Leônidas Henrique Fernandes Costa
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Pessoal, boa noite. Estou iniciando meus trabalhos como contador e peguei um caso complexo pra mim, pela falta de experiência.
O cliente era MEI e juntamente com o contador solicitaram o desenquadramento para ME (mas permanecendo no Simples Nacional) por entender que atingiria o limite de faturamento. Após mudar de MEI para ME, o contador anterior não fez mais nada para o cliente, ficando as DAS desde a mudança até a presente data sem estarem gerados. Não foi sequer feita a solicitação de acesso na sefaz, estando com status "habilitado com restrição" e, por consequência, o cliente não estava gerando notas, mas, em contrapartida, comprava produtos (empresa de comércio) e os vendia. Hoje há um comunicado por omissão de declarações de DAS e DEFIS. O cliente informou que o contador quando perguntado informava que estava tudo nos conformes e ele acreditava por não entender, mas infelizmente não tava. O objetivo não é julgar a atitude do profissional e sim garantir que o cliente consiga se regularizar e seguir com sua empresa.
Aí vem a questão, por onde começar? E quais soluções que podem ser menos onerosas para ele diante desse cenário?