x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 3

acessos 1.573

SPED, seria mesmo uma boa alternativa ?

Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 10:11

Amigos, bom dia

Com toda esta mudança que esta acontecendo em nossa legislação referente a área contábil e fiscal, em especial o SPED Contábil, fiscal, NFE etc, me fez refletir sobre os pontos fortes e fracos com estas mudanças.

Logicamente que um dos pontos mais fortes para nós contadores seria a praticidade, ou seja, a maior parte dos documentos que seriam digitados passarão a ser todos integralizados, mas com isto, vem também os pontos fracos que seriam :

1 - Desemprego
Não ira existir mais " auxiliares " contábeis, ou seja, um escritório que tiver 10 ou 15 auxiliares, responsáveis pelas digitações das notas ficais de entrada de saida, serão substituidos talvez por 2, 3 ou no maximo 5 pessoas.

2 - Desvalorização da mão de obra.
Estamos em uma fase que nossa mão de obra é muito desvalorizada, ou seja, vivemos em mundo em que quem ganha é quem oferece uma mão de obra mais barata.
Imagino que agora a tendência é piorar, pois , a partir de agora simplesmente teremos que puxar os arquivos de uma empresa e restaurá-los me nosso escritório.
Tendo em vista que este tipo de trabalho facilitaria " nossas vidas ", acredito que nossos clientes iram querer " pechinchar ainda mais nossos trabalhos.
Ou seja, a tendência agora é só piorar mesmo.

Será que o governo não levou em conta estes pontos fracos, ou seria " EU " que estou sendo muito radical ?

Editado por Georgito em 8 de julho de 2009 às 10:14:12

Tópico movido por Claudio Rufino para esta sala em 8 de julho de 2009 às 10:35:08.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 10:34

Caro Miguel Georgito Motta.

Em virtude das grandes mudanças que nos dias atuais se fizeram presente por parte dos nossos governantes, não nos resta outra alternativa a não ser segui-las.

1 - Desemprego
Não ira existir mais " auxiliares " contábeis, ou seja, um escritório que tiver 10 ou 15 auxiliares, responsáveis pelas digitações das notas ficais de entrada de saida, serão substituidos talvez por 2, 3 ou no maximo 5 pessoas.

Não nos resta dúvidas que os trabalhos de digitação de notas fiscais praticados pelo pessoal que trabalha com "escrita fiscal" poderá ser suprimido a partir dos arquivos que "tecnicamente" seriam ou serão gerados nas dependências do proprio cliente, nesse caso, receio que você tenha razão.

2 - Desvalorização da mão de obra.
Estamos em uma fase que nossa mão de obra é muito desvalorizada, ou seja, vivemos em mundo em que quem ganha é quem oferece uma mão de obra mais barata.
Imagino que agora a tendência é piorar, pois , a partir de agora simplesmente teremos que puxar os arquivos de uma empresa e restaurá-los me nosso escritório.
Tendo em vista que este tipo de trabalho facilitaria " nossas vidas ", acredito que nossos clientes iram querer " pechinchar ainda mais nossos trabalhos.
Ou seja, a tendência agora é só piorar mesmo.

"Desvalorização da Mão de Obra" lamentavelmente e inflelizmente, alguns "profissionais" da área cntábil, oferecem concorrencia desleal e isso não é de hoje e não será com o "SPED Contábil, fiscal, NFE ou algo similar que porventura venha surgir que essa "Voraz DESLEAL" concorrencia atormentará outros profissionais. "Mão de Obra" barata, não é garantia de serviços lúcidos ou ideal para atender a determinado numero de "Empresários"(aqueles que buscam profissionais que trabalham por 1kg de arroz ou 1/2 de café, estão condenados juntamente com seus "Contadores")

A "pechincha" como você diz com suas palavras, é algo a se pensar, prefiro acreditar nas premissas da boa conduta moral, ética e profissional. Vale lembrar que os maiores causadores da disparidade de "valores" justos a um contrato de prestação de serviços contabeis parte se não de "determinados" "colegas" que a qualquer "custo" fomentam essa maldita "concorrência Desleal"

Sds.

Editado por Claudio Rufino em 8 de julho de 2009 às 10:36:35

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 11:51

Bom dia amigos,

Entrando nesta conversa, tenho uma opinião diferente em relação ao item 1 levantado pelo amigo Georgito.
Eu não acredito que irá ter um desemprego, mas sim uma maior profissionalização das empresas e, consequentemente, uma qualificação dos empregados.
Hoje, infelizmente, a grande maioria das empresas são constituídas por ex-empregados ou por pessoas que "juntaram" um dinheirinho durante um certo tempo. Mas estas pessoas não são qualificadas, profissionais para atuarem como empresários, por isso que há grandes erros e "pepinos" que sobram para o contabilista resolver.
Com o Sped, estes erros não poderão mais ocorrer e, estes empresários serão obrigados a contratar empregados para cuidar desta área.
Concluindo, os empregados que serão demitidos dos escritórios contábeis deverão ser empregados pelas empresas.

Já em relação à Desvalorização do nosso serviço, eu concordo com o que foi dito pelo amigo Cláudio Rufino, principalmente quando ele diz que "os maiores causadores da disparidade de "valores" justos a um contrato de prestação de serviços contabeis parte se não de "determinados" "colegas" que a qualquer "custo" fomentam essa maldita "concorrência Desleal"".
Com o Sped, eu creio que haverá uma seleção natural dos melhores profissionais de contabilidade (assim como a Teoria de Darwin), com fortes tendências destes profissionais "deslais" serem extintos do mercado de trabalho.
Mesmo que os arquivos "venham prontos" do cliente, o Contabilista deverá saber o que fazer com estes arquivos, como contabilizá-los (obedecendo as novas normas de contabilidade), como calcular os impostos, etc.
Se destacará no mercado aquele contabilista que oferecer um diferencial maior para seu cliente, como por exemplo, orientações tributárias, noções administrativas, etc.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Bruno

Bruno

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 13:45

Concordo plenamente com o Wilson, para enfrentar o mercado de trabalho nos dias atuais é necessária uma qualificação contínua.
Em relação ao aumento do desemprego tenho a opinião que com o advento de toda a tecnologia vai acabar aquela visão arcaica do contador, que é um mero lançador de notas fiscais e que fica só debitando e creditando. Abrirá novas vertentes aos contadores que passaram para o campo mais gerencial da empresa, pois será preciso um maior acompanhamento da empresa para se enquandrar nos parametro legais exigidos pelo fisco. Em relação aos auxiliares, a maioria deles tem pouco conhecimento da contabilidade em si, por isso ficarão fora do mercado de trabalho. Para continuarem no mercado de trabalho contábil, terão que se qualificarem na área e não mais ter apenas o conhecimento básico.

Já em relação a desvalorização da mão-de-obra, concordo no ponto da concorrencia desleal, contadores que chegam ao ponto de se prostituírem em troca de miseros centavos. Isso desvaloriza a profissão!

Do outro lado vejo que com o cerco fechando atraves da tecnologia fiscal, as informações sendo processadas de forma mais rápida, a necessidade de acompanhamento por parte de um contador só tende a crescer, pois a necessidade da contabilidade para as empresas crescerá, vai chegar a um ponto que não será mais possível gerir uma empresa sem o auxilio do contador, independentemente do porte da empresa.

Editado por Bruno em 8 de julho de 2009 às 13:48:14

Antes de perguntar, pesquise;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque também ajudar seus colegas com os conhecimentos que você possui, respondendo a outras perguntas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade