Luís Silva Santos.
Boa noite seja bem vindo ao Potente Fórum Contábeis.
Caros colegas, sou novo na área contábil e abri minha primeira empresa no mês 08/2011 e até agora não iniciou as atividades e ainda não foi feita a Inscrição Municipal. O regime de apuração é o RPA. Eu terei que notificar a Receita desta inatividade até agora? quais declarações devo entregar? Tenho dúvidas, agradeço a quem poder ajudar. Obrigado.
Quando da abertura da empresa em 08/2011 o amigo deverá proceder com as seguintes rotinas:
1 - entrega da GIA até o dia 16 do mês subsequente aos fatos geradores ainda que sem movimento, esse procedimento fará com que a empresa não tenha a IE desabilitada/cassada por falta de informação a SEFAZ-SP;
2 - É interessante fazer o CCM é, claro que irá pagar TFE e se tiver anuncio a TFA;
3 - Será preciso entregar para a RFB: DACON,
DCTF,
DIRF;
4 - Desde o dia 17 p.p. até 09/03/2012 precisas entregar a
RAIS - Negativa;
5 - A fim de manter a empresa dentro das normas do
FGTS, deverás entregar
SEFIP sem movimento até dia 07 do mês subsequente aos fatos geradores, ainda que sem movimento, esse procedimento fará com que a empresa fique sem débitos de declaração ao Instituto nacional do seguro social -
INSS/RFB/FGTS, vale lembrar que para a entrega da SEFIP somente é possível a transmissão com
certificado digital, atualmente até 30/06/2012 a CEF ainda aceita a conectividade antiga ( aquela feita com disquete)
Não obstante a isso, nesse ano que se incia, deverás entregar a
DIPJ quando da liberação do programa para confecção da mesma, vale lembrar que para entrega dessa ultima declaração a mesma somente será feita mediante certificado digital ou na melhor das hipóteses via procuração da RFB.
Boa sorte por ai nos trabalhos meu caro amigo.