Esio V. Marques
Bronze DIVISÃO 1 , Médico(a)Sou profissional liberal, médico. Trabalho cerca de dez horas por dia, e toda a minha renda é proveniente do meu trabalho como médico.
Como a maioria dos meus colegas de profissão, considero que minha educação contábil é medíocre, e percebo que estou pagando caro por isso. Este ano paguei uma enormidade de imposto retido na fonte, e ainda tive que desembolsar mais 6 salgadas parcelas para pagar o saldo devedor com o fisco.
Este tópico é "um pedido de socorro". Meu objetivo final é, obviamente, pagar menos impostos no exercício de minha profissão, porém sem correr o risco de sonegação ou ilegalidade.
Vou tentar ser o mais realista possivel e detalhar minha situação.
Minha realidade profissional - Despesas e Receitas
Atendo pela manhã em meu consultório particular. Não tenho sócios ou alguém para dividir as despesas.
Para trabalhar, pago todos os meses: - Aluguel, condominio, secretária (salario, encargos, vale-transporte), telefone, agua, luz, material de manutenção e consumo. Tenho algumas despesas extraordinárias eventuais, como contribuições sindicais, entidades de classe, etc.
A tarde, realizo os procedimentos cirurgicos em hospitais, dos quais não sou contratado. Todos os procedimentos realizados já são previamente autorizados e custeados pelos convênios. Meus honorários são pagos diretamente a mim, portanto não tenho despesas ou vínculos no exercício da minha profissão quando no hospital.
Meus proventos vêm basicamente de 4 fontes: (valores ficticios)
Convenio A: R$ 8000,00. Corresponde a 75% do meu movimento.
Convenio B: R$ 2000,00
Convenio C: R$ 1000,00
Particulares: variável
Todos os rendimentos provenientes de convênios são pagos já com retenção de IR na fonte.
O Convênio A retém o valor do teto máximo da contribuição ao INSS. Os outros convênios não o fazem após solicitação.
Os proventos particulares são uma parcela mínima da minha receita, e são contabilizados sempre que há a emissão de "recibo" pelos serviços.