x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 30

acessos 9.378

A nossa realidade de Contador

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 23 junho 2009 | 00:32

Boa noite,

eu desabafei um pouco no tópico http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=21940

e gostaria de ouvir e aprender - também, com a realidade de vocês que militam na área.

Sabemos das dificuldades impostas pela lei, mas pouco ou nada do sofrimento com clientes que atrasam, que tomam nosso tempo com perguntas repetidas, com choradeira e por ai vai.

Quero com isso, tentar encontrar modos de diminuir essas coisas, de como organizar a atividade, de modo a minimizar conflitos, falhas, atrasos.

No meu caso, tenho sofrido, porque ainda não encontrei pessoas em quem depositar confiança no trabalho, trocando em miúdos, bons empregados.

Encontro, falastronas, bocudas, ignorantes, pretensiosas, somando a isto, exigentes com respeito a salários e beneficios.

Com industria pagando mais de R$ 800,00, os grandões em torno de R$ 950,00, fica muito dificil captar empregado.

E fazer tudo sozinho não dá.

Eu cheguei a estudar a viabilidade de formar uma sociedade com outros de mesmo porte (nanico), onde segundo meus calculos a economia para cada um seria o equivalente a 30 novos clientes, o que considero dificil conquistar hoje.

Corte de aluguel (não trabalho em casa, aluguei uma casinha só para o escritório), internet banda larga, provedor, assinaturas de boletins, tempo em pesquisa, leitura, gasto com combustível.

Fora a possibilidade de locar um prédio melhor localizado e a divisão das responsabilidades entre os socios.

Por mais que se fale, não creio em empregado vestindo a camisa, ainda mais em Escritório Contábil.

Eu tenho uma receita de R$ 5.500,00, e despesas no montante médio de R$ 3500,00.

Tenho um empregado, mas o ideal no meu ver seriam mais dois. Porém como?

Apenas mais um, já seriam nada mais do que R$ 1 mil de despesa.

Eu "teria" um escritório para pagar funcionário.

O pior de tudo, me sinto casado com o escritório. Não sei como "passar p''ra frente", se vendo, se fecho.

No ínicio tinha o sonho de ver tudo "redondinho", até banquei duas empregadas, mas começou haver conflitos por ciumes, pois eu recompesei mais uma do que outra, devido a diferença de méritos - falo sério.

Agora, com o que tenho, mesmo incentivando a fazer um curso superior, só recebo queixa que eu pago pouco e que outros pagam mais (800 a 950, grande mais).

Cheguei a conversar com alguns contabilistas em busca de fechar uma sociedade, mas as negativas foram imediatas.

O estranho é que encontro alguns pelas RFB com olheiras enormes, e quando por ventura passo em frente a seus estabelecimentos, encontro as luzes acessas e os veículos na frente, indicando que ainda estão trabalhando.

E aqui obtive depoimentos do mesmo, e que ocorre comigo. Chego a sair do escritório as 23:00.

No começo cheguei a sair 01:00, zonzo de sono.

Tudo, com o intuito de oferecer um melhor serviço. Mas a que preço?

Não espero e nem acredito em reconhecimento por parte dos clientes. É utopia.

Assim sendo, para encerrar. Gostaria que aqui fosse trocado as nossas dificuldades do dia-a-dia, não como mero desabafo ou choradeira como fazem os clientes, e sim como busca de soluções.

Eu tenho ideias que pretendo implantar mas que tenho receio, como por ex. exigir que os clientes agendem horário.

Estou cansado de no meio do trabalho ter de parar e ficar ouvindo blá blá durante 01:30.

É isso, e peço desculpas pelo modo que expus a questão.

Abraços a todos e até hoje cedo.

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 23 junho 2009 | 12:43

Muito interessante esta iniciativa, melhor seria se eles fizessem também a parte fiscal.

A minha demanda é mais na fiscal / trabalhista, e eu seguro sozinho as duas áreas, haja vista, que minha funcionária ainda é mera auxiliar, não perpassa seus conhecimentos nas áreas, estando mais aqui mais como officegirl.

Porém entrarei em contado com eles para maiores detalhes.

Obrigado pela significativa contribuição.

Abraço.

Editado por Oliveira em 23 de junho de 2009 às 12:44:06

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 23 junho 2009 | 14:07

Estou pensando em criar coragem e divulgar que trabalho com Recursos Humanos tercerizado, como fizeram esses profissionais, pois é area que gosto mais e que me dedico mais.

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 23 junho 2009 | 20:24

Embora esteja na regra,

não considero que tenha sido correta a exclusão da resposta do colega, onde ele indicou uma empresa de serviços a escritórios.


Ao menos, o responsável poderia ter apenas editado a resposta do colega, trocando a referência por asteristicos e deixar claro que foi editado por um moderador, como ocorre em fóruns pela net.

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 14 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 09:44

Bom dia Oliveira

A resposta em questão foi removida por ferir as regras do Fórum.

A edição da referida mensagem não seria prudente, pois o usuário poderia novamente editá-la e alterar os asteriscos novamente.

O usuário em questão é o proprietário da empresa e fez se passar por contador que precisou de serviços de terceirização para reduzir os custos, ou seja, além de descumprir as regras com a divulgação, agiu de má fé.

O Fórum Contábeis não quer ser mais um fórum pela net, o principal objetivo é a seriedade, comprometimento, e união da classe contábil.

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Thiago de Souza Oliveira

Thiago de Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 10:43

E para quem ainda pretende começar como eu??? Eu trabalho em um escritório, sou auxiliar fiscal/contábil por aqui... Ainda tenho muito que aprender...

As vezes penso em montar um escritório, mas quando penso que não vou dar conta do serviço sozinho( não por incapacidade técnica, mas pelo volume de trabalho), vou ter que pagar funcionários, internet, impostos, entre outros... já até desanimo, pois a impressão que fica é que vc vai pagar para ter um escritório próprio. Nós técnicos/contadores, infelizmente, não somos valorizados como deveríamos, nem pelos clientes, e muito menos pelo governo.

Eu gosto muito da profissão, mas até o exato momento não pretendo ter um escritório próprio, mas sim lecionar, esse é o meu objetivo por enquanto.

Um Abraço a todos...

T+

Editado por Thiago de Souza Oliveira em 24 de junho de 2009 às 10:45:54

Antonio Carlos

Antonio Carlos

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 11:38

hum, realmente, a nossa profissão não é valorizada. A classe vive se comendo, trabalhei 12 anos para um contador, 6 anos sem tirar um dia sequer de férias, não sabia que mes ia ficar sem internet, telefone ou programa contabil, sempre vivia cortando, mas sempre querendo manter status mudando de predio comprando motos acima de 25.000,00 e o dia que recebi uma proposta melhor me chamou de "traidor". Então acho que nem a classe se respeita, vejam outro exemplo, para essa pessoa que eu trabalhava ela tinha uma empresa e cobrava a mensalidade de 750,00 ai os "contadores" da cidade resolveram fazer uma associação estipulando os valores de todos os tipos de serviços, de um requerimento para emissão de RG até a contabilidade publica, o contador obdeceu a tabela, mas o vice presidente ofereceu a essa empresa que pagava 750,00 a mensalidade de 450,00!
Quanto ao nosso amigo que está na condição de trabalhar para pagar funcionario, acho que deveria fazer um reajuste nas mensalidades, tbm dar algum incentivo aos funcionarios, aqui onde trabalho a cada nova empresa que trago ao escritorio ganho a primeira mensalidade, tbm recebo uma comissão por fazer IRPF, na maioria das vezes é maior que o valor do meu salario

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 12:51

Rogério,

eu até imaginei que fosse isso mesmo.

Ele agiu de má fé, isso eu não esperava.

Agradeço a resposta.

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 13:09

Thiago e Cleyton,

Eu ja pensei nessa ideia de fazer uma participação do empregado nos ganhos de cada nova empresa, até falei, mas disse também que isso exigiria maior comprometimento e participação da parte dela.

Da mesma forma que não acho justo eu ficar "rico" as custas do trabalho do outro, também não acho justo eu ser o responsável e a pessoa não, pois dos erros que ocorrem, o prejuízo fica pra mim.

Eu penso que muitas vezes o que difere o dono do empregado é o status/dinheiro, pois dependendo do empregado, esse é mais responsável que o patrão.

E é por isso que sonho em formar uma "união", onde ao menos os custos seriam partilhados, como toda a estrutura de rede, telefones, aluguel e etc.

A próximo a mim tem um pequeno escritório, quando passo em frente penso em entrar para falar com o dono.

Eu vejo que lá ainda não tem uma moto para fazer o serviço de rua, sendo que eu já tenho uma quitada, que serviria para ambos.

Esse é apenas um exemplo, eu sou uma pessoa humilde, não almejo dinheiro para ficar rico, quero apenas o necessário para construir no lote que ainda tenho mais quatro anos para pagar.

Eu reconheço que Deus me deu a condição de ter uma familía e uma lar, e desejo o mesmo para os meus próximos.

E de acordo com os meus cálculos, se fosse possível uma sociedade, com a economia de ambos os lados c/ despesas operacionais, poderia melhorar os salários.

Eu não posso reclamar do financeiro, pois consigo pagar o terreno, um convenio médico e a previdencia, e despesa com alimentação.

Porém, isso, do jeito que está, se eu colocar mais um empregado, a situação inverte.

Optei por ficar sobrecarrecado, mas não sei até quando aguento.

PS: Pequei o escritório com dívidas que ainda estou acertando.

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Antonio Carlos

Antonio Carlos

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 13:18

Eu penso que muitas vezes o que difere o dono do empregado é o status/dinheiro, pois dependendo do empregado, esse é mais responsável que o patrão.

Com certeza, meu ex patrão me ligou outro dia perguntando qual era a aliquota do PIS, ele é proprietario a mais de 15 anos, por ai vc's já tiram uma ideia de como ele é responsavel.
Realmente hoje em dia está muito dificil encontrar pessoas competentes no mercado, ou até mesmo pessoas interessadas em aprender, já vi de tudo, pessoas que passam o dia no msn/orkut, que mentem dizendo que fizeram algo e que do nada o trabalho sumiu, gente mesquinha que apaga o serviço dos outros!
Oliveira acho muito nobre a sua intenção e te desejo muita sorte amigo.

Thiago de Souza Oliveira

Thiago de Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 14:04

Aqui onde eu trabalho, me consola ver os meus patrões em seus devidos lugares, a frente de tudo. Apesar de nós termos responsabilidades, eles tem responsabilidades maiores ainda. São excelentes empregadores, e não tenho nada do que reclamar. Pelo menos isso, eu não posso reclamar...

Se algum dia eu viesse a ser proprietário, gostaria de ser como eles, que tratam muito bem e valorizam os empregados. Além de serem responsáveis por tudo.

Oliveira, te desejo a maior sorte no mundo, espero que tudo dê certo pra vc.... Um Abraço...

HELENA ALVES

Helena Alves

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 21:17

Boa Noite...
Desculpe ..mas creio que devo argumentar sobre o assunto:
(a partir de certa data..)
Imaginem vcs. Trabalhar p/ parentes """Tio...sobrinha..etc..etc""", não aceitam o que a gente fala...perguntam p/ outros contadores se estou certa? (Só porque sou Técnica Contábil) ...pagam p/ eles ...
Contratam pessoas que ainda tenho explicar até como funciona o sistema de folha de pagatº...
Qdo estou fazendo a parte contábil erros do tipo: dirf/dctf/rais/
o pior que de todos é a Gfip/Sepif.. ..(omissões...inversões de valores..datas das demissões) enfim está uma bagunça...depois voltam p/ eu poder acertar os erros..e vcs não tem noção dos erros.... Estou fazendo as retificações de 2008
Sempre gostei de trabalhar nesta área..(dp.fiscal.contabil)..
Mas não se desanimem..é uma área que nunca faltara serviço
Até Breve
Helena


Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 08:54

É, eu acho que pra trabalhar nessa área tem que ter muita vontade e amor a profissão... se eu não me sentisse assim, nem estaria começando o Contábeis superior agora no 2o semestre.... Tenho muita esperança para o futuro, e acho que devemos sempre buscar crescer e evoluir, fazendo cursos, pós, especializações... a tendência é cada vez mais o contador ser valorizado.... Acredito muito na contabilidade, é uma área muito boa, pra quem gosta...

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 09:51

Bom dia amigos!

Faço coro a tudo que foi dito.
Nossa profissão não é muito valorizada pelos empresários e muito menos pelo Governo.
Para trabalhar na área, realmente temos que gostar muito. Como foi dito, temos que trabalhar com amor (mesmo que isto seja necessário para todas as profissões).

Mas, na minha opinião, nós mesmos somos os culpados. Só para se ter uma noção, tenho um "concorrente" que tem a coragem de cobrar R$ 25,00 mensais para fazer a contabilidade de uma ME. Isto tudo para ganhar mais clientes.
Nós é que temos que nos dar valor. Nós é que sabemos quantas noites passamos em claro (estudando ou trabalhando), quantos momentos que deixamos de passar com nossa família para dedicar à profissão. Desta forma, cabe a nós dar o devido valor à nossa profissão.

Se eu considerar que o meu honorário é R$ 100,00 e o cliente vier dizer que tem outro que faz por R$ 10,00, ele que vá para o outro então. Não faço por R$ 10,00. Meu preço é R$ 100,00.
Mas eu tenho que mostrar para ele que meus serviços valem os R$ 100,00 pagos por ele. Tenho que ter um diferencial. É preciso trabalhar com uma equipe boa, para que possamos ter condições de atender bem o nosso cliente, ou seja, um escritório contábil precisa ter a equipe que executa o trabalho e também a equipe que dá o apoio (atualização da legislação, atendimento aos clientes, assessoria contábil, etc.).

A contabilidade é a única área que sempre tende a crescer. Nunca faltará mercado de trabalho. Como sempre digo: "Sempre que tivermos empresas movimentando o mercado, há a necessidade de um contabilista".
Cabe a nós mesmos selecionarmos o nosso nicho de mercado e não nos entregarmos aos "empresários enrolados".

Mais um detalhe muito importante: O Sped está vindo aí. Só vai ficar no mercado aqueles que realmente forem bons.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 10:44

escritório contábil precisa ter a equipe que executa o trabalho e também a equipe que dá o apoio (atualização da legislação, atendimento aos clientes, assessoria contábil, etc.).


Já fiz as contas, com o no. de clientes e valor que tenho de honorários não consigo estabelecer equipes assim. Tudo aqui se resume a mim.

Não acredito que esse concorrente consiga viver cobrando R$ 25,00, na verdade ele está pagando.

Gostaria de saber de vocês o seguinte:

Vocês tem o escritório estabelecido, carteira de clientes, honorários, certo. E aparece outro contabilista/contador, consideremos que seje honesto, trabalhador, propondo uma união com fins de agregar valores intelectuais, dividir responsabilidades e despesas.

Vocês:

1-recusariam sem pensar;
2-recusariam, mas dariam boas razões para tal;
3-pensariam sinceramente a respeito, porém com inclinação a recusar;
4-pensariam ou não, mas aceitariam, por não ser má idéia ao menos.

em 2007/2008 conversei com dois, e os dois recusaram, um sequer respondeu, o outro disse que sociedade é mal negócio e por fim ofereceu-se para ou comprar minha carteira de clientes ou tercerizar os serviços.

Quis botá-lo para fora aos chutes.



Editado por Oliveira em 25 de junho de 2009 às 12:58:11

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 12:07

Boa tarde amig Oliveira!


A proposta de parceria é boa sim. Já pensei em fazer isto aqui.
Mas, assim como ocorreu com você, o contabilista a quem fiz a proposta recusou.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 12:56

Wilson,

É uma pena, uma pena que estejamos longe...rsrs

Graças a Deus e ao pessoal do Portal Contábeis por esse magnifico espaço, onde podemos ao menos partilhar idéias, conhecimentos, dúvidas.

A internet é uma excelente ferramenta de trabalho e pesquisa.

Eu vejo muitas coisas boas em unir-se, eu basei-me num caso daqui - bem sucedido, de união, dois contadores formaram um pequeno escritório no inicio, hoje, passados, menos de trinta anos, figura entre os melhores, friso, melhores.

Cada um tinha seu próprio escritório, aqui na cidade há outros casos conhecidos, somente o bambam, que não é o caso, ele abriu sozinho e é, passados 50 anos, o tido como o maior daqui. (embora meu tio, contador aposentado, disse que a custas de práticas anti-eticas, ilicitas, desonestas - embora hoje gaba-se de ter ética).

abraços a todos

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Marcos Flores

Marcos Flores

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 13:10

Caros amigos, lendo a conversa de vocês me bateu uma vontade de saber se eu realmente ganho o que mereço.

Trabalho há 3 anos e 8 meses no mesmo escritório, que é o meu 1º emprego. Nunca tirei Férias.
As vezes leio vagas na internet, com o dobro do que ganho, e exigencias que creio eu tirar de letra. Me dá vontade de sair daqui. Porém, tenho medo de se sair e o não dar conta do recado, por achar que aqui é um escritorio pequeno e tal, penso eu ser um serviço mais facil.

Procurei um tópico mais específico, com equiparação de salario e ver o dia a dia se é mais puxado que o meu, etc.mas não achei.

Podem me ajudar?

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 13:22

Marcos,

acho que você pode ponderar pelo seguinte:

1- é você quem acompanha as atualizações legais;
2- é você que interpreta a legislação;
3- por quantas empresas você é responsável no seu setor;
4- você faz além do que os empregados em geral;
5- é pontual;
6- se precisar faz um cerão sem reclamar (ou exigir o pagamento imediato);

pois, eu trabalhei - por pouco tempo diga-se, eu um escritório de grande porte, foi uma experiência ruim.

eu era um mero digitador - justo alguém que gosta de estudar e pesquisar.

a única coisa que considerei boa lá foi que eu não era incomodado por telefone ou clientes, era entrar as 7:30 e sair 17:30 sem ouvir o telefone, isso seis dias por semana (isto mesmo, aos sábados também).

escritório menor - não pequeno, considero melhor pelo lado humano da coisa, excetuando os clientes, que na grande maioria são uns mercenários.

PS: Hoje mesmo a minha funcionária faltou sem dar notícias. Normalmente eu é que sou obrigado a ligar para saber se ao menos vem depois do almoço.

Já mandei embora uma vez, o que contratei depois, ficou quatro meses, e do nada, saiu sem avisar e deu o maior xilique quando descontei os 30 dias não trabalhos.

Outra - uma senhora, disse mundos e fundos para arrumar o serviço, que havia trabalhado num escritório conhecido por dez anos - o que eu me referi no outro post, e talz.

Para quê, baixou um clima ruim aqui, fiquei tão mal. A mulher vinha com uma conversa de astros, cosmos, bem Nova Era, e fumava na sala dela - eu não fumo e o cheiro vinha parar na minha.

Fez que fez, que concordei em jornada de seis horas, por R$ 600,00 reais mês.

Logo no primeiro dia, as 14:30 chegou para mim dizendo que já precisava ir, aceitei sem exigir maiores explicações.

Quando me dei conta, ela saiu a semana toda as 14:30. Chamei-a, expliquei que ela não estava cumprindo o horário, ela chiou, disse que tinha assuntos particulares, um curso de ioga e tal pra fazer.

Ri, ri mas com cara de bravo. No exato dia do término dos trinta dias de experiência, dispensei-a.

Pra quê? Outra que deu xilique, falou que perdeu de trabalhar numa loja do shopping para pegar esse - que ganharia menos, frisou, para me ajudar e porque gosta da área.

Meu sangue ferveu.

Pior foi quando contratei um garoto de 15 anos para office-boy por um pouco menos do que o salário-minimo.

Esse, me mandou para um lugar feio na frente de um cliente, só porque ele pegou chuva no caminho.

Que culpa tinha eu, se quando ele saiu não estava chuvendo, eu disponibilizei guarda-chuva e uma capa das amarelas, fora que quando o dia está chuvoso eu evito de passar serviço de rua.

Mas tinha contrato a retirar na Junta e o cliente tinha pressa (como sempre!).

Essas são minhas más experiências com empregados.



Editado por Oliveira em 25 de junho de 2009 às 13:36:44

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Marcos Flores

Marcos Flores

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 13:43

Oliveira,

Respondendo,

1-Acompanho sim, muitas atualizações, mas o contador me ajuda com algumas.
2-Interpreto, mas a palavra final é dele.
3-Atualmente sou responsável por 39 empresas. Mas algumas delas são aqueles que somem e só aparecem em epoca de IRPF, com nota de 1 ano atrás, etc. Mas sou eu quem tem que fazer todas as declaraçoes do escritório DCTF, DACON, DIPJ ,DIRF pq as meninas responsaveis pelas outras empresas não sabem fazer. E ainda tenho que acompanhar andamento do serviços das Empresas optantes por Livro Caixa.
4- Faço sim, as vezes to bitolado de nota. E o contador chega a mim pedindo pra digitar cartinhas de faturamento, passar e-mails,coisas bobas. Coisas que, ao meu ver podia pedir para as meninas que tem menos serviço ou até ele mesmo pode mandar um e-mail.rs
5- Sou pontual sim.

Tenho que atender clientes, as vezes serviços de officeboy.

Não desmereço esse cara, pois se não fosse ele, tvz não saberia fazer nada hoje. Mas acho que aqui não terei projeção.

eae o que acha?

Marcos Flores

Marcos Flores

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 13:50

Não tinha visto o restante do seu post.

Esse tipo de funcionario, com certeza, nunca fui.

Nesse tempo nunca atrasou uma guia sequer.

Quando atrasou a culpa foi do cliente, mas no caso caiu em mim. rs

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 13:56

Sendo assim, Marcos, você é uma pessoa que merece mais, mas não creio que salário em escritorios da Capital passem de R$ 1.200,00, aqui, a média é R$ 950,00, fora alguma outra coisa, eu não pago isso, pois não tenho, alguns aqui, se forem encarregados o sal. é de uns R$ 1.500,00.


R$ 1.500,00 para mim é rendimento de dono, pois o meu é nanoescritório.

Eu não vejo muito futuro em ser empregado de escritório, e mesmo em fábricas, muitas já não pagam quase nada para essas áereas.

As pessoas que conheço e ganham bem é de duas uma:

1- faz décadas que trabalham na empresa;

2- tem costa-quente.


Você tem disponibilidade para mudar de cidade?

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 14:01

Eu quando fiquei um tempinho no grandão já tinha mais de cinco anos na área, e o salário combinado era de R$ 500,00 com ticket de R$ 96,00 o qual ele já estava ameaçando tirar.

O honorário dele era de no minino um salário, na época de R$ 350,00.

Mas eu não gostaria de estar na pele dele - e hoje eu aqui, aquilo era um inferno para ele, todo mundo numa boa, e ele ficava até as 22:00.

Ele cresceu muito rápido, tem clientes muito grandes, várias empresas lucro real e presumido. Isso em apenas dez anos.

Meu tio, antes de encerrar as atividades, tinha 120 clientes, em mais de 30 anos no ramo.


Depois se quiser eu continuo, agora tenho que sair.

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Marcos Flores

Marcos Flores

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 14:09

Então,

Sei que escritório não dá muito futuro. To indo pro segundo semestre em Ciencias Contabeis, quero terminar e trabalhar em outro ramo que não seja escritório.


Mudar de cidade? Não, acho melhor não por enquanto.

Até mais Oliveira.

Obrigado pela conversa

GLAYDSON COSTA MEDEIROS DA SILVA

Glaydson Costa Medeiros da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Domingo | 22 agosto 2010 | 02:28

Caros Companeiros,


acho muito salutar essas explicitações do que realmente acontecem no nosso cotidiano, mais quero resaltar não como verdade absoluta, mais como experiencia propria a titulo de mercado e profissao, ja fui tecnico optico, vendedor de calçados, prestador de serviço condominial, auxiliar administrativo.... entre os que lembro e quando o negocio tava ruim ia pra outro.... e seria assim ate o fim da minha vida, sabe porque em tudo somos atribulados e ganhamos poucos, no entanto aprendir com um ditado popular e desculpe a franqueza do Companheiro Nordestino de Pernambuco da Cidade de Abreu e lima: Pedra que rola muito não cria lodo. e agora tá ruim mais vai melhorar o tempo é quem dirá isso, fica firme Oliveira você ainda é muito Jovem, e sem discriminação nenhuma e sem preponderância de saber tudo, me sensibilizo e entendo o que você expressa aqui, vamos pra frente.



Abraço a todos

HELITON TOLENTINO MAGALHÃES COSTA

Heliton Tolentino Magalhães Costa

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 1 novembro 2010 | 21:44

Prezados Companheiros

Eu como o companheiro acima me sensibilizo com os problemas de vocês, acho que estão num momento difícil da profissão e vou comentar.

Realmente escritório de contabilidade é um ramo que demora para começar a ser lucrativo, mas é muito sólido, se vc formar uma boa carteira de clientes e trabalhar direito vai ter muito sucesso, e também vai conseguir ganhar dinheiro.

Talvez os 2 ainda não tenham pego as vertentes desta profissão.

Ao Marcos você está no caminho certo, o do trabalho, trabalho de contador é um trabalho duro mesmo. O fisco para suprir sua deficiencia em capacidade de fiscalização, inventa centenas de obrigações acessórias para nós entregarmos, assim fica facil fiscalizar, pois nós somos digitadores das informações e os potentes computadores do fisco cruzam dados e fazem tudo automaticamente. Fui em uma palestra na delegacia central da SRF na Prestes Maia e ví tudo isso pessoalmente. Isso sem contar que ficamos tão atarefados com a área fiscal e tributária que a contabilidade então fica um fardo.

Isso nos sobrecarrega, ainda estou pensando em algo que nossa classe poderia fazer, estamos sendo explorados, eu tb trabalho nessas jornadas quase impossiveis, e meus funcionários também. E não temos nenhum tipo de respaldo, proteção ou garantias, só responsabilidades.

Quanto ao problema da remuneração, os bons funcionários do ramo não faltam emprego, eu mesmo consigo indicar uns 3 postos imediatamente para quem sabe trabalhar e o salário é de acordo com o conhecimento e a responsabilidade assumida é obvio. E infelizmente eu acho pouco também, mas é nessa faixa de R$ 1.500,00 para os auxiliares contábeis, e técnicos a partir desse valor de acordo com o conhecimento e habilidades conforme citei.

Ao colega Oliveira, é lamentável amigo, sei o que está passando. O contador deve ter uma imagem que inspire confiança e parceria com o cliente, explicar ao cliente os riscos de má ordem de documentos, ausencia de escrituração, e sonegação, isso vai criando um filtro com os clientes e você vai acabar selecionando naturalmente os clientes. Mais vale ter 5 bons clientes que pagam seus impostos... também vão te pagar os honorários em dia... O mal pagador das obrigações atrasa com o contador, e também paga mal, por achar que o contador não faz nada, então tem que explicar o serviço e infelizmente abandonar se necessário. Uma retração no primeiro momento pode ser a base do seu sucesso no futuro.

Manutenção em torno de R$ 100,00 até para barzinho da esquina estão muito abaixo do necessário para se trabalhar, o empresário tem que ter noção que se ele não conseguir ao menos 1/2 salário mínimo para pagar seu contador, tem que pensar em fechar as portas.

Tente deixar claro ao seu cliente a necessidade do contador, explique a ele as obrigações e responsabilidades que vc tem, as penalidades em caso de inconsistencia e de falta de informações, ele vai te valorizar mais. Chame para sí a responsabilidade mas cobre o preço.

Para os demais leitores que estiverem, acreditem que contabilista ainda é um profissional muito requerido, não falta emprego, pode atuar em muitas áreas como nenhum outro profissional, mas não é fácil ser contabilista, e para os que são bons no que fazem, trabalham com zelo a recompensa é certa.

Trocando idéias e experiências em prol da profissão.
Fui útil? Clique em Aprovar Mensagem para qualificar!
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 5 novembro 2010 | 09:41

Uma retração no primeiro momento pode ser a base do seu sucesso no futuro.



Olá pessoal

Acho que a frase acima é muito pertinente. No começo as coisas parecem ainda mais difíceis, porém a medida que vc trabalha direito, com capricho, os resultados vem. Não estamos numa profissão que dá resultados a curto prazo, sempre falo isso com amigos meus que estão desestimulados. Se vc quer resultado mais rápido, não tem jeito, tem que mudar de profissão. Mas a área contábil é boa, não falta emprego pra quem sabe, vejo aqui no escritório, estamos precisando de uma pessoa para o contábil e o que acontece: muita gente vem, pedi um salário maior que o meu e não sabe o que é débito e crédito. E os bons profissionais não ficam sem trabalho, é sair de um na sexta e estar em outro na segunda.

Vamos continuar trabalhando com o máximo de capricho, dedicação e amor e as coisas viram, é a lei do retorno, é inevitável que venha resultados positivos!

Abraços a todos e até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
DANIELE RODRIGUES DE ARAUJO

Daniele Rodrigues de Araujo

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 16:33

Boa Tarde!

Concordo plenamente com nossos colegas. Infelizmente não somos valorizados no mercado de trabalho. Algumas pessoas ainda tem a ousadia de nos chamarem de "guarda-livros", quando na verdade somos verdadeiros administradores. Ficamos de 4 a 5 anos fazendo uma faculdade, a maioria trabalhava o dia inteiro, e depois ia direto para as aulas. Todo esse sacrifício pra que. Sou formada há quase 4 anos, e me pergunto até hoje: Todo o sacrificio em terminar a faculdade valeu a pena? Sem contar que as empresas na qual trabalhamos, não nos valoriza, pagando salários miseráveis. Eles exigem resultados extraordinários, mas em troca não oferecem sequer algum benefício.
Por outro lado, temos que nos valorizar também. É lamentável que excelentes profissionais se sujeitam a oferecer serviços com honorários baixos, em detrimento de maior carteira de clientes, muitos ainda prezam por quantidade, e não por qualidade.
Não tem cabimento, um contador graduado, ganhando 900,00 (pelo menos aqui em Uberlândia é isso que pagam) e ter que pagar para o CRC 340,00. É absurdo.

Mas mesmo assim não podemos desistir de nossos ideiais e planos.
Temos que fazer a diferença em nossa profissão.

Abraços

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.