x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 786

Fechamento de empresa c/Divida

Washington Vieira de Jesus

Washington Vieira de Jesus

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2010 | 15:32

Olá pessoal. Gostaria de uma solução para seguinte problema: Tenho amigo que esta com duas empresa abertas sendo uma no nome dele (EmpresaA) e outra no nome de parente (EmpresaB). O que acontece desde do ano de 2008 ele não movimenta a empresaA, mas tem imposto atrasado, não esta no simples, tem funcionário registrado até hoje e trabalhando na empresaB, sem saber disso. Deve para fornecedores (alguns ele esta pagando com o dinheiro da EmpresaB). Ambas as empresas estão no mesmo endereço, o registro.
Queria saber se é possível fechar a empresaA nesse estado (pelo que andei lendo não é possível), ou declarar falencia na primeira empresa, se existe algum meio de suspender a empresa para não gerar problemas para empresaB.

A empresaB, segundo o meu amigo, não tem nota de entrada só de saída e TB nunca pagou imposto, (pagou um pouco de FGTS hoje por causa da fiscalização), mas inss - recolheu do funcionário, mas não pagou nem um.
Abertura da EmpresaB out/2009.
Desde já agradeço atenção e ajuda.

CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2010 | 21:14

Você para solucionar esse imbróglio tem que observar:

1 - Fraude contra credores (fornecedores) é crime!
2 - Baixa com dívidas tributárias é possível,d esde que o sócio assuma os encargos;
3 - A existência de um funcionário trabalhando em B sendo de A, outro problema! Rescinda o contrato e se for o caso registre-o corretamente.
4 - Pagar dívidas de A com rendas de B, é possível, ams tem que existir um mútuo para balizar tal procedimento, caso contrário, outro problema.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade