Cláudia Kiyomi Ohira
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente AdministrativoSou estudante de Técnico em Contabilidade e, no momento, estamos desenvolvendo o nosso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que é a abertura de uma chocolateria, na cidade de Campinas.
Nossa empresa produzirá chocolates artesanais. Funcionará no estilo de uma padaria ou confeitaria, com uma loja na frente e uma pequena fábrica nos fundos. Nosso público-alvo é o consumidor final: clientes que consomem por unidade ou encomenda para festas, lembracinhas, etc.
Venderemos somente produtos de fabricação própria: trufas, bombons, etc.
Estamos montando um passo a passo para a abertura dessa empresa. Alguém poderia me ajudar?
Já descrevi os seguintes passos:
1) Tipo societário: somos uma sociedade limitada.
2) Porte da empresa: somos uma EPP, pois nosso faturamento médio será de 60 mil mensais, perfazendo um total de 720 mil no ano.
3) Nome da empresa:
3.1) Pesquisa na JUCESP;
3.2) Pesquisa no INPI;
3.3) Razão social: Rodrigues e Ohira Indústria e Comércio de Trufas LTDA - EPP;
4) Contrato de locação comercial;
5) Contrato social
6) Registro na JUCESP;
7) Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). DÚVIDA: na apostila do SEBRAE há a informação de que no ato de cadastro no CNPJ, devido ao convênio com a Previdência Social e Governo do Estado de São Paulo, é possível já se fazer o registro de Inscrição Estadual e do INSS concomitantemente. Essa informação é verdadeira?
8) Inscrição Estadual (tem mesmo que fazer separadamente ou é concomitante?)
9) Inscrição no INSS (tem mesmo que fazer separadamente ou é concomitante?)
10) Alvará de funcionamento.
11) Enquadramento tributário: SIMPLES - ANEXO II, alíquota 4,5%
O que mais precisamos fazer?
12) Registro no sindicato patronal da categoria.
Em relação à nota fiscal. Como proceder? O que é DIC? AIDF? Cupom fiscal? Nota Fiscal Paulista? DANFE/XML?
Socoooooorro! Confesso que estou "perdidinha".... desde já agradeço muito se alguém puder me ajudar.
Quem se habilita???