x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 542

Desenquadramento MEI

Iara Marina

Iara Marina

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 15 semanas Terça-Feira | 18 novembro 2025 | 19:14

Pessoal, uma dúvida aqui.
Alguém já pegou um caso em que o MEI ultrapassou o limite dentro dos 20%, foi desenquadrado automaticamente em janeiro do ano seguinte, e depois tentou reenquadrar o mesmo CNPJ como MEI Caminhoneiro?
Queria saber se o sistema permite esse reenquadramento ou se realmente só funciona dando baixa e abrindo um novo MEI Caminhoneiro.
Se alguém já passou por isso, agradeço qualquer orientação.

MANOEL MESSIAS BOMFIM RAMOS

Manoel Messias Bomfim Ramos

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 7 semanas Quinta-Feira | 15 janeiro 2026 | 12:16

Bom dia, aproveitando a pergunta da colega:

Alguém sabe se o desenquadramento do MEI por débitos em dívida ativa, fazendo a regularização dos débitos, precisa apenas fazer o pedido de opção novamente ou precisa fazer também o processo administrativo na Junta Comercial para transformação em ME mantendo como Empresário Individual e posteriormente fazer o pedido de opção??

Se alguém souber, agradeço a informação!

Daniel Godoy de Lima

Daniel Godoy de Lima

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 semanas Segunda-Feira | 19 janeiro 2026 | 23:10

Olá, Manoel. Boa noite. Estes dias tive o mesmo questionamento, pois havia um cliiente nesta situação; com o parcelamento da dívida ativa e posterior pagamento da primeira parcela, obtive o reenquadramento no simples.

Aproveito o tópico para consulta aos amigos mais experientes. Estou precisando de um auxílio para escrituração formal de MEI caminhoneiro. A finalidade é a distribuição de lucros  para o não pagamento do IRPF. Prestam esse serviço? Em caso afirmativo, podem detalhar como é este processo?

Roseli Oliveira Diegues

Roseli Oliveira Diegues

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 4 semanas Quarta-Feira | 4 fevereiro 2026 | 23:44

Pessoal, boa noite!

Alguém sabe informar se, quando um MEI desenquadrada por divida ativa, e o cliente não teve tempo hábil para efetuar os pagamentos ate o dia 31/01/2026 e, por assim, não conseguiu, solicitar o enquadramento do MEI, este CNPJ sai automaticamente do Simples Nacional?
Minha dúvida se vamos ter que efetuar as declarações de CNPJ Ativo como se fosse uma empresa comum (como um lucro presumido). Se alguém puder tirar essa dúvida eu agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade