x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 6.335

Sociedade Ltda para Empresário Individual

Claudemar Rojas Sales

Claudemar Rojas Sales

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 22 março 2011 | 23:52

Olá Boa Noite!
Estou com a seguinte situação:
Uma empresa Sociedade Ltda, foi adquirida por uma pessoa, que será o único proprietário. Minha dúvida é: A Legislação já permite uma pessoa adquirir todas as cotas de uma Sociedade Ltda e ela ser transformada em Empresário Individual?

Alguns dos colegas já tiveram um processo de transformação de LTDA para Individual, como os caros colegas procederam?

Ficarei no aguardo de alguma orientação.

Att
Claudemar

VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 12:02

car colega

bom dia

na realidade a transformação de sociedade ltda em empresario individual funcionada seguinte forma, o empresario adq. o patrimonio da soc. ele estara assumindo todo o ativo e passivo da empresa terá e responsavel por todos os debitos, com credores, inss, fgts, a soc. ainda será solidaria com o empresario ind. se não me falha creio por um periodo de 02 anos. A sociedade terá que dar baixa em seu CNPJ, fazer um balanço de todo o patrimonio e estoque, que será registrado juntanente com o req. de empresario na Junta. se caso mais alguma duvida pesquise no google ou no site da Junta comercial. que voce terá tudo detalhado.

espero te-lo ajudado de alguma forma.

Valdir A.Pinheiro

Samuel Bispo dos Santos

Samuel Bispo dos Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 23:54

Ola companheiros!

Estou iniciando minha prática e tenho umas dúvidas.
É o seguinte, um cliente amigo criou com uma sócia uma pequena firma Sociedade Ltda em 2007, no final de 2008 eles abandonaram o negócio
mas não fecharam corretamente a firma, hoje estamos resolvendo os problemas previdenciarios e Fiscais. Ele que continuar com o negócio sozinho como Empresário Individual, a sócia concorda com tudo e quer sair do negócio, então como faço aqui no Rio de Janeiro para transformar uma Sociedade Ltda em Empresa Individual?
Agradeço desde já pela Atenção!

VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 14:42

boa tarde

caro colega samuel

o processo de transformação de Sociedade ltda para empresario individual ou vice versa segue o mesmo sistema, voce terá que fazer dois processos que tamitarão em conjunto na junta comercial, um de transformação da sociedade e outro de empresario individual idem para o ato NR-95. (reg.da micro)
indiv. descrição do ato: 002/ Alteração evento: 046 tranformação idem, para sociedade. Samuel eu acho que não é um bom negocio fazer este tipo de transformação, se voce vai faze 02 processos proceda normalmente a baixa da sociedade e a abertura do empresario individual irá te menos trabalho, mas caso seja do seu interesse fazer tal procedimento, pequise melhor no google. digitando transformação de Soc. Ltda em empresario individual, voce terá todas as instruções.

espero ter-lhe ajudado

Valdir A.Pinheiro

l b

L B

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 13 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 10:39

Prezados, bom dia.

Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre a transformação de Sociedade Ltda. para Empresário Individual:
1) O nº do CNPJ obrigatoriamente muda?
2) Tenho um parcelamento de impostos com a Receita Federal, ainda faltam 06 parcelas. Tenho que quitar todos as parcelas antes de migrar para Empresário Individual, ou isso não implicará em nada?
3) Quanto tempo demora para esta transformação acontecer junto a Junta Comercial?
4) O sócio que sair desta Sociedade Ltda, ainda será solidário ao Empresário Individual por quanto tempo?

Muito obrigada e aguardo com certa urgência. Preciso sair desta sociedade o quanto antes ;(

FELIPE RIBEIRO MACEDO

Felipe Ribeiro Macedo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 09:55

Bom dia!! Estou fazendo uma Transformacao de LTDA para empresario individual, ja todo processo da Junta, a empresa já esta como empresario individual, e agora vou alterar na Receita Federal, e gostaria de saber os codigos do eventos do DBE.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade