x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 19

acessos 1.408

Inicio de atividade-registro

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 10:20

Prezados, tenho efetuado algumas pesquisas sobre abertura de empresas, custo e tudo mais e obtido de vcs ótimas dicas. A questão agora é a seguinte, atualmente trabalho no DP mas sempre aparece alguns trabalhos na área contábil e com isso infelizmente no começo os gastos pra mim são altos para se abrir uma empresa para eu gerenciar estes serviços de forma oficial. Gostaria de uma dica em relação de qual forma posso trabalhar agora no começo sem custos de registros aos órgãos, não tenho R$ suficiente para bancar tudo ainda. Pensei em abrir uma CEI no INSS e trabalhar, seria uma opção ? E se eu abrir um MEI ? O problema que o MEI tem custo com o CRC, anuidades e tudo mais. Sem falar que precisarei ter o certificado digital tb não é verdade, mas acho que isso posso habilitar pelo cartão do CRC, correto ? Por favor poderiam me ajudar com a questão ? Caso necessitem tirar dúvidas sobre a parte de DP, fiquem a vontade, nesta experiência em mais de 20 anos deu para vivenciar muita coisa.

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 10:41

Edson é como eu fosse um escritório contábil, faço toda a parte contábil, fiscal, legal e dp, mas no inicio para abrir não tenho caixa para tudo que mencionei acima. Apenas saber para iniciar este trabalho legalmente falando, se há alternativas de registro, como MEI, CEI, autônomo, etc, qual o menor custo e o mais importante, para que eu não venha ter problemas futuros.

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 14:23

Caros colegas, se alguém puder me ajudar com essa questão acima, fico imensamente grato.
Abç.

Edson Sales de Oliveira

Edson Sales de Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Supervisor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 16:52

Então, se for for registrado no crc e tiver seu proprio registro.. pode sim, começar suas atividades legalmente e livrimente... Mias se você não tiver, pode abrir o MEI e colocar CNAE Serviços de contabilidade... OBS: Mais não poderá ter algumas liberdades como um profissional liberal... e em relação aos custo é quase nada~...

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 16:57

Edson, já tenho o regsitro no CRC, de inicio o mais coerente seria abrir um MEI, cuja atividade de contabilidade está previsto lá correto ? Mas o problema que além da anuidade que pagamos de nosso CRC (como pessoa física), terá tb a anuidade do MEI no CRC (como jurídica, isto porque terá CNPJ), e é justamente esse custo a mais que não tenho condições de assumir agora. Por isso que gostaria de saber se há outra maneira, uns dizem, abra uma CEI como pessoa física e trabalhe, mas se o CRC descobrir, não vai cobrar anuidade tb ? Mais alguma idéia amigo ?
Agradeço a atenção.

Edson Sales de Oliveira

Edson Sales de Oliveira

há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 17:08

como você já possui CRC, isso siguinifica que você pode da continuidade a suas atividades, pois o contador ou técnico já é um profissão liberal e você pode começar a trabalhar sem nenhum custo... OBS: agora se você for contratar algum Aux. ai sim, você terá que ter cnpj ou CEI, pois terá que assinar a carteira e tudo mais que você já deve conhecer!

Algo mais?

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 21:05

Edson, a única dúvida é no sentido de quando fechar um contrato de prestação de serviços, como apareço neste contrato ? Como pessoa física mesmo ? Discriminando nome, qualificação e CRC, não é isso ? Mas e a questão de ser pessoa física, quem contrata não paga INSS de 20% sobre o bruto prestado no serviço de autônomo ? Desconta INSS retido e ISS ?

Abç.

Edson Sales de Oliveira

Edson Sales de Oliveira

há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 21:41

Boa Noite Fausto!

Então, Em relação do contrato de prestação de serviço contábeis, informar: nome, endereço e inscrição perante o CRC da sociedade prestadora de serviços contábeis ou do escritório individual de contabilidade, que no cado, você será escritório individual... Em caso de ISS e INSS ficara por conta do contratante a recolher ISS e INSS.

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 22:39

Pois bem Edson, é justamente neste ponto que chegou onde indaguei acima, logo no inicio. Em se tratando de custo para quem está iniciando agora, deste forma como autônomo é inviável, pois pelo que vejo na prática, nenhuma empresa quer ficar pagando 20% de INSS em cima do serviço do autônomo. Com base nesse desfecho só resta mesmo o MEI como a opção mais barata, ou não ? Na sua cidade o CRC tb cobra anuidade de MEI ? Alguma outra dica ?

Edson Sales de Oliveira

Edson Sales de Oliveira

há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 08:30

Cobra, mais eu ainda acho que o MEI seria uma ótima opção para você pois só pagará uma taxa fixa por mês e o CRC, a taxa anual... Sendo assim, se preocupe em pagar a taxa do CRC, pois é mais importante... E a taxa do MEI, fica por conta quando você estiver faturando em cima dos seus serviços... Mais como você está iniciando agora tem como da uma geito até porque você já é registrado! Em relação aos 20% do INSS, se você executar um ótimo serviço e alguma estrategia... ai sim seu negocio andara!

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 08:50

Bom dia Edson. Na verdade acho que é melhor de inicio abrir o MEI mesmo,
mas acho interessante manter as guias do MEI pagas, aquela de recolhimento do INSS, pelo menos fica em dia, o que acha ? Quanto a anuidade minha no CRC está em dia, agora a anuidade do MEI não seria melhor aguardar um pouco e depois quando estiver faturando parcelar e pagar, o que acha ?
Abç.

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 09:00

Acho que postei a resposta e como estava alterando o texto vc acabou respondendo antes, mas tudo bem. Vc acha muito arriscado não recolher agora a anudiade do CRC pelo MEI ? É só de momento.

Fausto Ortiz

Fausto Ortiz

Prata DIVISÃO 2
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 10:15

Edson, vc sabe me dizer se poderei habilitar o MEI no meu cartão do CRC (com chip) para efeito de certificação digital ? Ou por ser um cartão de pessoa física, terei que fazer um e-CNPJ só para o MEI ?

Edson Sales de Oliveira

Edson Sales de Oliveira

há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 12:46

A Nova Identidade é fabricada em cartão rígido, com um dos mais modernos e avançados sistemas de segurança anti-fraudes e contém um chip criptográfico onde o profissional poderá inserir o certificado digital, gratuitamente, através de uma parceria firmada entre o CFC e a Autoridade Certificadora Fenacon Certisign. Só que certificado com e-CPF, você terá que fazer um certificado digital para sua empresa e-CNPJ, e seu certificado poderá entrar na carteira do CRC...

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4 , Proprietário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 21:15

Boa noite pessoal.

Somente a titulo de esclarecimento, as empresas têm o mesmo encargo dos 20% sobre os serviços do MEI.
O profissional que optar pelo MEI não podera efetuar recolhimentos para o INSS como contribuinte individual.
Voce que optou pelo MEI só podera se aposentar por idade com um salario ou por tempo de serviço, também com somente um salario.

"PENSE MUITO BEM ANTES DE SE ESTABELECER COMO MEI!"

Atenciosamente,

CArlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade