x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 23.716

baixa por falência

WEDERSON HENRIQUE

Wederson Henrique

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 12:46

Estou precisando dar baixa em uma empresa que vai decretar falência. Esta empresa é optante pelo simples nacional e está enquadrada como EPP. A empresa está com alguns débitos tais como INSS, simples nacional, FGTS, e empréstimo com instituição financeira (banco).
Qual o procedimento para a baixa dessa empresa como falência? É possível dar a baixa sem quitar essas dividas uma vez que a empresa está sem recursos? Qual o passo a passo para que eu faça essa baixa como falência?

Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 13:09

Wederson boa Tarde!

Analisando o seu caso não tem necessidade de decretar falência, a empresa nunca decreta falência e sim os seus credores. Por ser uma EPP você pode dar baixa sem apresentar certidões, tenta fazer a baixa da empresa como extinção especial para ME ou EPP. Faz o processo de Junta comercial e todo o processo da Receita, o CNPJ não vai baixar porém irá ficar suspenso até que se quite os débitos.

WEDERSON HENRIQUE

Wederson Henrique

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 18:12

Se entendi a empresa então não pode decretar falência? É que essa empresa que estou fechando é de um cliente e ele está com a corda no pescoço não tem como manter a empresa, com uma divida de uns R$200.000,00 no banco, mais simples nacional, INSS, FGTS entre outros. Ele está querendo decretar falência pois não tem como pagar. Mas pelo que entendi em sua resposta ele terá de quitar suas dividas para conseguir baixar o CNPJ da empresa em definitivo. É isso? No caso dele não tem como decretar falência e sim dar a baixa conforme você me explica na resposta anterior?

ROSANA BRAGA

Rosana Braga

Ouro DIVISÃO 1 , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 19:07

Boa noite, estou com a mesma situação, a empresa precisa ser baixada, não está inativa ha mais de um ano, se fizer esse processo o CNPJ ficara suspenso,qual a vantagem do CNPJ ficar suspenso,interfere em alguma situação?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade