x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 18

acessos 4.918

Dúvidas sobre empresa inativa

Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

Bronze DIVISÃO 2 , Dentista
há 13 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 17:16

Olá!! Gostaria de tirar umas dúvidas a respeito de empresa inativa.Estou querendo dar baixa no cnpj da empresa que foi aberta em setembro do ano passado e nunca entrou em atividade. Já tenho a declaração de inatividade,a certidão conjunta negativa de débitos da PGFN e RF, a certidão negativa de débitos relativos às contribuiões previndenciárias e às de terceiros e a RAIS negativa do ministério do trabalho e emprego. O que mais é necessário para conseguir dar baixa dessa empresa?
Aguardo um retorno em breve.
Obrigada, Daniela.

Saulo Martinez Terra dos Santos

Saulo Martinez Terra dos Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Sábado | 5 maio 2012 | 22:37

Daniela! Para encerramento é necessario elaborar o distrato da sociedade e registrar na JUnta Comercial de MG, caso seja na junta, ou cartorio se for o caso. Feito isso e registrado é só entrar com o pedido de baixa pela Receita Federal através do PGD e aguardar respostas da Receita para que vc envie o distrato autenticado para baixa. Espero ter ajudado. Abraços

Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 15:01

Encaminhei a documentação na JUCEMG e o processo esta pendente,pois há "Outras exigências a especificar e fundamentar indicar sobre a distribuição de deveres".
O que devo fazer, pois não houve abertura de conta jurídica e não há valores reais a serem distribuídos. Devo informar a divisão do capital (que se encontra em forma de equipamentos)? Pois, dinheiro não há nenhum, a empresa desde aberta em setembro do ano passado se encontra inativa.
Aguardo por alguma ajuda.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 16:04

na dissolução da empresa deve ser informada a distribuição do capital corretamente, bem como os deveres de quem ficará com a documentação da empresa.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 11:44

Outra pendência para a baixa do cnpj..."indicar sobre a distribuição dos poderes". Este ítem se refere a quem ficará a guarda (posse) dos documentos? Se alguém puder esclarecer,fico grata.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 11:50

Bom dia Daniela,

Refere-se a indicação de quem (qual sócio) ficara responsável pelo Ativo e Passivo da empresa, bem como pelos documentos e livros contábeis.

No site da JUCEMG, tem modelo de Distrato.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 11:56

Bom dia!

O processo de extinção foi aprovado pela JUCEMG, agora devo buscar a documentação para realizar a DBE, já que não tenho acesso a data de extinção somente pela consulta na internet?
Aguardo ajuda para o próximo passo a ser realizado para baixa de CNPJ de sociedade limitada inativa.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 14:09

Daniela Monteiro

A data é a do "selo" da Junta comercial, data que foi deferido o processo de distrato.

-----
Revisão de processos
-----
Orçamento gratuito
-----
Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

há 12 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 10:44

Bom dia!
meu pedido de baixa (evento 517) foi indeferido pela RFB. Segundo informaram "Para a empresa em questão, não é permitida a baixa por Extinção - Tratamento diferenciado dado às ME e EPP, pois a empresa foi constituída há menos de doze meses. A regra atual restringe a baixa.

Existem mensagens de incompatibilidade relativas a sigilo fiscal que somente poderão ser visualizadas mediante certificação digital ou procuração eletrônica.
Caso possua, por favor acesse o portal e-cac da RFB para visualizá-las"

E me pedem para enviar nova solicitação de baixa (evento 517).

O que devo fazer para resolver mais essa pendência?

Aguardo contato em breve.

Obrigada!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

há 12 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 11:25

Daniela Monteiro

Marque - Extinção pela liquidação voluntária.

-----
Revisão de processos
-----
Orçamento gratuito
-----
Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

há 12 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 14:33

Estou com meus dados sendo analisados pels RFB desde 11 de outubro de 2012. É normal essa demora (pois já passou o prazo de 60 dias)? Devo tomar alguma medida ou continuo aguardando uma resposta? Enquanto isso, a empresa é obrigada a realizar as declarações ou estou isenta desses compromissos?

Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

há 12 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 16:55

Minha solicitação de baixa encontra-se em análise na RFB desde outubro de 2012...ainda sou obrigada a realizar a declaração de inatividade?
Desde já, obrigada.

Jadir Murara Machado Lopes

Jadir Murara Machado Lopes

Prata DIVISÃO 4 , Analista Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 17:05

Aconselho a você entrar em contato com RFB e ver o porque de tanta demora na análise, digamos que eles venham a indeferir novamente o pedido. Tive um caso semelhante, mais de 60 dias em análise, eu entrei em contato com a RFB e eles fizerão no outro dia.
Eu entregaria a declaração de inatividade.

Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 11:52

Necessito de uma GFIP para prosseguir o processo de baixa da ME inativa desde a sua constituição (09/2011),mas não tenho mais o certificado digital (expirou).Como realizo e entrego a mesma? É possível realizar via Caixa Econômica Federal como me informaram na Unidade da receita?
A declaração de encerramento de atividades é a mesma da inatividade do respectivo ano de baixa na junta comercial, como também dito na unidade da receita?

Aguardo melhores esclarecimentos.

Atenciosamente, Daniela.

Fonte: Site da Receita
"Não será necessária a utilização da certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil para a transmissão da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social - GFIP na hipótese de ausência de fato gerador - sem movimento, para as empresas inativas, com menos de 12 meses, que visem, exclusivamente, realizar a baixa do respectivo CNPJ."

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 12:40

Boa tarde, prezada Daniela Monteiro

Para esclarecer sua dúvida com maior objetividade recomendo-lhe inicialmente fazer uma pesquisa e se isto for infrutífero, analisar as salas de Departamento Pessoal e/ou Tecnologia.

Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Edson Bezerra da Silva

Edson Bezerra da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 13:58

Daniela, boa tarde!

Pelas pendências que eu entendi estarem faltando para o cancelamento de sua empresa, vamos trata-las por parte:

GFIP negativa, recomendo você procurar um escritório de contabilidade para entrega deste documento, e solicitar na contratação do serviço que quer o documento em mãos;

Declaração de encerramento, é como uma DIPJ normal mas fora do prazo devido ao evento, como sua empresa não teve movimentação seria inativa, NÃO ENTREGUE NENHUMA OUTRA DECLARAÇÃO SEM SER A DE CANCELAMENTO.

Certificação digital, aconselho você comprar um e-CPF em nome do sócio responsável junto a Receita Federal, assim poderá assinar eletronicamente todos os documentos referente ao encerramento.

Feito a entrega das obrigações, aconselho você a tirar uma CND do INSS para fins de cancelamento e depois disso entrar com o pedido de baixa do CNPJ junto a Receita Federal.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade