x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 28

acessos 3.544

Sped x escritórios de contabilidade

JOAO SILVESTRE

Joao Silvestre

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 16:23

Boa tarde
pessoal

Coloco aqui uma polêmica.

Tenho conhecimento que aqui na região de Campinas alguns escritórios estão se desfazendo de empresas que não seja do Simples.

Conversei com um deles e me que disse ,hoje, trabalhar com LP e LR, é financeiramente inviável.

Está oferecendo empresas a quem quiser e até me ofereceu

No meu caso tenho uma LR trabalhosa e dezesseis no LP, mas também , não está valendo a pena.

Para os contadores direto na empresa é um fator. Mas para escritório de contabilidade vale a pena manter empresas do LP e LR?

O empresário jamais vai admitir aumentar a mensalidade em virtude do aumento de trabalho dos speds exigidos pela RFB. Tive caso, ainda pior. Forçando a diminuir o valor da mensalidade em função da crise blá blá.

Em cursos e palestras de participei foi exaustivamente comentado de quem não se adequar estará extinto.

Então corremos lá, horas de horas de cursos, depois outras fontes de informações e inclusive aqui.
A imperiosa RFB lança Instruções normativas e sistemas que ao fazer importação dão montanhas de inconsistências e lá horas e horas para corrigir. Num sistema em se não colocar no campo a opção Brasil não conseguirá validar. Fiquei quase uma semana para validar por um item de suco de laranja destacado na NF-e que deu inconsistência.

Se coloca um funcionário, ainda que jovem, no ápice da carreira e desiste logo. Disse " O que aprendi na faculdade não tem nada a ver com isso" . Isso é coisa de psicopata disse um deles. Já é o terceiro que desiste

João

Israel Ferreira

Israel Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 21:51

Boa noite,


Vale sim à pena, contanto que os honorários sejam cobrados no valor justo. Baixar preço para manter cliente sabendo que a demanda de obrigações cada vez aumenta, não vale.

Para atender empresas do LR/LP precisamos estar atualizados e investir em capacitação. Precisamos valorizar nosso trabalho, senão quem fará por nós?

"Respostas em caráter de orientação, não produzem os efeitos da consulta formal junto ao órgão competente."


Israel Ferreira
Contador
Campos de Sousa Assessoria Contabil
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 08:51

Bom dia João,

Não estamos trabalhando com Lucro Real, e Lucro Presumido apenas trabalhamos se for prestação de serviços, e mesmo assim, com ressalvas. Honorários baixos, obrigações muitas, responsabilidades grandes e riscos cada vez maiores. Entregamos. Muito aqui na região seguiram a tendência, mas ainda há colega que faça lucro real por 700 reais... Eu não faço.

Abraço.

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 09:06

Joao Silvestre, realmente é desafiador para a classe, poucos tem se aventurado no LP e LR. Infelizmente é uma tendência... mais sinceramente, vejo isso como uma possível oportunidade... muitos não vão querer, logo essas empresas serão obrigadas a terem contador. Se bater o pé e não aceitar por um valor que não compensa, vai chegar o momento que elas terão que aceitar pagar um valor que seja justo.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 09:17

Bom dia a todos!

Eu não sou Escritório, sou Controller de um conglomerado de 08 empresas e tenho LR, LP e Simples, e também empresa individual, Ltda e S/A, fora que tem industria, comercio atacadista, comercio varejista e serviços, ou seja, realmente é uma loucura.

O que eu fiz aqui foi separar minha equipe por empresas, porque somos apenas 5 na parte fiscal e contábil para todas (só eu respondo também elo RH, Pessoal e Administrativo) e deu certo.

No caso de Escritórios como os colegas estão, isso seria uma ideia apenas que estou passando, para que vocês tentem adequar os custos internos e poder tender os clientes.

Acho que nessa crise, nessa loucura que está o Brasil, dispensar clientes é para mim uma temeridade do ponto de vista econômico do escritório.

Aqui por razões tributárias, eu coloquei todas as empresas no Lucro Presumido, o que deu um certo alívio já que os impostos são diretos e você apenas tem o ICMS para controlar (os outros impostos são todos pela receita). Quanto às obrigações acessórias (SPED, etc,..etc.etc..) isso é do programa e no L.Presumido é muito mais fácil o preenchimento e entrega.

Resumindo, vejam onde vocês poderão cortar custos internos, contratar funcionários bons e os que não tiverem tanto conhecimento, ensine-os e faça com que eles tenham vontade de trabalhar (uma % sobre a mensalidade, por exemplo, é um bom incentivador).. tenha os funcionários se sentindo como se fossem donos também (logicamente ilustrativo) assim a excelência dos seus serviços ficará em evidência e muitas das vezes a quantidade de clientes supera os honorários baixos que os mesmos pagam.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 10:25

Espero ansiosamente a chegar a hora que o colega Andrei citou, o dia que valer a pena, eu volto a pegar, claro. Mas o tenho o meu preço, se aparecer alguém querendo pagar, eu pego, se não, como os preços estão muito aquém, não vou gastar esforço nesse nicho...

A título de exemplo:
Ao final do ano passado encontrei um amigo de escola, papo vai, papo vem, falando da vida, soube que trabalho com isto, chorou lá que o contador dele "é feio e tem cara de melão" e ainda cobra caro. Conheço a empresa dele. Aí ele me perguntou se eu não queria fazer a contabilidade dele. Respondi que eu vivo disso, e se ele está insatisfeito com o contador dele não teria problema nenhum em assumir a escrita dele, e procurei saber mais porque o rapaz estava insatisfeito, e soube que o principal era o preço, que o colega cobrava 2 mil para fazer a contabilidade dele, e eu respondi: olha rapaz, se o seu problema com ele é preço, acho que não poder te ajudar, acho que você está pagando bem pra caramba, pq eu não cobraria menos de 3.500 para fazer a sua empresa, com a complexidade que ela tem. Agora se você é mal atendido ou não, aí são outros 500. Melhor deixarmos para lá e a amizade continua... E mudamos o assunto.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 10:49

Bom dia, colegas

Aqui trabalhamos com diversas empresas LP e LR, mas os honorários são cobrados em um valor justo com o trabalho e os SPEDs e Declarações também.

Não é justo o governo criar mais 10 obrigações acessórias e o contador ter de fazer de graça.

Aqui seguimos essa filosofia, pegamos empresas LP e LR normalmente, mas os honorários são cobrados a um valor justo levando em conta regime de tributação, quantidade de funcionários, volume de notas fiscais, etc...

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 10:55

O pior não é isso... Aqui no Rio estabeleceram uma taxa única trimestral, se você tem inscrição estadual, deve pagar, se precisar de qualquer serviço da SEFAZ, a taxa cobre, se não precisar, perdeu... e paga no trimestre que vem de novo. Custo da taxa, 600 reais no simples, fora do simples, a partir de 2.000.

Fui no Cliente, contei para ele da taxa, ele reclamou que é todo mundo corrupto por não mais de 20 segundos e depois falou que tudo bem, tem que pagar então ele paga, mas se falar em mexer 50 pratas na mensalidade, Deus me livre!

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 12:15

Pois é Fernando... Assim. Do nada. Absurda, já tem 2 ações para derrubá-la, mas até agora, nada. Vamos ver...

Primeira a pagar será no fim deste mês, já estou enviando aos clientes, mas orientando a deixar para pagar no último dia, e rezar, orar, fazer despacho ou o que mandar a sua religião, para ver se ela cai até lá. Se não, é pagar.

Outra opção é não pagar e continuar na torcida para derrubarem a taxa, se não ocorrer, terão de pagar com multa e juros, se ocorrer, não pagarão nada. Deixo a critério deles a escolha.

Mas está assim...

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 14:03

Sergio Fernandes Junior, é mais fácil, a SEFAZ chegar na loja armada dando voz de assalto do que mascarar dessa forma.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 14:40

boa tarde caros colegas

que fase é essa?lembro de ter participado de vários cursos,palestras,fóruns sobre os sped's e o que mais ouvi na epoca(e admito que gostei muito)foi que finalmente o contador seria reconhecido,que o profissional contábil seria a profissao do futuro.
mais a realidade é outra,infelizmente!

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 14:54

Sergio Fernandes Junior mascarar em forma de taxa, um assalto desse ao contribuinte, cobrando uma taxa sem nexo como essa que você mencionou.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 15:08

Se o empresário não estiver disposto a pagar por um bom serviço contábil, que sofra as consequências que virão com o tempo com um serviço barato. Serviço barato é sim sinônimo de má qualidade, OU alguém está pagando para trabalhar, seja com seu tempo, seja com seus recursos, pois se analisar, dependemos de estrutura, software, auxiliares capacitados (não vou nem entrar na questão que todo trabalhador da contabilidade deve ser habilitado).

Não é incomum encontrar pessoas que querem fazer a 'contabilidade' ou cumprir assuntos geralmente feitos por contabilistas, por conta própria sem ter capacidade. Agora nessa época de IRPF então, dá até agonia. Com o tempo é claro, problemas aparecem e procuram um contador.

Sérgio, da mesma maneira que você recusa alguém que diz que está pagando muito, vai ter aquele 'profissional' que vai assumir a bronca abaixando um pouco e prometendo algo melhor... tenso não é?

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 15:10

Guilherme Heiderichi


verdade!

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Camila

Camila

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 15:38

Boa tarde,

pessoal, moro no interior de MG e às vezes tenho a sensação que essa situação de valores de honorários baixos, grande quantidade de obrigações com o fisco, desvalorização profissional e a concorrência desleal chegar a pesar ainda mais...
A grande maioria das empresas da cidade e da região são pequenas empresas e parece que quanto menor é a entidade, menos importância tem o contador e a contabilidade. Os responsáveis por estas empresas, na grande maioria das vezes, procuram os serviços baseado nos valores mais baixos possíveis ou por questão de afinidade, sendo assim fica difícil trabalhar, eles não aceitam aumento de valores por aumento na demanda de obrigações acessórias.
Temos Simples e LP, mas as optantes pelo Simples são a grande maioria e tem um caso de LP, (pasmem), que paga R$100,00 por mês e se cobrar mais caro, simplesmente perde o cliente porque logo ali tem alguém que pegue a contabilidade por esse valor, ou até por menos...

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 15:59

Camila

boa tarde


parece que as coisas tendem a piorar ai na sua região.
aqui também não é muito diferente,porem uma coisa que observo é que tem profissionais que acabam pagando para trabalhar,tratando o cliente como uma criança e isso acaba acostumando.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Camila

Camila

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 16:06

Michele,

Concordo plenamente e digo mais, se eu fosse proprietária e não funcionária, eu mudaria milhares de coisas no andamento do escritório.
A valorização precisa partir de nós, temos que impor limites nos clientes, cobrar valores justos e prestar serviços com qualidade, talvez assim manteremos os bons, porque esse pessoal que paga mais barato geralmente são os que mais te darão dor de cabeça.
O que acredito ser mais difícil ainda é lidar com tanta obrigação acessória.


Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 16:37

Esta realmente complicado e complicando cada dia mais. Pelo menos aqui a SEFAZ/SP não instituiu taxas "ainda", pelo menos aqui no estado de São Paulo, quase todos serviços são gratuitos tanto SEFAZ quanto JUCESP (junta comercial) pelo fato de quase todos os serviços serem resolvidos online ou com a presença da certificação digital. Lembro-me de alguns meses atrás precisar de certidões de empresas em MG, mesmo o serviço sendo online precisamos pagar uma taxa em torno de R$ 10 reais, e para uma ficha cadastral R$ 30, já achei um pouco abusivo, imagina R$ 600/trimestre, igual nosso amigo Sergio expôs.

Em relação as LP e LR, não tem o que se fazer. Já corremos riscos demais com esses SPED's que nunca são batem geram uma bateria de inconsistências. Assumir uma dessas empresas por menos de R$ 1000 é meio que loucura, só que sempre tem um contador feio e cara de melão que ira com certeza assumir por R$ 250 ou até menos como colocado pelos colegas em questão. O correto é mostrar o que nosso serviço contábil é de qualidade e sempre ir fazendo laços com os clientes, para segurar os bons e atrair os bons. O fisco esta precisando de receita, logo logo vão começar a cair muitas empresas e consequentemente seus contadores junto.

Atenciosamente,

Marcelo Morais
DANIEL CHISTE

Daniel Chiste

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 17:02

Prezados,

Concordo com muitos e discordo de poucos.

Sou consultor fiscal especialista em SPED. Presto serviços como PJ e vejo como um grande diferencial quem domina essas obrigações. Atualmente resolvi abrir um escritorio em casa a pedido dos amigos para cuidar de suas empresas e agregar um dinheiro extra nas noites mineiras. Vejo que os mesmos não possuem grandes controles e querem pagar o mínimo possível ao profissional contábil. No meu pensamento para fazer LR o contador deve estar dentro da empresa, pois a exigência e o controle devem ser minuciosos. Diante de tal fato, adotei a mesma política de vários colegas de profissão, ou seja, atualmente no meu escritório faço apenas empresas do simples e se possível serviços (é um extra ) , pois demandam menos tempos que as empresas com outras formas de tributação.

Abs,

Daniel Chiste

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 19:38

Ismael, aí é questão de posicionamento... o contabilizei não é meu concorrente. Ele não é capaz de pegar clientes que eu atendo e nem eu o perfil de clientes que eles tem hoje não é o que eu busco...

Ismael Bezerra Pereira

Ismael Bezerra Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 23:08

Caro Sergio, como você consegue se diferenciar do CONTABILIZEI. Digo isso, pois, eu estava olhando o site deles e eles já estão atendendo até comércio LP. Eu olhei e disse a min mesmo:"esse pessoal está dominando tudo". Estou no meu último ano de contabilidade e quando olho as pesadas declarações do LR e LP de um lado e a contabilidade online de outro, me desanima a continuar na contabilidade. Mas se vocês conseguiram, então não não há Golias invencível. Sucesso.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 10 março 2016 | 08:35

Bom dia Ismael,

Olha, não é difícil. Eu não sei como é o seu conhecimento e atuação (ainda que como estagiário ou funcionário) no mercado contábil, mas não é difícil perceber que estes sites, existem outros, de "contabilidade" pela internet atuam com um nicho bem específico do mercado.

Em primeiro lugar, quem tem escritório, ou atua como autônomo, ou mesmo funcionário de escritório, pode testemunhar que muitas vezes o cliente não se dá o trabalho sequer de ler as informações que mandamos para eles por emails, e qualquer pequena dúvida, liga para o escritório para falar com o responsável (com a pessoa que mais o atende) e tirar a dúvida dele - que já foi esclarecida antes, ou já estava no email, enfim... Por que? Porque é MUITO mais prático para o cara ligar para um número salva na agenda e fim. A proposta desse site é dar a informação, de forma fácil e linguajar claro, mas onde o empresário, ainda assim, é obrigado a buscar a informação, a procurá-la - e entre um bocado de outras informações que não necessariamente lhe são úteis. Se você tiver essa informação também (precisa saber, estudar, estar atualizado!), o conhecimento do seu cliente e puder informá-lo, filtrando apenas o que lhe é útil e oferecendo de forma simples e prática, isso é um valor que você cria para o seu cliente que o site não dá! Especialmente pela pessoalidade e praticidade na transmissão da informação.

Outra diferença é a que, para muitos, a questão da pessoalidade, do contato, ainda é muito importante. Por exemplo, aqui no escritório se você quiser admitir o funcionário, mande para cá e resolvemos tudo. Você não precisa se preocupar com nada. Na demissão, você avisa que vai demitir, nós fazemos as perguntas necessárias e providenciamos tudo, se tiver que homologar, nós vamos até o sindicato. Coisa que os sites não fazem.

Outro ponto é o controle de DP, quando vencem férias, quando é hora de concedê-las ou não, quando de uma demissão, se for o caso, fazer de uma forma diferente, em outra data, em outra circunstância em favor do cliente. Fazemos ainda um modelo padrão de regimento interno, controlamos advertência e suspensões, toda a documentação de admissão e diversas salvaguardas como possibilidade de descontos em salário de funcionários por danos causados à empresa, possibilidade de hora extra, mudança de turno, dispensa ou concessão de VT, entre outros.

Outra coisa que oferecemos é buscar e entregar a documentação mensal no cliente, quando este preferir recebê-la fisicamente. Além de reuniões e consultas sempre que o cliente quiser (e às vezes, mesmo que não queiram, mas vermos que precisam ou que será proveitoso), aqui ou nas suas empresas, muitas vezes observando para a questão do planejamento tributário.

Atendimento à fiscalizações e ida às devidas repartições quando da necessidade, mesmo que não seja por ação fiscal.

Aqui, ainda fechamos o balanço mensalmente para as empresas que nos dão essa possibilidade, e em geral, ao menos uma vez por ano ou sempre que a empresa apresente alguma variação muito "estranha" nas suas contas, convocamos reunião para explicar o balanço e questionar algumas coisas. E quando não é permitido, naqueles casos que já sabemos, reunimo-nos também para explicar os riscos e necessidades.

A maioria destas coisas site nenhum oferece, e muitas vezes nem outros colegas profissionais. O atendimento que eu dou ao meu cliente, eles não dão, portanto, não concorrem comigo. E se o cliente for um cliente do perfil deles, vai me achar caro e já vai saber que eles existem, e vai me questionar a respeito, e aí vou explicar isso tudo e mais alguma coisa que ele terá comigo e o site não oferecerá. Eu, particularmente, formo preço, não trabalho pelo mercado, sei meu ponto de equilíbrio, margem de contribuição, até onde posso baixar, onde passa a ser prejuízo e até onde posso trabalhar abaixo do ponto de equilíbrio com a projeção de escala e o novo patamar de custos, mas se chegar ao preço limite e ou eu achar que não vale a pena, sei reconhecer que o cliente não é o meu perfil e que eu não o quero. Se apesar disso, ele não entender, ou não enxergar valor no meu trabalho, eu mesmo falarei para ele: olha meu amigo, então você não é o perfil de cliente que procuramos para este escritório.

É trabalhar com foco no seu perfil...

Abraço

Ismael Bezerra Pereira

Ismael Bezerra Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 10 março 2016 | 09:11

Valiosíssimas as sua informações. Sou funcionário de um escritório (já é o meu segundo) e vislumbro abrir o meu. Acho que cada setor da economia tem os seus Golias (tanto internos como externos), e o meu entendimento de um escritório contábil é igual ao seu. Nós temos é de procurar esses clientes que querem algo a mais que o contador pode oferecer e fidelizarmos esses clientes. Sucesso

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.