Georgito Motta do Nascimento
Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) FiscalAmigos, bom dia
Com toda esta mudança que esta acontecendo em nossa legislação referente a área contábil e fiscal, em especial o SPED Contábil, fiscal, NFE etc, me fez refletir sobre os pontos fortes e fracos com estas mudanças.
Logicamente que um dos pontos mais fortes para nós contadores seria a praticidade, ou seja, a maior parte dos documentos que seriam digitados passarão a ser todos integralizados, mas com isto, vem também os pontos fracos que seriam :
1 - Desemprego
Não ira existir mais " auxiliares " contábeis, ou seja, um escritório que tiver 10 ou 15 auxiliares, responsáveis pelas digitações das notas ficais de entrada de saida, serão substituidos talvez por 2, 3 ou no maximo 5 pessoas.
2 - Desvalorização da mão de obra.
Estamos em uma fase que nossa mão de obra é muito desvalorizada, ou seja, vivemos em mundo em que quem ganha é quem oferece uma mão de obra mais barata.
Imagino que agora a tendência é piorar, pois , a partir de agora simplesmente teremos que puxar os arquivos de uma empresa e restaurá-los me nosso escritório.
Tendo em vista que este tipo de trabalho facilitaria " nossas vidas ", acredito que nossos clientes iram querer " pechinchar ainda mais nossos trabalhos.
Ou seja, a tendência agora é só piorar mesmo.
Será que o governo não levou em conta estes pontos fracos, ou seria " EU " que estou sendo muito radical ?
Editado por Georgito em 8 de julho de 2009 às 10:14:12
Tópico movido por Claudio Rufino para esta sala em 8 de julho de 2009 às 10:35:08.