Clara Manuella de Castro Moreira
Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)respostas 5
acessos 12.831
Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)Kerly Pamplona
Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeOlá, Clara
É preciso SIM,ter cadastro no INSS e FGTS.
>>>entra no site da caixa economica federal
baixa o programa sefip/gfip 8.4, preencha os dados
e envie o arquivo sefip, caso o empregado não possua
cadastro no PIS, devera comparecer a uma agencia CEF,
quanto ao INSS podera fazer a inscrição no site da previdencia
...só pra lembrar, o sefip tem um manual de orientações de como funciona
o programa, os procedimentos para os calculos tens que estudar
cada caso.
espero ter ajudado,
Boa sorte
Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)Obrigada, porém surgiram outras dúvidas.
Quanto ao nome fantasia, não preciso inserí-lo no momento da adesão ao mei? Pelo o que eu vi, não, o nome empresarial seria o do sócio acompanhado do cpf.
E se o dono do mei for estagiário (no meu caso) ou qualquer outra função sem que tenha carteira assinada, pode aderir ao mei?
Ainda assim, é preciso ter inscrição estadual/municipal?
Agradeço!
João Maria Maurício de Souza
Iniciante DIVISÃO 4 , Micro-EmpresárioPhillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Clara Manuella De Castro Moreira
- Quanto ao nome fantasia, não preciso inserí-lo no momento da adesão ao mei? Pelo o que eu vi, não, o nome empresarial seria o do sócio acompanhado do cpf.
R - O nome de fantasia é inserido separadamente por meio do programa CNPJ 3.4 encontrado no site da receita federal, a inscrição do nome fantasia é gratuita.
E se o dono do mei for estagiário (no meu caso) ou qualquer outra função sem que tenha carteira assinada, pode aderir ao mei?
R - Sim.
Ainda assim, é preciso ter inscrição estadual/municipal?
R - Se for comércio é obrigado ter a estadual e municipal, se for serviços apenas municipal.
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)João Maria Maurício De Souza
- Quando fui efetuar cadastro no SICAF alguns órgãos públicos exigiram certidão de FGTS e INSS. Como posso tirar essas certidões se não tenho empregado?
R - a certidão do FGTS é emitida diretamente no site da CAIXA ECONOMICA procure por CRF (certidão de regularidade fiscal) caso não saia procure uma agência da Caixa para ver as pendências ou inscrever a empresa. A certidão do INSS você tira pelo site da Receita Federal, caso não saia procure uma agência da RFB para verificar as pendências.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade