x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 3.345

Falecimento/Encerramento da empresa

Antonio M Silva

Antonio M Silva

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 18 anos Sexta-Feira | 6 abril 2007 | 14:19

Prezados
Há 3 anos tomei conhecimento que uma empresa que mantive com um sócio no passado continuava aberta. Acredito que o profissional não fez o encerramento de acordo com as exigências.
Decorre que, em 1991 o sócio faleceu. O sócio era solteiro e não deixou herdeiros. A família do morto(pai e mãe) moram no nordeste e não tenho mais como contatá-los.
Fui até a Jucesp e solicitei uma tal de conta corrente. Consta um tributo não pago (DCTF) de 2001/2002 e 2003. De 2004 a 2007 estou declarando a inatividade da empresa junto a Receita Federal. E a situação é Inapta.
Como proceder neste caso? Qual o primeiro passo para dar andamento ao encerramento desta empresa? Qual o valor deste tributo(DCTF)? Me disseram que é R$ 200,00 por Trimestre..outros dizem que é R$ 200,00 por ano...

Grato.

Marcelo Augusto Alonso

Marcelo Augusto Alonso

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 18 anos Sábado | 7 abril 2007 | 13:18

Olá Antônio,

O seu caso é um pouco complicado, porém solucionável. Agora que vc já sabe que não entregou a DCTF, você deve ir até um posto da Receita Federal e pedir um levantamento dos débito de tributos federais, pois DCTF é de esfera Federal. Se sua empresa tem inscrição estadual, vá a secretaria da Fazenda do Estado e peça a mesma coisa. Levante também junto ao munícipio, a Caixa Economica Federal (FGTS), e INSS. Para iniciar faça esses levantamentos, caso hajam débitos, para o encerramento da empresa será necessário o pagamento deles, uma boa opção é o parcelamento, após isso peça a Certidão Negativa de Débitos de cada Orgão desses, só será dada a baixa da empresa com todas as Certidões em ok.

Atenciosamente.

Oliveira

Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Vendedor(a)
há 18 anos Segunda-Feira | 9 abril 2007 | 22:28

Estamos com um problema parecido a esse, onde o proprietario morreu a mais de 10 anos e a viuva descidiu fazer o inventario de um imovel e no decorrer apareceu essa empresa no nome do falecido. depois de checar junto aos orgaos competentesdo municipio e do estado nao constam debitos, mas na receita federal constou ausencia de declaraça DIRF (2003/2006), COMO RESOLVER ISSO E ENCERRAR DE VEZ A EMPRESA?? Ja se passaram 10 anos desde o falecimento do mesmo. Lembro que nao sou da area de contabeis, estou pedindo orientaçoes por ser da familia.Pois nao conseguimos fazer o inventario do imóvel devido a essa empresa ainda estar desse jeito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade