x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 2

acessos 1.535

estagiario, primeira vez e agora?

Thiago Cesar Cabral

Thiago Cesar Cabral

Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 14 julho 2008 | 18:19

Ola pessoal,
Fui convocado para uma entrevista em um escritório de contabilidade e consultoria. Eu queria saber o que mais é cobrado na utilização ,principalmente do Excell, em um escritório.
Alguem poderia me ajudar e dar algumas dicas?

Agradeço!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 14 julho 2008 | 19:50

Thiago Cesar Cabral,

Esta pergunta é bastante "ampla" e pessoal. Também depende em que departamento você irá trabalhar (pessoal, fiscal, contábil, etc).

Digamos que vc irá trabalhar ná área de departamento pessoal: Você precisará saber sobre as rotinas trabalhistas, cálculos de contribuições (INSS e FGTS), fechamento de folha, etc.
Sobre o uso do Excel, vai depender mais é de você. Para vc ter uma idéia, eu uso o Excel aqui para quase tudo: Faço somas, resumos de lançamentos fiscais, resumos de cálculos das Horas Extras, Livro Caixa, Cálculo de Impostos Federais, dentre outras funções.
Sua habilidade principalmente em criar utilidades para o Excel é que irá fazer com que você seja melhor que seus concorrentes na vaga.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 15 julho 2008 | 08:55

Thiago

Creio q qnt mais vc souber a respeito de contabilidade, melhor. O Wilson citou alguns exemplos q podem fazer diferença, mas como vc colocou na pergunta, vc seria estagiário. Lembremos então q estagiário deve ser contratado para aprender e auxiliar, é uma troca mútua: o escritório lhe dará experiência e vc dará a mão-de-obra. Vc deverá ter um supervisor, auxiliando-lhe. Se um escritório quiser alguém com experiência (ou muita experiência!), deverá contratar um profissional.

Sobre o Excel, nos escritórios q trabalhei, não usávamos o excel pra nada, mas sei q tem escritórios q usam e muito. Eu particularmente uso pra muita coisa. Então, o mínimo q se pode exigir são as noções básicas. Se vc é um expert, ótimo, ponto pra vc. Mas como o Wilson disse, vai depender da área q vc for trabalhar. Todos os escritórios q conheço utilizam sistemas específicos, seja pra área fiscal, trabalhista ou contábil. E cada sistema tem alguma coisinha diferente; o "grosso" é o mesmo. Se vc já trabalhou com um sistema desses, mais pontos pra vc. Caso não, não se preocupe, pois creio q alguém no escritório terá prazer em ensinar.

Bom, falando da entrevista, sempre falei a verdade. Se me perguntavam algo q eu desconhecia, dizia q n sabia mas q seria uma ótima oportunidade pra aprender. Muita gente contrata estagiário mais pela pro-atividade, pelo interesse, do q pelo conhecimento. Tive colegas q mentiram, foram contratados mas seu período de estágio acabou n sendo dos melhores. Eu sempre fui muito bem quista pelos meus chefes. Tb n vale demonstrar interesse na entrevista e ser desleixado depois!

No mais, sabe aquele monte de dicas q dão a respeito de entrevista? Pense nelas, mas pondere.

Espero ter dito algo relevante!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade