Marcos Henrique Monteiro Moraes
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBoa noite à todos.
Estou em negociação com um conhecido, que possui um Escritório Contábil do qual ele é o único sócio. Ele está se aposentando e precisa passar o escritório adiante para alguém da área que dê continuidade aos serviços.
Gostaria da ajuda/opnião de vocês para avaliar o real valor da carteira de Clientes dele. (Visto que todo o ativo tangível é de fácil mensuração)
O escritório é tradicional (no bairro em que atua), tendo 17 anos de existência. Porém, hoje tem pouca capacidade de trabalho e minha intenção é investir para expandi-lo.
A princípio, a proposta de avaliação do Escritório Contábil em questão foi elaborada da seguinte forma:
Faturamento Bruto: R$ 40.000,00
(-)Despesas Totais: R$ 16.000,00 (Inclui Folha, Despesas operacionais, e IRPJ 11%)
Resultado Líquido: R$ 24.000,00
A partir deste resultado líquido, foi calculado com base no Custo de Oportunidade (Em comparação com quantia necessária para remuneração do capital no mesmo montante, em outro investimento qualquer), utilizando uma base de 1,5% ao mês para se chegar em R$24.000,00.
Cálculo:
R$ 24.000,00 / 0,015 = R$ 1.600.00,00 (Um milhão e seiscentos mil reais)
Avaliação do Escritório conforme proposta: R$1.600.000,00
Minha primeira pergunta é: Esses números de faturamento e Lucro Líquido são viáveis? Confio no cidadão, porém não tenho experiencia com escritório para ter noção.
Segunda pergunta: Esta avaliação é justa se os números estiverem precisos?
Agradeço desde já!