x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 6

acessos 908

Boletos de sindicatos. Quais que se deve pagar afinal?

Contadora Lady Day

Contadora Lady Day

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 16:08

Pessoal,

Uma comerciante ME sempre recebe boletos de sindicatos de comércio ou seja o que for.
A ex-contadora dela disse que se deve pagar pelo menos 1 boleto ao ano. O novo contador nunca dá respostas concretas, só disse que tem pendências quanto a isso, pendências de anos anteriores; sendo que todo ano ela paga 1 pelo menos.

Afinal, o que na verdade tem que se pagar??? É 1 boleto ao ano ou todos que chegam às mãos dela?????

Fico grata pela vossa ajuda.

Daiana Brum

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 16:28

Daiana,

Varia muito do sindicato, tem alguns que são mensais outros são anuais. Pagar o sindicato é obrigatório, porém a cobrança é acordo da empresa com o sindicato..

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 16:57

Boa tarde Daiana!

As empresas são obrigadas a pagar a Contribuição Patronal, que vence dia 31 de janeiro de cada ano.
Se a mesma estiver sindicalizada, aí ela terá que seguir o estatuto do Sindicato, onde com certeza prevê a Contribuição Assistencial.
Normalmente na Convenção Coletiva tem essas cláusulas, por isso sugiro você analisar a CCT de sua cliente.

Os sindicatos também preveem na CCT a Contribuição Assistencial dos empregados, mas estes tem o poder de não concordar, caso eles não se pronunciem, você deverá descontar do salário deles e repassar ao sindicato.

Tem também a Contribuição Sindical, aquela que vc desconta 1 dia de salário do pobre coitado e repassa ao sindicato, sempre em Março ou na admissão do funcionário, caso ele não tenha pago na empresa anterior (isso estará demonstrado na CTPS dele).

O resto é BALELA


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 17:01

Daiana,

São diversos os sindicatos que enviam contribuições sindicais, assistenciais, etc. Penso que deve verificar o sindicato patronal desta empresa, aquele que pleiteia e negocia as relações e acordos trabalhistas com o sindicato de empregados da categoria da empresa, e para este deve ser recolhida a contribuição anual patronal.

(Havia me esquecido da contribuição sindical do empregado, conforme bem explicado pelo Sr. Eduardo... a resposta dele acima é bem esclarecedora)

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 08:33

Bom dia!

O mesmo serve para nós contadores Pessoa Física. Eu recebo de 3 a 4 boletos todo ano para pagamento, desde sindicatos conhecidos até sindicatos desconhecidos. O importante é optar por um que mais lhe "agrade" (se é que isso é possível).

Outro ponto importante é guardar o comprovante de pagamento e evitar dores de cabeça, pois alguns sindicatos são malandros e te cobram judicialmente.

 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 09:03

Caros colegas,

O mais importante a ser salientado, é a obrigatoriedade da contribuição patronal sindical. Quanto a qual dos sindicatos, aconselho fazer uma pesquisa antes de se escolher para qual contribuir.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade