x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 18.839

Abrir MEI ou Micro empresa ?

Marcelo de Oliveira Paula

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 12:06

Olá galera, estou para legalizar uma micro empresa, e estou com uma grande dúvida, e queria a susgestão de vocês, com experiência na área se possível. Tenho uma pequena Loja de Presentes e Brindes, e quero legalizar a mesma. A intênção é abrir um MEI ja que a loja bate com o teto do mesmo, a dúvida é, a empresa que pretendo abrir, terá 1 empregado, será eu com meu pai, e como sou eu administro e o local é do meu pai, queria saber de vocês, qual a melhor opição no meu caso ? Abrir um MEI com meu pai como dono e eu como empregado com direito a participações no lucro do MEI,ou Abrir uma Micro Empresa acima do MEI e nós dois como sócios? E se possível, gostaria de saber qual o custo médio operacional de um MEI deste modo, com um funcionário ? E o custo médio operacional de Uma Micro Empresa, com apenas dois sócios sem funcionário ?

Obrigado pela atênção, no aguardo...

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 13:58

Variáveis.

MEI - Imposto fixo, não precisa de contador, pagará fgts + inss + honorários (colocando funcionário, terá que procurar um contador). Os custos variam muito de bairro para bairro no Brasil.

ME - Imposto sobre receita bruta, obrigado contador logo de inicio e para sempre, recolherá a parte trabalhista fgts e inss do funcionário.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

há 12 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 17:25

Primeiramente, obrigado pela atenção P H Gamboa.

Entendí, agora uma outra dúvida, neste caso abrindo como MEI, terei que procurar um contador para me assinar como funcionário, a questão é, terei que obrigatoriamente ter um contador pra sempre como no ME, por ter um funcionário, ou o contador seria obrigatório somente para a admissão do funcionário no MEI ?

No aguardo, e aberto a opiniões e respostas também de outros usuários...

André de Souza Miranda

André de Souza Miranda

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 17:32

Boa tarde Marcelo,
não fuja dos dos contadores, eles não serão o problema, e sim a solução. Principalmente se você registrar uma pessoa como empregado, já que terá uma folha para rodar.

Mas a principio você só precisa do contador nesta ocasião.

André Miranda
Analista Fiscal
[email protected]

há 12 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 18:08

Obrigado pela atenção André de Souza Miranda.

É sempre bom ter opiniões adicionais e construtivas, agora acredito que entendi.

Obrigado novamente André de Souza Miranda e P H Gamboa pela atenção, Tópico resolvido.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 18:52

Terá de ter pelo fato de informações (declarações) que são apresentadas para Caixa e para o INSS e geralmente somente um funcionário com conhecimento em contabilidade, precisamente na área de RH saberá fazer corretamente.

Caso não seje feito por alguém com conhecimento técnicoo acarretará que qualquer erro que houver no preenchimento ou não efetuação da declaração o empregado perde os direitos inclusive de receber o seguro-desemprego.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade