Esio V. Marques
Bronze DIVISÃO 1 , Médico(a)Sou profissional liberal, médico. Trabalho cerca de dez horas por dia, e toda a minha renda é proveniente do meu trabalho como médico.
Como a maioria dos meus colegas de profissão, considero que minha educação contábil é medíocre, e percebo que estou pagando caro por isso. Este ano paguei uma enormidade de imposto retido na fonte, e ainda tive que desembolsar mais 6 salgadas parcelas para pagar o saldo devedor com o fisco.
Este tópico é "um pedido de socorro". Meu objetivo final é, obviamente, pagar menos impostos no exercício de minha profissão, porém sem correr o risco de sonegação ou ilegalidade.
Vou tentar ser o mais realista possivel e detalhar minha situação.
Minha realidade profissional - Despesas e Receitas
Atendo pela manhã em meu consultório particular. Não tenho sócios ou alguém para dividir as despesas.
Para trabalhar, pago todos os meses: - Aluguel, condominio, secretária (salario, encargos, vale-transporte), telefone, agua, luz, material de manutenção e consumo. Tenho algumas despesas extraordinárias eventuais, como contribuições sindicais, entidades de classe, etc.
A tarde, realizo os procedimentos cirurgicos em hospitais, dos quais não sou contratado. Todos os procedimentos realizados já são previamente autorizados e custeados pelos convênios. Meus honorários são pagos diretamente a mim, portanto não tenho despesas ou vínculos no exercício da minha profissão quando no hospital.
Meus proventos vêm basicamente de 4 fontes: (valores ficticios)
Convenio A: R$ 8000,00. Corresponde a 75% do meu movimento.
Convenio B: R$ 2000,00
Convenio C: R$ 1000,00
Particulares: variável
Todos os rendimentos provenientes de convênios são pagos já com retenção de IR na fonte.
O Convênio A retém o valor do teto máximo da contribuição ao INSS. Os outros convênios não o fazem após solicitação.
Os proventos particulares são uma parcela mínima da minha receita, e são contabilizados sempre que há a emissão de "recibo" pelos serviços.
Tenho 3 dependentes (esposa e dois filhos pequenos), mínimas despesas médicas e odontológicas (apenas a mensalidade dos planos de sáude e eventuais utilizações).
Minha realidade contábil
Muitos de vocês vão responder "Meu caro, você precisa de um contador". Concordo, e já estou no terceiro profissional, buscando alguém que realmente se interesse pela minha situação.
Nos últimos 5 anos:
- Em três anos, minha declaração foi feita como "simplificada", pois segundo o contador, eu "não tinha deduções suficientes para fazer a completa". Resultado: uma grande mordida do leão.
- No ultimo ano, finalmente foi sugerida a confecção de um "livro-caixa". Mesmo com todos os abatimentos, ainda paguei uma enormidade de imposto.
- Tive que pagar uma multa de mais de R$5000,00 por constar na malha fina da receita.
- Minha ultima contadora sugeriu a criação de pessoa juridica... depois da PJ quase pronta, descobri que os convênios não aceitariam a firma "individual", pois não faria qualquer diferença na tributação para efeito de IR. Felizmente ainda deu tempo de abortar o processo.
Minhas duvidas
- Fui convidado por outros três colegas para constituir uma empresa PJ - sociedade baseada em lucro presumido, que receberia os proventos APENAS DO CONVENIO "A", que responde por 75% do meu movimento. Qual a sua opinião a respeito, abrir uma empresa para receber apenas este convênio ajudaria?
- O Livro-Caixa é realmente importante na minha declaração, principalmente porque trabalho sozinho e não tenho ninguem para dividir as despesas fixas do consultorio. Caso eu abra um PJ, posso continuar valendo-me do Livro-Caixa para tal?
- Como fica a contribuição do INSS? Atualmente, o convênio "A" retém a contribuição sobre o teto máximo... se eu deixar de receber tal convenio como PF (passar a receber via empresa PJ), devo transferir essa retenção aos outros convênios?
- Seria viável manter uma empresa (com outros três socios) para receber o Convenio A, e receber os convenios B e C como PF, com a finalidade de lançar mão de livro caixa e reter o INSS?
- Minha ultima duvida talvez comprove de vez meu total analfabetismo contábil... Se eu recebo o provento do convenio A através da minha recém-constituída PJ, como esse dinheiro aparece na minha DIRPF em abril? Sou tributado novamente?
Não espero resolver minha vida contábil neste forum, mas tenho esperança de pelo menos obter mais informações para discutir sobre o que preciso com meu próximo contador. Infelizmente ainda não encontrei alguém com a disponibilidade que preciso para cuidar das minhas contas.
Cordiais abraços, e agradecimentos antecipados.