ver se localiza, esta é ordenada por ordem alfabética das atividades do MEI.

Quanto a informação, se é permitido abrir no seu endereço domiciliar você deverá procurar a Prefeitura da sua cidade antes de fazer o cadastro do MEI na Internet para solicitar Busca Prévia de Endereço. Porque isso varia.

Outra sugestão é que procure o Sebrae mais próximo para maiores informações, se persistir alguma dúvida. ok!

Espero tê-lo ajudado de alguma forma.


att,

Keila

Keil@Rejane
Jessé Rezende dos Santos

Jessé Rezende dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Professor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 21:35

Olá!

Veja se entendi, posso ter estes códigos num mesmo CNPJ:
1- Técnico de manutenção de computador (9511-8/00)
2- Instrutor de Informática (8599-6/03)
3- Comerciante de equiptºs e suprimentos de informatica(4751-2/00)

E sendo MEI.


Grato

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 23:36

Sim, é isso mesmo, cada atividade tem seu código de atividades economicas (CNAE) próprias.

Para o MEI pode ser cadastrado 1 atividade principal e até 15 ativ. secundárias.

porém, é importante que uma atividade esteja relacionada com outra, ou seja, tem q fazer parte do mesmo negócio. Como é o caso das atividades que você está buscando informações. .

Você pode explicar melhor o que significa a atividade nr. 4- Rede de Computadores? Talvez eu possa localizar como atividade permitida ao ingresso no Simples do MEI - SIMEI

Keil@Rejane
Jessé Rezende dos Santos

Jessé Rezende dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Professor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 14:07


Olá!

Obrigado pelas orientações. Quero funcionar em fundo de quintal com as modalidades abaixo:

1- Técnico de manutenção de computador (9511-8/00)
2- Instrutor de Informática (8599-6/03)
3- Comerciante de equiptºs e suprimentos de informatica(4751-2/00)
4-Proprietário de sala de acesso à Internet (82.99-7/07) Serviços de acesso à Internet mediante utilização de computadores - Salas de acesso à internet
5-Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação(47.52-1/00)Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação - Comerciante de equipamentos de telefonia e comunicação


Com relação a rede de computadores ( Dois ou mais micros compartilhando recursos e periféricos não encontrei nada...

Grato

Everton Brito

Everton Brito

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Negócios
há 13 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 17:08

Tenho uma dúvida, nao achei aqui no forum, estou abrindo empresa para alguns prestadores de servico, eles ministram treinamentos de informatica, estamos abrindo no Simples, mas alguns estao questionando a abertura no MEI, é possivel, tendo em vista que eles prestam servicos para esta empresa.

Pelo que li, o Mei, nao seria apenas para prestação de serviços no endereço sede da empresa, ou para ambulantes, motoboy, etc??

Me ajudem por gentileza.

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 17:36

Oi Everton

Não está bem esclarecido como é prestação de serviços desses prestadores. Caso prestem serviços na área de treinamento de informática, exclusivamente para a mesma empresa, e sendo esta empresa do ramo de atividade de ministração de cursos de informáticas. Tais pessoas, são caracterizadas como empregados, devendo ter sua carteira de trabalho anotada conforme C.L.T.

Entretanto, se a empresa tem atividade empresarial distinta, por exemplo, se for uma Industria de Automoveis que está contratando o treinamento de informatica para seus funcionários, nesse caso, esses treinadores são autônomos e como tal podem oferecer seus serviços como pessoa física ou se preferirem, podem também fazer o Cadastro do MEI.

Atenção para não contratar pessoal e descaracteriza-lo da condição de empregado para autônomo, pois pode ter problemas com justiça trabalhista futuramente.

Sugiro procurar o SEBRAE mais próximo para melhores informações acerca do assunto.

Ou ainda, que poste aqui no Fórum novamente, com maiores esclarecimentos da sua dúvida. ok!

Editada para:
Quanto a informação se o MEI pode prestar serviço para outra empresa, pode sim, ele vai até o local da prestação de serviço executa o trabalho e retorna ao seu endereço, aguardando novo chamado dessa ou de qualquer outra empresa que o contrate ao longo do dia ou semana. O que não pode é essa pessoa trabalhar exclusivamente para uma empresa, porque isso caracteriza relação de trabalho empregatício, devendo ter sua CTPS anotada.
abs,

Keila Rejane

Keil@Rejane
KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 19:39

Olá Everton, eu entendi assim devido ao trecho abaixo da sua postagem inicial:

é possivel, tendo em vista que eles prestam servicos para esta empresa.


Isso leva a entender que você trabalha na empresa em que está providenciando o registro do MEI dos prestadores de serviços da mesma empresa. Por isso, recomendei que tomasse cuidado com o desvio da característica do MEI. As empresas não podem trocar pessoas do seu quadro de pessoal por MEI´s. Compreende?

Como já afirmou que não trabalham para uma única empresa. E se de fato são microempreendedores individuais. Há que se observar duas coisas, inicialmente, se a atividade desenvolvida está na listagem da Resolução 67/2009, ou seja, é uma atividade permitida à opção do SIMEI e também o faturamento anual NÃO pode ultrapassar 36.000 reais/ano, ou seja, uma média mensal de 3.000 reais/mensais.

obs: Na minha postagem de 21/07/2010 coloquei o código de CNAE para instrutores de informática, se esse for o seu caso, verifica lá. ok!

Espero tê-lo contribuido de alguma forma.

abs,

Keila

Keil@Rejane
Everton Brito

Everton Brito

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Negócios
há 13 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 10:24

Muito obrigado Keila, seu comentário foi de grande valia.

Tenho mais duas dúvidas, pelo que li, para se abrir empresa no Mei, o profissional não pode participar como socio de nenhuma outra empresa, minha interpretação esta certa ou errada, neste caso.

Outra coisa, no nome empresarial da empresa, aparece a sigla Mei, ou apenas Me, como no Simples? Como e onde posso pesquisar se a empresa é cadastrada como Mei ou simples pelo Cnpj.

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 15:17

Olá Everton,

O MEI NÃO pode ser sócio cotista de empresa limitada.

Porém, pode ser titular de Empres Individual e pode optar pelo SIMEI, desde que, no ano calendário anterior o Faturamento Bruto não tenha ultrapassado 36.000 reais anuais. E a opção somente será possível no mês de janeiro de cada ano para as empresas já constituídas.

Quanto ao Nome Empresarial, no caso do MEI é automático, será o nome completo sem abreviações seguido do nr. do CPF, nada mais além disso.

Consultar Optantes pelo Simples Nacional (ME/EPP) e pelo SIMEI (MEI) diretamente no portal do simples: clique aqui

att,

Keila

Keil@Rejane

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.