Fred Quintanilha
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa noite, além do custos extracontábeis cobrados pelo profissional, o contador deve também cobrar honorários contábeis na baixa da CTPS e Homologação?
respostas 6
acessos 2.766
Fred Quintanilha
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa noite, além do custos extracontábeis cobrados pelo profissional, o contador deve também cobrar honorários contábeis na baixa da CTPS e Homologação?
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a) Fred,
Regra geral, nos Contratos de Prestação de Serviços os honorários pactuados estão incluídos as rotinas dos departamentos contábil, fiscal e DRH.
Não conheço essa exceção, mas tudo vai depender da forma prévia e contratualmente ajustada.
Att
Fred Quintanilha
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa noite Hugo!
Obrigado pela resposta. Mas em caso em que este escritório não faz a contabilidade desse cliente, ele foi procurado apenas para dar baixa na carteira, e pelo tempo do funcionário, terá que homologar, a sua resposta também vale para este caso?
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)Bom dia, Fred.
Mas como assim?
Se esse cliente têm contador, como terceirizar esse procedimento isolado a um outro profissional? e como ficarão os procedimentos pós rescisão, como o Caged, por exemplo?
Não entendí muito bem, mas de toda forma, é um serviço prestado e como tal, deve ser cobrado.
Só devemos ter o especial cuidado para não descumprir o Código de Ética a que estamos sujeitos.
Att.
Fred Quintanilha
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa tarde Hugo.
Pois é, eu não faço a contabilidade desse cliente e por precaução fiz algumas perguntas, ele disse que o contador devolveu todos os documentos, dando a entender que está sem contador, acho que nem segue sindicato, só que ele tem um funcionário que ainda não deu baixa na carteira e conversei com esse funcionário, ele foi admitido em janeiro de 2014 e só recebeu 2 contracheques, trabalhou até novembro de 2015, mas só recebeu até junho de 2015. A outra empresa que ele já está trabalhando, pediu a CTPS para poder assinar.
Eu precisava pegar este serviço, porque fui dispensado da empresa que trabalhava a 1 ano, tem uns 3 dias que estou fazendo serviço por conta própria até conseguir outra oportunidade, mas sei de todos esses códigos de ética, você acha viável que eu pegue esse trabalho?
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)Fred, boa tarde.
Temo muito essa questão de serviços tapa-buracos, já que sabemos, o departamento pessoal é muito complexo e exige muitas obrigações acessórias, que pelo visto não estão sendo cumpridas.
Ainda que entendendo seu ponto de vista, sempre parto do princípio que toda história têm dois lados e você ouviu apenas um deles.
Dessa forma, eu ligaria para o contador anterior para ouvir a versão dele antes de pegar esse serviço.
Boa sorte!!!
Fred Quintanilha
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Hugo, obrigado por sanar todas as minha dúvidas.
Vou entrar em contato com esse colega antes de pegar esse serviço, vou pedir a esse cliente os contatos do antigo contador. Aí sim, dependendo do que o contador passar, eu faço ou não.
Ótimo dia de trabalho para você.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade