Paulo Roberto
Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a) EmpresasBoa noite a todos do Fórum!
Primeiramente, vou explicar minha situação para que vocês possam entender o contexto e depois aqueles que puderem me dar uma orientação, deixem sua opnião no tópico.
Em 2005, abri uma empresa Ltda-Me de distribuição de material de limpeza. Os sócios eram eu e minha vó, mas depois de um tempo passei para universidade e tinha recebido uma proposta para vender minhas cotas e sair da sociedade. Enfim, sai da sociedade fizemos a alteração na junta e até ae estava tudo certo. Passados alguns anos eu descobri que na realidade o novo sócio só fez alteração na Junta e não fez o DBE na receita federal. Quando eu fui verificar essa situação minha vó ja havia falecido e ae essa enrolação de consegui tirar a empresa do meu nome segue até hoje, mas espero que até o inicio do ano que vem saia alguma resposta e eu conclua esse bendito processo.
Hoje em dia eu tenho um pequeno negócio no ramo de aquarismo (trabalho com revendedor autonomo de algumas marcas conceituadas no mercado). De inicio eu pensei em abrir o MEI, mas fui até a receita e me informaram que eu não poderia me cadastrar porque a outra empresa ainda constava no meu nome. Alem desse "problema" de ja ser sócio de uma outra empresa, teria a questão do faturamento limite anunal que no meu caso teria uma necessidade de emissão de nota fiscal acima dos R$3.000/mês. Logo, eu andei pesquisando e vi que teria a possibilidade de abrir a empresa individual. Mas, antes de tomar essa decisão, eu gostaria de tirar algumas dúvidas e gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar.
1° Vocês sabem dizer se essses códigos podem ser enquadrados no simples nacional e se podem ficar no mesmo ramo de atividade?
* 4789-0/04 COMÉRCIO VAREJISTA DE ANIMAIS VIVOS E DE ARTIGOS E ALIMENTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
* 4763-6/04 COMÉRCIO VAREJISTA DE ARTIGOS DE CAÇA, PESCA E CAMPING
* 4763-6/02 COMÉRCIO VAREJISTA DE ARTIGOS ESPORTIVOS
2° Posso abrir a empresa individual mesmo ainda constando na receita federal o meu nome em outra empresa?
3° Eu trabalho somente no comércio virtual e portanto não tenho transito de clientes em meu local de trabalho. Posso abrir a empresa no mesmo endereço da minha casa, apenas especificando como parte?