x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 9.643

qual cnae usar

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2012 | 21:24

Boa noite Janaina,

As CNAE´s pode consultar neste link : CONCLA, pesquise pela atividade a ser desenvolvida.

Após definir a CNAE a ser utilizada, aqui mesmo no Fórum, no menu "Ferramentas" / Simples Nacional, pode consultar se a atividade é permitida ou não a opção ao Simples Nacional.

Simples Nacional

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
AMANDA DOS SANTOS MARTINS

Amanda dos Santos Martins

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 11:52

Boa tarde, mas neste caso o "alpinismo industrial" a que você se refere seria serviço certo ? Venda de epi, seria comércio. Como abrir essa empresa ? Comércio e serviço juntas ? Estou com um cliente que tem um MEI para vendas desses epis, porém está começando a faturar acima do limite. Quer abrir agora uma empresa com a prestação de serviços de alpinismo industrial. Podemos então abrir uma única empresa para serviços e compercio e fechar esse MEI dele ?

janaina pacheco de barros

Janaina Pacheco de Barros

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escritório
há 12 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 09:33

Bom dia Amanda !

Voce pode sim colocar varios cnaes em uma empresa ,está citada acima foi aberta com comercio varejista e prestação de serviço.
Usei os seguintes cnaes:

9319-1/99 ALPINISMO; ATIVIDADE DE
8599-6/04 Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial
7721-7/00 ALUGUEL DE Equipamentos Esportivos e Recreativos
4744-0/01 Comercio Varejista de Ferragem e Ferramentas
Todos cnaes acima se enquadram no Simples Nacional.
E sobre o Mei voce deve entrar no site do Micro emprededor copia e cola este link passo a passo para encerrar o Mei.
www.portaldoempreendedor.gov.br
Espero ter ajudado!

há 12 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 10:35

Ajudou bastante Janaina. Obrigada.
Mas só uma dúvida ... Comércio Varejista de Ferragem e Ferramentas ? Mas essa empresa vende no caso também os materiais de EPI ? Esse meu cliente vende EPIs e todo o material de segurança do trabalho e alpinismo, como as roupas por exemplo.
E outra coisa: neste caso desse empresa, será uma NF de serviço e comércio ao mesmo tempo certo ? A de serviço ele vai emitir pela prefeitura e a de comércio emite pelo sistema que for usar para NFe ?

há 12 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 13:57

Boa tarde Amanda !
Neste Cnae 4744-0/01 Comercio Varejista de Ferragem e Ferramentas compreende todas as vendas de materiais de alpinismo.
Sobre as notas será uma da prefeitura e as de vendas provavelmente no talão pois a empresa provavelmente não estará obrigada a nfe ,pois assim que funciona com a empresa que tenho aqui . Mas se for o caso de nota fiscal eletronica ele emitirá pelo sofware da nfe.

há 12 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 09:08

Entendi Janaina. Sobre o CNAE, na hora que te respondi estava sem acesso aqui. Depois consegui consultar e vi o que vc falou. Agora sobre a NF de c=vendas convenhamos que NF de talão hoje em dia é horroroso né ? kkkk Dificilmente encontramos uma NF "bonitinha", rs. E outra, eletrêonica é bem mais prático pra tudo né ? Concordo que provavelmente ele não vai ser obrigada, mas vou ver se faço eletrônica sim. Me diz uma coisa .... você sabe me responder sobre o que precisa de autorizações e assinaturas por ser relacionada à segurança do trabalho ? Conversei com um amigo contador e ele me falou sobre várias questões como ART - Anotação de responsabilidade técnica. Sabe dizer ? Assinatura de engenheiros de seg. trabalho e etc .... E sabe dizer também se tem mais alguma outra particularidade diferente de uma outra empresa SIMPLES qualquer ?

há 12 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 10:32

bom dia amanda !
aqui no rs so é necessario art , dependendo de algum evento que a empresa for fazer pode ser necessario mais alguma coisa mas como disse aqui foi só isso por enquanto quanto ao simples tudo conforme por enquanto sem mudanças kkkkk !
e quanto as nf aqui ainda tenho empresas que preferem talão,claro uma boa parte ja está na nfe.mas isso tudo faz parte kkkkk !
tenha um otimo dia !!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade