Repito o que eu disse:
Sinto muito se com meu comentário ofendo alguém aqui que é do CRC/MG, mas é o que chega para todo mundo no interior de Minas. E enquanto eu não ver mudanças, vou continuar pensando a mesmíssima coisa. Continuamos na mesma....
Reitero: peço humildemente desculpas se de alguma maneira ofendi ou desagradei alguém do CRC ou que tem no CRC um companheiro de profissão.
Minha opinião pode não ser uma máxima para todo mundo, mas como eu disse, EU, Gisele, penso assim e falo em nome de muitas pessoas com quem convivo dentro da contabilidade. Fazer o que? É o que eu percebo. Fato é que nós pensamos de acordo com o que nós sentimos, e eu não posso pensar diferente já que o que eu sinto é isso.
Não posso e nem falei de outras Delegacias do CRC pois não conheço a realidade delas.
Digo o que chega até mim e as pessoas com quem convivo na área contábil, inclusive profissionais com muitos anos de trabalho e professores também.
Aqui em Juiz de Fora os contadores estavam tão largados que fundaram uma associação. Toda terça feira tem reunião. Muito é cobrado do CRC. Quanto foi respondido, até hoje, eu realmente não sei, mas não me parece muito.
Apesar de estar no 3º Período de Contábeis, nesse tempo eu não vi nenhum representante do CRC na minha faculdade, dando uma palestra, um curso, um workshop, seilá, qualquer coisa. As vezes ele foi e falou com alguém da administração ou com o coordenador, mas com os alunos, como dizem aqui em Minas, "necadipitibiriba".
Quando meu namorado estava na faculdade de Farmácia, sempre tinha alguém do CRF por lá, sempre. Era curso, palestra, isso aquilo....
Estudo numa turma com quase 70 alunos e quando apresentei meu trabalho todos concordaram comigo, inclusive estudantes de períodos mais avançados que o meu. Será que foi pelo meu poder de persuasão? Não. É porque todo mundo concordou com os argumentos apresentados e digo que muitos de meus colegas também passaram por situações um tanto quanto constrangedoras com a "maledeta" cena da novela.
A questão aqui levantada não foi se somos melhores a ponto de não sermos criticados ou se não existem contadores e contabilistas desonestos ou coisas do tipo e na verdade nem foi a cena da novela. Foi levantado a falta de respeito com os contadores e como a imagem do profissional contábil é CONSTANTEMENTE maculada na mídia. Essa da novela foi uma pontinha de iceberg na falta de consideração da Rede Globo com o profissional contábil. Nessa mesma novela, eu já vi jornalistas serem endeusados e médicos serem idolatrados. Eu entendi isso. E é fato que aqui no Brasil o contador sempre tá errado, a culpa sempre é do contador, o cidadão e o empresário sempre manda todos os documentos, as empresas pagam rigorosamente em dia e de maneira integral todos seus impostos, presta todas as informações corretas, nunca sonegam nada e a culpa é do contador, aquele malvado. Ah, esse contador é muito mau mesmo, hem?!
Todos profissionais são criticados, mas como eu disse postagens acima, a diferença está em como os sindicatos, conselhos e representações atuam diante dessas críticas, principalmente quando é uma mentira ou injustiça. Aí está a diferença.
Desculpem, mas não posso deixar de comentar: a um tempo atrás, uns 4, 5 meses foi descoberto um esquema de um contador que roubava a Prefeitura de uma cidade daqui do interior de Minas, não me lembro o nome agora, parece que ele alterava os valores da folha de pagamento e desviava esse dinheiro para uma conta pessoal. Vi essa reportagem umas 15 vezes nos jornais locais, com aquele sensacionalismo. Será que se fosse com um médico, um bancário, um professor, um farmacêutico, que são filiados a conselhos e sindicatos extremamente atuantes, teriam exibido tantas vezes a mesma reportagem? Será que esses profissionais não erram? Não existem pessoas antiéticas nessas profissões? Não são descobertos escândalos todos os dias nesses grupos? Fica aí um exemplo para reflexão pessoal.
Quanto a CRC e coisas do tipo, que bom que tem profissionais que se sentem representados por suas Delegacias Regionais, fico realmente feliz. Isso só me dá mais vontade de melhorar e crescer, estudar mais e me aperfeiçoar pra ser uma boa contadora, ter voz e vez no CRC e pagar a minha anuidade com orgulho por saber que meu conselho me defende, apóia e representa.
Enfim, opinião, cada um tem a sua e tem o direito de ter. Como disseram os colegas, o negócio é trabalhar, a DIRF ta aí, pessoal, estamos em época de fechamento de balanços, clientes precisando de seus lucros.... e eu vou continuar acreditando na contabilidade.
Abraços a todos!
Até a próxima.