Thallys
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde colegas!
Gostaria de compartilhar com vocês o que penso hoje a respeito de nossa profissão e também receber a opinião de vocês com relação a isso.
Moderadores, fiquem a vontade para mover o tópico para o lugar adequado.
Então...
Faz um ano que saí do meu emprego em um escritório contábil para ir trabalhar em outra cidade em uma multinacional, porém me arrependi e resolvi não ir e fiquei sem emprego.
Logo fui indicado para prestar assessoria a vereadores na câmara e atualmente estou trabalhando com Revisão e Auditoria em Prestação de Contas, mas infelizmente não tenho sido bem remunerado.
As vezes animo de montar meu escritório, até consegui uma sala em um preço bem em conta e softwares para começar a trabalhar, porém estou pensando muito antes de começar, pois a responsabilidade é muita e um salário fixo no fim do mês é muito mais fácil.
E também só tenho experiência prática no Fiscal, então estou com um pouco de receio quanto a isso.
Neste tempo que fiquei meio parado, sem emprego de carteira assinada, recebi várias propostas, porém nada que me fizesse aceitar ou compensar a minha troca de cidade por um emprego.
Cheguei a receber propostas de R$ 1700,00, R$ 1100,00, R$ 2500,00, porém o custo de vida na outra cidade era alto (gastaria R$ 1000,00 só de despesas, pagaria R$500,00 de aluguel, que seria dividido com um amigo e R$ 500,00 de combustível, para ir para o trabalho e retornar para minha cidade nos fins de semana).
Na minha cidade não recebi nenhuma proposta, e na cidade vizinha um escritório me ofereceu um salário de R$1000,00, isso mesmo, R$ 1000,00.
Recebi também uma proposta em uma fábrica de cimento, porém quando fui na entrevista me falaram que a vaga era para ajudar a descarregar caminhão e conferir as mercadorias e que o salário era de R$1100,00 como terceirizado.
A pessoa que me entrevistou disse que o trabalho não era mole como era o meu no escritório de contabilidade não, que lá trabalhava mesmo de verdade.
Queria que eu formado em contabilidade trabalhasse como peão de fábrica? Não desmerecendo quem trabalha com isso.
Então me chamaram só pra desvalorizar a nossa profissão, achando que nós que trabalhamos em escritórios não trabalhamos pesado?
E um salário de R$1100,00, não desmerecendo também quem ganha isso.
Logicamente não aceitei a proposta e me arrependi de não ter dado um murro na cara do infeliz.
Conheço pessoas que se formaram em Engenharia de Produção, começaram com um salário de R$3000,00 como Trainee, e hoje já estão ganhando quase R$ 7.000,00 etc, tenho um amigo também que ganhava R$ 5000,00 quando era Trainee, e hoje trabalha embarcado e tira R$ 20.000,00 por mês.
Esses Engenheiros que hoje estão ganhando bem, nem tem tanto tempo de empresa, conheço um que tem 3 anos e já está ganhando mais que R$5000,00 por mês, fora os ótimos benefícios.
E outra, nem trabalham tanto. Estou falando isso porque conheço alguns e eles mesmo me disseram isto.
Enquanto nos oferecem uma merreca de salário por tamanha responsabilidade que temos em nossa profissão.
Acho o mercado de trabalho muito injusta e confesso estar desanimado como Contador.
Até hoje não consegui atuar em nenhuma empresa como CONTADOR mesmo, na carteira, ficam nos contratando apenas como Assistente/Analista, pra nos dar essa miséria de salário.
No escritório que trabalhei, minha função era Digitador de Livros Fiscais, sendo que eu era responsável pelo setor fiscal do escritório.
E era graduado com CRC ativo, agora me diz, pra que ter CRC ativo, pagar anuidade caríssima para ser Digitador? Assistente? Não dão valor a graduação, pós graduação, nem registro no CRC.
Não sei como essas empresas não tem vergonha de oferecer um salário desses para uma pessoa graduada ou pós graduada como eu sou.
Saí do escritório uma vez para trabalhar em uma multinacional em outra cidade, porém saí logo, saía da empresa todo dia tarde, tarde mesmo, por exemplo 23h e chegava antes das 8h e nem ganhava tanto.
Ao contrário, o pessoal da engenharia 17h já estavam todos indo embora e com um excelente salário, super valorizados enquanto nós da contabilidade / fiscal, éramos quase escravos.
A minha supervisora chegava a pedir pra eu fechar meu ponto e continuar na empresa.
Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a isso e se acham que é melhor para nossa profissão ser autônomo (ou montar um escritório contábil) ou ser empregado pro resto da vida conformado com o triste salário.
Desculpem pelo desabafo e pelo imenso texto, espero que todos leiam e compartilhem suas opiniões comigo.
Todo e qualquer tipo de conselho será muito bem vindo.
Obrigado e boa sorte a todos em nossa profissão!