Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 42.645

Compra de CNPJ Antigo

Alex Ronald

Alex Ronald

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 13 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 18:14

Ola,
Tenho uma Empresa fundada em 2010.
Estamos com problemas financeiros e restrição de Crédito por ter o CNPJ protestado.
Em função disso,busquei informação em algumas Empresas de Consultoria e Acessoria Financeira , sobre o que fazer.
Fui informado de que,o melhor caminho para a Obtenção de Recursos Financeiros para a minha Empresa , seria a compra de 01 CNPJ com no mínimo 15 anos de Mercado.
Compraríamos o CNPJ e faríamos uma Alteração Contratual.
O Escritório que conversei , possui parceria com 01 Escritório de Contabilidade o qual possui este CNPJ.
Gostaria de saber o seguinte :

- Esta operação é Legal ?
- Quais os riscos envolvidos neste negócio ? RECEITA / SEFAZ / JUCESP , etc .....
- Esta Operação é o melhor caminho ou eu estarei somente aumentando os meus problemas ?

Gostaria do apoio de vocês.

Desde já ,agradeço.

Alex Ronald

Alex Ronald

há 13 anos Sexta-Feira | 25 maio 2012 | 09:46

Srta Heloisa , muito Obrigado pela vossa opinião.

Gostaria de saber se , nós pedirmos a CND , dos últimos 05 anos da Empresa , no INSS / FGTS / Tributos Federais , Cartórios de Protestos , etc e , no caso desta Empresa , nada constar ?

Mesmo assim , seria um Risco muito grande ?

Outra dúvida , se colocarmos no Novo Contrato Social que , o acordo entre as Partes será somente da Venda do CNPJ e não dos ativos ou quaisquer outras responsabilidades da Empresa , isso não seria uma garantia para mim ?

Desde já , agradeço.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 maio 2012 | 11:24

Alex
Bom dia

No caso de empregados eles teriam dois anos para ingressar com ação fiscal contra a empresa, tirando a CND vc reduz o risco mas não elimina.

No contrato social não há como colocar que a operação só envolve a venda do CNPJ pq legalmente a PJ irá responder por atos que envolverem seu nome/cnpj.

Além disso, se vc tiver fazendo a essa operação a fim de obter crédito pela idade da empresa isso constitui fraude.

De qq forma, se for fazer essa operação procure um advogado para ter uma garantia a mais de que não estará assumindo o "filho dos outros".

Heloisa Motoki

Alex Ronald

Alex Ronald

há 13 anos Sexta-Feira | 25 maio 2012 | 11:33

Entendido Srta Heloisa ,

Neste caso,se entendi corretamente , é contra a Lei a Aquisição de um CNPJ antigo , com a intenção de buscar crédito em Bancos , correto ?

O Escritório de Consultoria e Acessoria que me atendeu , me informou que isso seria dentro da Lei.

Quais os riscos perante a Lei que corre uma Empresa que adquiri um CNPJ com este propósito ?

Desde já , agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade