Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 18.623

Necessidade ou não de contador

José Francisco da Silva

José Francisco da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente
há 12 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2012 | 11:55

Olá pessoal, gostaria de algumas informações. Se eu for um empresário individual, necessito contratar um contador? Pois de acordo com algumas pesquisas minhas não é necessário se a minha empresa não atingir a receita bruta anual de 36.000, conforme segue abaixo:

Estatuto da Microempresa e EPP – Lei Complementar 123/2006:

“Art. 68. Considera-se pequeno empresário, para efeito de aplicação do disposto no artigo 970 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, o empresário individual caracterizado como microempresa na forma desta lei complementar que aufira receita bruta anual de até R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais).”

Diante das referidas previsões legais supramencionadas, entende-se que todos os empresários individuais com faturamento até R$ 36 mil anual, independentemente de estar enquadrado como “Empreendedor Individual” não estão obrigados a manter a escrituração contábil.


Pergunto o que é necessário que eu faça mensalmente, quais declarações, etc? Ressalto que não sou microempreendedor individual, mas sim empresário individual no regime do Simples, Microempresa, já tenho CNPJ, IE, IM, porém atualmente estou sem contador e avaliando se realmente preciso de um.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2012 | 09:02

José
Bom dia


Sendo Empresario Individual vc precisa ter contador por exigencia do codigo civil, sera de responsabilidade deste profissional a escrituração contábil de sua empresa, registro de livro, entrega de obrigações, emissão do decore, etc.

Somente o MEI esta dispensado de ter escrituração contábil regular, mas ainda sim o profissional contábil pode dar assessoria quanto a entrega de obrigações e até mesmo acompanhamento contábil para saber como a empresa está e preparando-o para o crescimento.


Heloisa Motoki

Vanderlei Coló

Vanderlei Coló

Bronze DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 23:48

José Francisco
Sendo MEI ou Empresário Individual, claro que deverá ter sempre um profissional. Empresário =Compra/Vende/Fatura -Contador=Apura/Assessora/trabalha muito para o seu sucesso.

R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 3 março 2012 | 08:08

Bom dia José,

Como Empresário Individual ou Empresário Individual com Responsabilidade Limitada, é necessário o contador. Como Micr empreendedor individual não necessariamente.
é exatamente o que nossa colega Heloisa comentou.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 5 março 2012 | 16:06

Diga se de passagem que um MEI não precisa de contador, precise sim visita-lo em algumas épocas do ano, pois tem IRPF, DASN, DIRF (a não ser que o mesmo saiba fazer) e assessoria em casos de empresas que comprem fora do estado, para acompanhamento de relatório de fronteira (em certos casos).

No seu caso que é EI (empresário individual) é obrigatório contador sim para apresentação e acompanhamento da sua empresa, a dispensa é apenas para Micro empreendedores que não é seu caso.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.