x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 31

acessos 18.593

A culpa é do contador

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2009 | 11:33

Tenho usado este forum, as vezes para auxiliar colegas, e as vezes até para ser auxiliado. Na minha profissão, apesar de 34 anos de experiência, nunca posso dizer que sei tudo.
Mas dessa vez faço uso para mostrar minha indignação. Ontem, na novela das oito da Rede Globo, novamente a imagem do contador foi denegrida. O empresario ao ser questionado pelo pessoal da receita federal, por não ter declarado ao fisco um iate luxuoso que possui em Busios, simplesmente disse que foi o "Contador" que omitiu tal informação. E ao final do capitulo ainda disse: "tive de colocar a culpa no contador". Na Rede Globo isso não é a primeira vez que acontece. Alem disso outras figuras (Vanderlei Luxemburgo, Edson Arantes do Nascimento - Pelê) em passado recente tambem se defenderam de acusações de irregularidades perante o fisco, simplesmente acusando o Contador de omissão.
Por isso eu sugiro que façamos um manifesto ao CRC e ao CFC, para que seja elaborado um documento padrão, onde cada cidadão desse país que se utilize de serviços contabeis, declare oficialmente que os dados de seu imposto de renda (principalmente os bens) foram declarados com base em informações por ele prestadas ao contador que elaborou a sua declaração e que em caso de qualquer omissão esse profissional não terá nenhuma responsabilidade sobre tal fato.
Porque eu acho que nesse país precisa ser combatida essa questão de inversão de valores.

PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

há 15 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2009 | 13:47

Olá, Oswaldo: Quando se perde a causa, a culpa é do advogado.
Quando o paciente morre, a culpa é do médico. Quando seu time perde, a culpa é do técnico. Quando se atropela alguém, a culpa é do pedestre. Quando o bacana sonega, a culpa é de quem???? É realmente, é do contador, principalmente aquele que sabe que o bacana tem que declarar e não declara, que sabe que ele tem que pagar os impostos naquele valor e naquela data e não paga. Porque ? Por que ele precisa daquele cliente ou daquele emprego. E a culpa disso ? Cultura (falta de).

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2009 | 17:29

É, eu estava chegando em casa e vi essa cena também, ainda comentei com meu pai e ele falou: "pois é, e vc tá estudando pra isso, minha filha.... Vale mesmo a pena?" Concordo com o Paulo, desde que o contador tenha conhecimento de TODOS os fatos relevantes para o cliente, ele tem responsabilidade dos seus atos. Tem que declarar tudinho mesmo, pq depois é isso que dá: a culpa é do contador.
Mas também acho que a profissão de contador no Brasil é desvalorizada e como disse o Oswaldo, muitas vezes pela mídia. Sempre que dá problema, é culpa do contador.
Vejo por experiência mesmo, muitas vezes acontece alguma coisa que nada tem a ver com o contador, e o cliente liga pro escritório soltando todos os cachorros no contador. Garanto que se é com outro profissional, um médico, professor, artista, isso não acontece.
Um exemplo: outro dia um cliente ligou pra cá, esbravejando até a décima geração, falando que não ia pagar enquanto não saísse o alvará da vigilância. Pois é, a contadora já tinha feito todos os trâmites necessários. Se não tava saindo, realmente era culpa da Vigilância. Mas aí.... mais fácil gritar no ouvido da contadora, pq sabe que se faz o mesmo com um funcionário público não ia dar resultado e ia demorar ainda mais pra sair o bendito do alvará.
Sobre o documento que o Oswaldo sugeriu, acho que é uma boa idéia sim, tirando do contador a responsabilidade das coisas que não lhe cabem.
Enquanto os órgãos competentes e principalmente os próprios contadores não se unirem ao seu próprio favor, vamos continuar nessa: contadores desvalorizados, estudantes desmotivados e uma profissão mal vista pela sociedade.

Só complementando: minha chefe faz parte de uma Associação de Contadores aqui na minha cidade e desde que essa Ass. existe, o contador é mais valorizado, tando financeiramente, quanto socialmente. Os padrões éticos se elevaram, os jeitinhos não existem mais e é a partir desse contadores que se é medido a qualidade do trabalho. Não extou dizendo que existe exclusão, mas sim que existe uma união muito maior e os contadores estão muito melhores. Toda terça eles se reunem para estudar situações federais, estaduais e municipais e legislação. É uma opção e sugestão a todos.
E cobrem dos CRC de vocês uma posição de repúdio, se acham que o CRC pode fazer alguma coisa.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2009 | 20:02

Boa noite,

Nestes nem tantos anos que frequento o Fórum Contábeis, respondi à centenas de questionamentos acerca da DIRPF e - não rara vezes - me vi tentando convencer contadores de que não deveriam "resolver o problema" de clientes que tinham impostos a pagar e precisavam "encontrar um jeito" de não pagar.

Impressiona a quantidade de contadores que se acham tão melhores quanto maiores forem os "galhos quebrados". Chegamos ao cúmulo de lê-los pedindo ajuda no sentido de ensinar como "resolver o problema" daquele cliente que não quer pagar imposto. Bom contador, no conceito da maioria dos interessados, é aquele que "dá um jeito" e pronto!

Como prova do que digo, basta que leiam o Fórum. Não terão dificuldades em encontrar questionamentos que buscam "dicas" para sonegar descaradamente, "sumir" com saldos de caixa, "baixar" estoques sem a venda, diminuir receitas, misturar dinheiros, declarar a venda de imóveis por preços infinitamente menores, deixar de declarar bens e uma infinidade de atos impraticáveis por qualquer contador que se preze.

Considerem que aqui no Fórum esta prática só não prolifera mais, porque os moderadores e consultores buscam a moralização tentando evitar a disseminação da cultura do "jeitinho". Para tanto chamam a atenção, corrigem, repudiam e às vezes até "convidam" o indivíduo a não mais aparecer por aqui.

Raros de fato, são os que se indignam quando alguém aventa esta possibilidade, ou quando afirmam que a culpa é do contador.

E eu pergunto: Não é?

Eu sei que em todos os segmentos existem aqueles que procuram ser honestos e os que não se importam com a honestidade, mas por quê nesta profissão o que "não se importam" são a esmagadora maioria?

O dia em que tomarmos vergonha e paramos de aceitar aqueles que por trocados "dão um jeitinho", teremos o direito de indignarmo-nos quando colocam a culpa nos contadores... até lá (perdoe-me o Oswaldo) merecemos ver e ouvir tudo isto!

...

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

há 15 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2009 | 08:53

Prezado Saulo.
Concordo com o que voce disse, em minha abordagem não mencionei a questão desses profissionais do "jeitinho". Talves por existirem esses profissionais, somo obrigados a engolir e digerir essas ofensas.
Prezada Gisele.
Diga a seu pai que vale a pena sim, que voce embora esteja estudando "isso", voce faz parte de um grupo de excessão, talves até um grupo de minoria, que acredita que um dia essa inversão de valores vai acabar.

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2009 | 08:56

Bom Dia a Todos

Realmente repudio as manifestações contra os contadores, principalmente, quando novelas denigrem a nossa imagem como se fossemos verdadeiros aliados de "Al Capone". Acho que do CRC. deveria tomar posições severas quando a esses fatos. No meu caso e falando de minha pessoa, quando um novo cliente se interessa pelos meus serviços, já vou falando, que no contrato de prestação de serviços existe uma clausula excluindo-me de algumas responsabilidades já que a responsabilidade maior e a documentação entregue pelo próprio cliente. Declaração de Impostro de Renda de Pessoa Fisica, já deixei de ganhar um bom dinheiro, por não fazer a determinadas pessoas que me pediam para eu dar um "jeitinho" Inclusive motivo de discusão quanto a minha negativa. Perda de dinheiro? é sim, prefiro perder do que correr riscos que vão contra a minha indole. Acham que sou certinho? pois acham, o que interessa é a minha indole. antigamente , fazia em media 50 declaraçoes de P.Fisica, hoje faço 3 e ainda para amigos chegados. Portanto, cabe tambem a nós tomarmos algumas medidas e deixar de se preocupar com os paraquedistas e os que vejam só cifrão. Vamos agir cada um conforme o seu carater. abraços e tenho dito.

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 15 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2009 | 09:12

Respeito e acredito na opinião do Sr. Saulo, mas acredito que quanto o Sr. Oswaldo falou primeiramente, acho que ele quis dizer especificamente em relação àquela situação da novela. Por exemplo, se o personagem tivesse falado: "ah, tive que colocar a culpa no médico" ou "ah, tive que colocar a culpa no professor", nesses termos "tive que colocar", os Conselhos dessas profissões já teriam feito no mínimo uma carta de repúdio, no mínimo, e se duvidar, teria aparecido até um pedido de desculpas públicas no Jornal Nacional.
Com certeza, quem se vale eticamente da profissão e quem está estudando, procurando aprender as vezes com seus erros, e pretende ser um Contador honesto, quando escuta isso fica meio chateado. Porque muitas vezes a culpa não é do contador, como se expôs na novela. Talvez o contador ali referido nem sabia do que tava acontecendo, como muitas vezes acontece. Quantas vezes uma Declaração cai na malha fina e o cliente corre desesperado pro escritório e a gente escuta: "Pois é, mas eu pensei que isso não precisava declarar...", quando o cliente sabia sim que tinha que declarar mas não informou para o contador? Isso acontece sempre, em todos os lugares.
Agora, pra quem acha que jeitinho dá certo, beleza, não importa muito mesmo o que se diz na novela ou nos jornais ou em lugar nenhum.
As novelas são um veículo de comunicação (e alienação) em massa, então tudo que se fala lá chega de maneira direta a população que interpreta de várias maneiras. Mas como aconteceu comigo, dentro da minha casa, do lado dos meus pais, o que ficou foi a impressão errada.
Se o CFC soltasse um manifesto, um repúdio ou outra coisa, com certeza muitos contadores se sentiriam justiçados.

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 15 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2009 | 10:12

Concordo com o Saulo.

Tenho certeza que na cena desta novela, a carapuça serviu pra muita gente. ( clientes, contadores e profissionais ligados a nossa área ).

Portanto pra que criticar a novela, se infelizmente isto acontece ?

Sou contador, e acho até bom acontecer umas destas, pois já vi casos do clientes me solicitarem coisas absurdas. Quando eu nego, eles simplesmente dizem, " se vc não faz, tem gente quem faça ". E no fim das contas eu perco o cliente para outro contador que faz o serviço sujo;

Quem é o culpado ? O contador que faz o serviço sujo ? ou o cliente que pede para o contador fazer o serviço sujo ?

Acredito que o erro esteja nas duas partes, ou seja, um fato ocorrido para a concientização do cliente e do contador.

Motta.

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 10 outubro 2009 | 15:59

Olá, pessoal!

Concordo que as novelas expressam ideias equivocadas do imaginário popular, mesmo porque são escritas por quem está a serviço da audiência que não interesse na exposição técnica e científica dos fatos.
Acredito que alguém do CFC poderia ao menos divulgar uma nota oficial e "sugerir" à emissora um pedido de desculpas ainda que isto não traga algum resultado na prática.
Tenho certeza que vivemos há muito uma grave crise moral na qual alguns colegas de profissão se prestam a determinados procedimentos que denigrem a nossa imagem como classe liberal.
Não bastasse o fato de sermos confundidos com advogados - e talvez daí venha a expectativa leiga do "jeitinho"-, nos esmeramos em buscar alternativas no fisco contra uma brutal carga tributária que atormenta o empresariado brasileiro. Este, por sua vez, vendo a vultuosa soma de recursos diluída na corrupção de muitos governantes acha que uns trocados sonegados não fariam falta ao sistema...
Todos são culpados, inclusive o autor da novela. Melhor trabalharmos mais e deixarmos a novela de lado...

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 15:46

"Sócio/Administrador sofre acusação por crime de sonegação fiscal e alega em juízo ser tudo responsabilidade do contador da empresa."

Apesar de alegar desconhecimento dos fatos, ficou claro que o fiscal "suspeitara da empresa porque suas despesas eram muito superiores ao movimento econômico declarado... por fim o contribuinte notificado não apresentou justificativa para a incompatibilidade entre suas despesas e faturamento..."
Além do mais "o processo administrativo demonstra, com exatidão, os artifícios manipulados pelo acusado, com o fim de fraudar o recolhimento devido."
O contador obviamente não poderia assumir -e não assumiu- um crime de sonegação fiscal.
A falta de defesa do que a mim parece ser indefensável, confirma a responsabilidade de qualquer empresário pelo cumprimento de suas obrigações fiscais e tributárias, constituindo-se o contador como valioso colaborador neste sentido.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 15 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 16:45

Exatemente William, como colaborador e não culpado de muitas situações que vemos no nosso dia-a-dia. Quando a bomba estoura, a culpa é do contador e quando tudo está bem, o contador não recebe... que dilema...

Victor William

Victor William

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2009 | 17:00

Pessoal, de fato é verdade o que voces disseram, é uma pena.
Agora pergunte para um contador ou empresario que atuou nos Estados Unidos, os contadores lá são tratados como "Medicos", eles são muito respeitados pelos empresarios de lá, e realmente confiam nele, não é a toa que a empresas properam no Páis.

"God Our Hope, Our Salvation"
"Para vencer na vida não é importante chegar em primeiro. Simplesmente é preciso chegar, levantando a cada vez que cair pelo caminho."
JOAO SILVESTRE

Joao Silvestre

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 20:58

Boa noite

Entendi que poderia estar esgotado o assunto, mas também quero manisfestar minha incomformidade com a agressão.

Absolutamente não me atingiu, ao longo dos anos tenho a consciencia tranquila. Sempre segui os principios da profissão.

O que revolta é de onde vem a crítica e a REDE GLOBO não é nenhum bom exemplo, melhor seria se a não existisse.

Neste tema, de forma inconsequente, jogam ao vento, aos leigos, aos idólatras, maculando uma classe inteira. E isso eles não tem direito.

Cabe aos bons profissionais de boa conduta fazer com que os maus desistam de atuar de forma ruim.

Bem é isso.

Joao

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2009 | 16:35

Boa tarde Alessandra,

No afã de organizar o Fórum, permitindo a rapidez nas consultas com vistas a ajudar principalmente os usuários, foram criadas salas específicas.

Assim temos (por exemplo) a de Legislação Fiscal, a de Legislações Estaduais e Municipais e entre outras a de Departamento Pessoal e Recursos Humanos

Assim, para que receba resposta a seu questionamento, ajude-nos a manter a organização pretendida pelo criador do Fórum, repetindo-o na sala indicada acima.

...

Antonio Cardoso Junior

Antonio Cardoso Junior

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 15 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2010 | 23:32

Permitam-me uma pergunta, considerando o que li nesse tópico. Alguém fez uma solicitação formal ao CRC de sua cidade ou mesmo ao CFC, para que fosse feito tal manifesto e encaminhado a autoridade competente para que a Globo pudesse se retratar quanto ao ocorrido?
No mais, concordo com as palavras finais do Wilson: "Melhor trabalharmos mais e deixarmos a novela de lado..."

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 15 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2010 | 15:41

Aqui em Minas Gerais PARECE que foi feito um pedido formal sim, ouvi algo assim na faculdade mas não posso confirmar. De resto o CRC de MG pouco faz para os contadores e estudantes, principalmente os do interior do estado, só sentimos a cobrança da anuidade e invejamos os cafés em Belo Horizonte, distante 5 horas daqui....imagina lá exigir alguma coisa de Rede Globo...doce ilusão essa minha de mandar email pra eles.... (Vide email enviado logo apos a eleição para os contadores. Lamentável, como eu mesma falei em email para o contador responsável pelo triste comunicado)

Sinto muito se com meu comentário ofendo alguém aqui que é do CRC/MG, mas é o que chega para todo mundo no interior de Minas. E enquanto eu não ver mudanças, vou continuar pensando a mesmíssima coisa. Continuamos na mesma....

E eu, particularmente, enviei vários emails para a Rede Globo de Televisão e para o CRC, exigindo uma retratação e nenhuma resposta me foi dada. Mas que essa declaração foi super comentada, isso foi. Inclusive baseei nessa declaração, junto com um grupo de colegas, um trabalho meu de faculdade, demonstrando como o CRC poderia intervir nesse caso e como poderíamos mudar essa situação absurda de desvalorização do profissional contábil no Brasil. A matéria era Ética Profissional.

Pelo que trabalhamos e nos esforçamos e damos nó em pingo d´água o dia inteiro, realmente temos que deixar não só a novela de lado, como disseram os colegas acima, mas o tempo de descanso pessoal, familiar e com amigos, as férias, feriados, folgas, passeios, viagens, enfim, algum tempo de relaxamento qualquer.... temos que trabalhar até as tantas para entregar milhares de declarações que cada dia que passa ficam mais detalhadas e sufocantes, essa fome insaciável do Leão, estados e Municípios pelo controle de nossas vidas fiscais... enfim, temos que deixar um pouco mais do que a "novela" de lado, não acham?
Na época do IRPF, DIPJ, DIRF, DACON, DCTF... ninguém vê novela.... e minhas férias foram canceladas por causa das declarações da Receita. Novela é luxo pra gente!

Enquanto todo mundo não inundar as caixas de email e telefone dos CRC, ir lá, bater na porta do VP de Comunicação de cada um exigindo uma posição firme e decidida, um rebate do que foi dito, vamos continuar sendo vistos como guardadores de livros sem muita valia real para a sociedade.

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2010 | 17:13

Minha opinião é :

Medicos sao criticados

Trabalhadores públicos são criticados

Artistas são críticados

Prostitutas são criticadas

Politicos são criticados

Pastores de Igrejas evagelicas sao críticados...

enfim....porque nós contadores nao podemos ser criticados ?

Será que nossa profissão é melhor que as outras ???
Será que realmente nenhum profissional de nossa área nunca deu algum motivo para serem criticados ?

Concordo com o Antonio Carlos

"Melhor trabalharmos mais e deixarmos a novela de lado..." ( não no sentido de assistir, mas de criticar ).

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 07:48

Bom dia Gisele S. Luiz!

De resto o CRC de MG pouco faz para os contadores e estudantes, principalmente os do interior do estado...

Não concordo com esta sua afirmação.

Moro em Guarda-Mor/MG, uma MICRO cidade do noroeste mineiro, com no máximo 8.000 habitantes.. Estamos a aproximadamente 500 Km de B.H.
Temos a Delegacia do CRC/MG em uma cidade vizinha e, sempre temos todo o apoio do CRC com cursos e palestras. Sai uma lei nova, nos reunimos para realizar um curso sobre a nova lei.

Só que vale lembrar que para isto, foi preciso que nós contadores fôssemos atuantes, sempre presentes nos cursos, com uma Delegacia e Sindicato dos Contabilistas dedicando esforços para conseguirmos estes eventos.

...

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 15 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 09:39

Repito o que eu disse:

Sinto muito se com meu comentário ofendo alguém aqui que é do CRC/MG, mas é o que chega para todo mundo no interior de Minas. E enquanto eu não ver mudanças, vou continuar pensando a mesmíssima coisa. Continuamos na mesma....

Reitero: peço humildemente desculpas se de alguma maneira ofendi ou desagradei alguém do CRC ou que tem no CRC um companheiro de profissão.

Minha opinião pode não ser uma máxima para todo mundo, mas como eu disse, EU, Gisele, penso assim e falo em nome de muitas pessoas com quem convivo dentro da contabilidade. Fazer o que? É o que eu percebo. Fato é que nós pensamos de acordo com o que nós sentimos, e eu não posso pensar diferente já que o que eu sinto é isso.
Não posso e nem falei de outras Delegacias do CRC pois não conheço a realidade delas.
Digo o que chega até mim e as pessoas com quem convivo na área contábil, inclusive profissionais com muitos anos de trabalho e professores também.
Aqui em Juiz de Fora os contadores estavam tão largados que fundaram uma associação. Toda terça feira tem reunião. Muito é cobrado do CRC. Quanto foi respondido, até hoje, eu realmente não sei, mas não me parece muito.
Apesar de estar no 3º Período de Contábeis, nesse tempo eu não vi nenhum representante do CRC na minha faculdade, dando uma palestra, um curso, um workshop, seilá, qualquer coisa. As vezes ele foi e falou com alguém da administração ou com o coordenador, mas com os alunos, como dizem aqui em Minas, "necadipitibiriba".
Quando meu namorado estava na faculdade de Farmácia, sempre tinha alguém do CRF por lá, sempre. Era curso, palestra, isso aquilo....

Estudo numa turma com quase 70 alunos e quando apresentei meu trabalho todos concordaram comigo, inclusive estudantes de períodos mais avançados que o meu. Será que foi pelo meu poder de persuasão? Não. É porque todo mundo concordou com os argumentos apresentados e digo que muitos de meus colegas também passaram por situações um tanto quanto constrangedoras com a "maledeta" cena da novela.

A questão aqui levantada não foi se somos melhores a ponto de não sermos criticados ou se não existem contadores e contabilistas desonestos ou coisas do tipo e na verdade nem foi a cena da novela. Foi levantado a falta de respeito com os contadores e como a imagem do profissional contábil é CONSTANTEMENTE maculada na mídia. Essa da novela foi uma pontinha de iceberg na falta de consideração da Rede Globo com o profissional contábil. Nessa mesma novela, eu já vi jornalistas serem endeusados e médicos serem idolatrados. Eu entendi isso. E é fato que aqui no Brasil o contador sempre tá errado, a culpa sempre é do contador, o cidadão e o empresário sempre manda todos os documentos, as empresas pagam rigorosamente em dia e de maneira integral todos seus impostos, presta todas as informações corretas, nunca sonegam nada e a culpa é do contador, aquele malvado. Ah, esse contador é muito mau mesmo, hem?!

Todos profissionais são criticados, mas como eu disse postagens acima, a diferença está em como os sindicatos, conselhos e representações atuam diante dessas críticas, principalmente quando é uma mentira ou injustiça. Aí está a diferença.

Desculpem, mas não posso deixar de comentar: a um tempo atrás, uns 4, 5 meses foi descoberto um esquema de um contador que roubava a Prefeitura de uma cidade daqui do interior de Minas, não me lembro o nome agora, parece que ele alterava os valores da folha de pagamento e desviava esse dinheiro para uma conta pessoal. Vi essa reportagem umas 15 vezes nos jornais locais, com aquele sensacionalismo. Será que se fosse com um médico, um bancário, um professor, um farmacêutico, que são filiados a conselhos e sindicatos extremamente atuantes, teriam exibido tantas vezes a mesma reportagem? Será que esses profissionais não erram? Não existem pessoas antiéticas nessas profissões? Não são descobertos escândalos todos os dias nesses grupos? Fica aí um exemplo para reflexão pessoal.

Quanto a CRC e coisas do tipo, que bom que tem profissionais que se sentem representados por suas Delegacias Regionais, fico realmente feliz. Isso só me dá mais vontade de melhorar e crescer, estudar mais e me aperfeiçoar pra ser uma boa contadora, ter voz e vez no CRC e pagar a minha anuidade com orgulho por saber que meu conselho me defende, apóia e representa.

Enfim, opinião, cada um tem a sua e tem o direito de ter. Como disseram os colegas, o negócio é trabalhar, a DIRF ta aí, pessoal, estamos em época de fechamento de balanços, clientes precisando de seus lucros.... e eu vou continuar acreditando na contabilidade.

Abraços a todos!
Até a próxima.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 11:54

Gisele S. Luiz e demais amigos,

Um coisa é bastante claro: Os contabilistas são vistos como os culpados de tudo que é errado.
Esta não é apenas a visão da mídia, mas também da população e dos empresários.
Quando alguma empresa ou alguma pessoa é multada pela fiscalização, eles sempre alegam que a culpa é do contador.

Gostaria que alguém me dê um motivo para que não concordamos que a culpa realmente é do contador.
Não que sejam TODOS os contabilistas, mas sim a grande maioria dos contabilistas que sempre buscam "quebrar o galho" do cliente e, quando a fiscalização "descobre"...

Faço minha as palavras do Saulo (em sua mensagem "Postada Quinta-Feira, 8 de outubro de 2009 às 20:02:40"):
"O dia em que tomarmos vergonha e paramos de aceitar aqueles que por trocados "dão um jeitinho", teremos o direito de indignarmo-nos quando colocam a culpa nos contadores... "

Se um médico for fazer uma cirurgia e o paciente pedir para que ele tirasse o seu coração, o médico irá fazer isto??
Creio eu que não.
Desta forma, porque se o cliente pedir para o contabista "dar um jeito" para que ele não pague imposto, a grande maioria dos contabilista tentam dar este jeito (mesmo que de forma ilegal)??
E se assim fizer, de quem é a culpa?? Do cliente que pediu ou do contabilista que fez, mesmo sabendo que não poderia ter feito??

Agora, em relação à atuação do CRC, não basta ficarmos reclamando que estamos abandonados pelo órgão. Temos é que procurar ser atuante. É como diz o ditado: "Quem não chora, não mama!"
Não sou membro do CRC, sou apenas um simples contabilista.
Mas não posso deixar generalizarem uma questão só porque em determinadas regiões o CRC não é atuante.
Será que minha região é melhor do que todas as outras?? Ou será que somos nós que sempre buscamos o que é de nosso direito??

...

Visite o meu Facebook.
***CCB
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 15 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 14:26

Colega Wilson e demais:

Veja bem, estamos debatendo, saudavelmente acredito, algo que diz respeito aos contadores sérios e éticos. Como eu disse antes: pra quem não liga pra isso, tanto faz o que diz televisão, jornal, rádio, internet e etc etc etc.... O que acontece é que a classe contábil é julgada pelas maçãs podres e não pelas boas.

Desculpem-me se demonstro falta de maturidade profissional e até pessoal, mas eu particularmente não acho que sejam justificáveis esses "ataques" da mídia à classe contábil. Não concordo mesmo. Não vejo a "classe médica" ser desmerecida, não vejo a "classe farmacêutica" ser desmerecida, não vejo a "classe docente" ser desmerecida publicamente. Porque então a classe contábil é tão desmerecida? Acredito que é cultural, nesse país que sempre tratou o contador como funcionário (não remunerado) do governo.

Quanto ao CRC, quero só reiterar o seguinte: também é de interesse do órgão oferecer ajuda e apoio aos contadores e contabilistas e não somente o contrário.
Trabalho com uma colega na contabilidade que se formou no final do ano. Ela diz e confirma que, nesses quatro anos de curso, quatro anos hem, o CRC NUNCA, vejam bem, JAMAIS deu as caras na faculdade dela. E foi por falta de pedir, ou melhor, foi por falta de "chorar"? Não foi. Eles muito choraram. Ela fala que os representantes de turma, de vários períodos diferentes, foram até o CRC pedir palestras, cursos, coisas do tipo. Eles simplesmente cansaram de pedir e agora vão dar entrada nos seus registros profissionais, pagar a anuidade, considerada por muitos absurda mediante os salários pagos à classe em Minas, e ponto final. E talvez se filiar a outras associações de contadores e contabilistas.
E posso dizer que a situação é exatamente a mesma em outras faculdades de meu conhecimento.
Será que são apenas os contadores que devem ir atrás e implorar um pouco de atenção do CRC? Será que só se a classe inteira reclamar é possível a confecção de uma carta de repúdio, por exemplo? Creio que não.

Repito: Fico feliz por quem tem no CRC um companheiro de profissão. Eu, infelizmente, enquanto estudante, ainda não tive esse prazer. Quem sabe agora nesse semestre, não? Em julho eu volto pra contar.

Enfim: opinião todo mundo tem e tem esse direito. Pensando diferente é que fazemos o mundo melhor e mais justo. Já pensou se todo mundo pensasse igual, o mundo seria muito injusto, mais do que já é. E não evoluiríamos.

Abraços a todos!
Até a próxima!

- Anuidade 2010 CRF (Cons. Reg. de Farmácia/MG) - Farmacêutico: R$ 309,83
- Anuidade 2010 CRC (Cons. Reg. de Contabilidade/MG) - Contador: R$ 326,00

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

há 15 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2010 | 10:56

Se um médico for fazer uma cirurgia e o paciente pedir para que ele tirasse o seu coração, o médico irá fazer isto??
Creio eu que não.
Desta forma, porque se o cliente pedir para o contabista "dar um jeito" para que ele não pague imposto, a grande maioria dos contabilista tentam dar este jeito (mesmo que de forma ilegal)??
E se assim fizer, de quem é a culpa?? Do cliente que pediu ou do contabilista que fez, mesmo sabendo que não poderia ter feito??

Concordo em gênero, número e grau.
Entretanto, parece-me que sempre haverá um "colega" que se preste a este papel que criará no empresário a ilusão de que possa "baratear" a despesa com o fisco.
De nada adianta que as faculdades encham o currículo com horas e mais horas de entediantes conteúdos de ética profissional, filosofia, vida em sociedade, sociologia e correlatos se o aluno não trouxe estes valores de berço.
Na grave crise moral que a sociedade brasileira vive não creio que hajam maneiras de "mudar o mundo", e sim, de "viver o mundo" com valores individuais corretos num sistema decadente.

Desculpem-me se demonstro falta de maturidade profissional e até pessoal, mas eu particularmente não acho que sejam justificáveis esses "ataques" da mídia à classe contábil. Não concordo mesmo. Não vejo a "classe médica" ser desmerecida, não vejo a "classe farmacêutica" ser desmerecida, não vejo a "classe docente" ser desmerecida publicamente. Porque então a classe contábil é tão desmerecida? Acredito que é cultural, nesse país que sempre tratou o contador como funcionário (não remunerado) do governo.

Não vejo imaturidade na questão pois é louvável o desejo de pertencer à classe. Entretanto, creio que a exposição da classe em escândalos é um efeito colateral do sensacionalismo por parte da imprensa que tem um campo fértil nos corriqueiros casos de corrupção e sonegação fiscal.

Trabalho com uma colega na contabilidade que se formou no final do ano. Ela diz e confirma que, nesses quatro anos de curso, quatro anos hem, o CRC NUNCA, vejam bem, JAMAIS deu as caras na faculdade dela. E foi por falta de pedir, ou melhor, foi por falta de "chorar"? Não foi.

Em São Paulo/SP, por exemplo, o CRC não tem eventos em várias faculdades, mas é possível participar de palestras e seminários gratuitamente nas dependências da sede. Talvez este seja o seu caminho...

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

há 15 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2010 | 15:58

Olá pessoal. Como eu criei esse topico, resolvi, novamente expor minha opinião. Alguns colegas estão distorcendo o tema do assunto. Bons e maus contabilistas existem, assim como em todas as demais profissões.
Conheço contabilista que até roubou o cliente.
Mas vamos comparar. Essa semana na Globo saiu a noticia de uma reporter de Brasilia que morreu durante uma cirurgia. Só depois da pericia onde ficou demonstrado que foi perfurado uma veia do rim, que se noticiou que o medico é culpado, e este ainda terá direito de se defender. Culpado ou inocente, honesto ou desonesto, só se pode afirmar depois que ficar comprovado tal situação. Ninguem ousa falar que toda morte que acontece em cirurgia é culpa do medico.
Agora quando o Sr. Vanderlei Luxemburgo ou o Sr. Pelê, tem problemas com o fisco e aparecem na televisão dizendo que a culpa foi do contador, simplesmente para tentar se desenrolar na situação, aí sim, estão generalizando o vilão da estória. Cria-se a imagem de que o contador sempre é o culpado. Imaginem só: Um politico recentemente omitiu uma mansão que tem em Brasilia na sua declaração do imposto de renda. A culpa é do contador?
O Contador ao fazer uma declaração do IR é obrigado a pesquisar nos cartorios de registros de imoveis para conseguir os dados que precisa, ou o cliente é que tem de lhe passar essa informação?
Então a situação é diferente: Quando a midia mostra uma noticia, ou a novela uma cena, em que alguem afirma que a culpa é do contador, está generalizando. A Televisão é formadora de opinião. Cria-se a imagem que o contador é o profissional que tem a capacidade para trapacear, para burlar a Lei, para fazer falcatroas. Imaginem senhores, que um filho de voces, que tenha 10 ou 12 anos de idade, e assista uma noticia dessa, este jovem poderá imaginar: Meu pai sabe fazer isso então, porque ele é contador.
E não se esqueçam ainda que na cena da novela, o personagem disse: Tive de colocar a culpa no contador. A situação era clara, ele trapaceou, mas uma saida honrosa para ele seria colocar a culpa no contador, criando a imagem de que todo contador é desonesto.
Já não basta o que sofremos no dia a dia com tanta mudança na legislação, tantas novas obrigações que temos de apresentar ao fisco mensalmente, e ainda ouvir que se ouve um ilicito a culpa é do contador.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 6 fevereiro 2010 | 08:54

Bom dia amigos!

Pelo visto não é apenas a Delegacia Seccional de Paracatu que é atuante...

Reunião em Governador Valadares

O Presidente do CRCMG, Walter Roosevelt Coutinho, esteve em Governador Valadares no dia 1º de fevereiro, em atendimento à solicitação da Delegada Seccional do CRCMG em Conselheiro Pena, Leilla Christina de Lima Fagundes Maia. Na oportunidade, o Presidente participou de duas reuniões: uma com os contabilistas e representantes de entidades contábeis de Conselheiro Pena e Governador Valadares e outra com o Superintendente Regional de Fazenda de Governador Valadares, Sérgio Luiz Amorim Peixoto.

No encontro com os contabilistas, Walter Roosevelt ouviu as manifestações dos profissionais e destacou as ações e pretensões para o mandato da diretoria.

A reunião com o Superintendente da AF de Conselheiro Pena teve como pauta as dificuldades enfrentadas pela classe contábil no atendimento daquela repartição (foto). Estiveram presentes, além do Presidente do CRCMG e do Superintendente da AF: Leilla Christina de Lima Fagundes Maia (Delegada Seccional do CRCMG em Conselheiro Pena), João Marcio Luiz de Almeida (Delegado Seccional do CRCMG em Governador Valadares), Milton Mendes Botelho (Conselheiro do CRCMG), Amado de Souza Lima (Técnico em Contabilidade de Conselheiro Pena) e os representantes do Sindicato dos Contabilistas de Governador Valadares, a Presidente Simone Maria Claudino de Oliveira, o Vice-Presidente Bianor da Silva Cunha e a Suplente tesoureira Luciene Soares.

Ao final da reunião, o Superintendente Sergio Luiz se propôs a estudar e implementar ações que possam sanar o mais rápido possível as questões apresentadas.

Fonte: CRC/MG Notícias

Visite o meu Facebook.
***CCB
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2010 | 17:45

Boa Tarde
Aquele profissional que trabalha com seriedade e competencia, jamais vai levar na cara que a culpa é do contador. Deixamos que alguns idiotas da tc. de lado e nos preocupemos com o nosso trabalho diario, dentro de uma ética e responsabilidade em fazer tudo que é certo, é isso, abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
FABIANO FERNANDES DA LUZ

Fabiano Fernandes da Luz

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 28 fevereiro 2010 | 09:33

Bom dia a todos ! a nossa profissão e muito valorizada quando o profissional se valoriza,de acordo com o codigo civil 2002,o contador e reponsavel pelo seu cliente e contribuinte,devendo o mesmo informar de forma coerente a sua sintuação e não omitir situações que futuramente possa gerar uma ação fiscal e amnbos responderar criminalmente,com arrolamentos de bens,ai o contador responderar juntamente com seu cliente,de acordo com o codigo Penal ,Corrupção ativa art 332.Então a melhor orientação que deixo a todos que trabalhem valorizando seu trabalho,Bom profissional são contados.

MARLON NASCIMENTO CUIABANO

Marlon Nascimento Cuiabano

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 15 anos Sexta-Feira | 26 março 2010 | 17:46

Tudo depende do ponto de vista, e da formação profissional, ja que um bom profissional, formado com seriedade, responsabilidade, respeito pela profissão e pelos seu clientes jamais praticaria atos que pudessem por sua carreira em xeque. Estudamos sobre a etica durante os tempos de universidade e aprendemos a atuar de maneira responsavel e a maneira que a lei nos permite, sem praticar atos ilicitos, que não condizem com o profissional contabil.

TUDO NA VIDA SE CONSEGUE PROCURANDO NOS LUGARES CERTOS.
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade