x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 264

acessos 128.783

Marcos Antonio Tambor Júnior

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2010 | 09:03

Bom dia pessoal!

Necessito do auxilio de vocês. Trabalho em uma empresa que utiliza o SISTEMA RM (Saldus/Liber/Labore/etc..). Eu e tantos outros aqui temos dificuldades para utilizar esse sistema em todo seu potencial..
Queria saber se alguém tem alguma dica de onde posso encontrar alguma apostila, manual, onde possa aprender mais sobre suas funções e possibilidades?

Grato desde já,

"Fazemos o possível agora! O impossível, demora um pouco, mas fazemos também!"
FERNANDA R TOLEDO

Fernanda R Toledo

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2010 | 20:19

Alguém conhece o Gerente Contabil? eu já usei por uns 5 meses não tenho nada que desabone.

"Fazer tudo com gosto é viver integrado ao espírito, mente e corpo."

Sucesso!

Dica: leia as obras de Allan Kardec - (Decodificador da doutrina Espírita).

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2010 | 17:59

Gostaria de saber se existe alguma apostila ou manual disponível para o Sistema RM da ToTvs (Saldus; Labore; Liber; etc.) se alguém tiver ou souber onde conseguir ficaria grato. Necessito de mais conhecimento na função de geração de relatórios e importação/exportação de arquivos.

"Fazemos o possível agora! O impossível, demora um pouco, mas fazemos também!"
JONAS FERNANDES PEREIRA

Jonas Fernandes Pereira

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 11 junho 2010 | 20:44

Olá Soniamara,

Também trabalho com o sistema da Alterdata, sem dúvida é um sistema muito bom. Em relação as NF-e, você utiliza algum leitor de código de barras? se a resposta for afirmativa qual a marca?

Gostaria sempre que possível, que nós usuarios do mesmo sistema, discutíssemos sobre a utilização do mesmo. Assim poderemos desfrutar de todos os recursos possíveis.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 15 junho 2010 | 08:47

Bom dia pessoal.
Utilizamos a Dominio Sistemas aqui... achei ótimo... e eles estão sempre implementando. EFD, ECD, Informativos Federais, FCONT. Dá pra ver as informações de forma bem dinamica no plano de contas, visualizando o plano em forma de arvore (Tecla F6) vc seleciona uma conta, e pede para listar os lançamentos por conta. Nesta listagem, você pode ordenar as colunas. Editar os lançamentos por lá mesmo. Tudo está integrado... honorários, lalur, folha, escrita, atualizar (atualização de valores em atraso etc), auditoria (checa as alterações feitas, inclusoes, exclusões, pelos usuários do sistema), traz o dominio atendimento (interação via internet entre os clientes), patrimonio (faz a depreciação dos bens automaticamente, integrada). Gera relatório dos lançamentos contábeis por Usuario, Cliente, tempo gasto no sistema. Com isso você pode notar, que um cliente ultrapassou a quantia de lançamentos normais, e assim pode aumentar/reduzir o honorário.

Na nossa cidade a Dominio fez a festa, muitos escritórios utilizam, inclusive empresas o usam para gerenciar o SPED e demais para não deixar divergências.

https://www.dominiosistemas.com.br

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Diana da Mota

Diana da Mota

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 14 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 11:49

Olá!

Lucas,

Você está elogiando o sistema "Dominio" , me diga uma coisa, como os escritórios de contabilidade estão fazendo para entregar o SPED EFD e ECD dos clientes...porque todos me dizem que as informações estão dentro do ERP da empresa, sem "possibilidade" de acesso por parte dos contadores...estou tão confusa...minha contabilidade é terceirizada, emitimos NF-e e ainda não somos obrigados à ECD e EFD.

Se algum colega puder me ajudar nesse questão eu seria eternamente grata!!

Diana

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 14 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 13:40

Bom dia Diana da Mota,

1º) O ERP da empresa do Cliente só fará a ECD em que a contabilidade for interna, e o sistema gerar as informações, do contrário quem faz a ECD é o escritório contábil, pois eles é quem mantem a escrituração fiscal/contábil.

2º) A EFD é feita pelo contribuinte (Cliente) e revisada pelo contador, pois a mesma informações feita pelo ERP do cliente, tem que ser lançada aqui. Acontece então que fazemos nossa escrituração e comparamaos com a EFD gerada pelo ERP pra bater 100%.
O que acontece é que na escrituração fiscal praticada pelos escritórios onde não há necessidade de fazer a movimentação dos produtos, a EFD gerada por nós não ficaria correta. Então eles geram, e a gente verifica.
Nossos clientes receberam nossa orientação de como proceder com a EFD, e constantemente fazemos novas orientações devido as mudanças na legislação.

No teu caso, você faria a EFD, a ECD será por conta do seu contador. Há alguns escritórios que fazem a EFD, que apesar de trabalhosa, pode sim ser feita, inclusive manualmente, baseando-se nas notas fiscais que você envia pra ele, porém ele vai lhe cobrar mais.

Essa situação é a que vejo pelas redondezas do MT.

Atte.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Diana da Mota

Diana da Mota

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 14 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 13:57

Ok! Certo, me esclareceu muito explicação!! Muito grata.

Agora para minha conclusão...nós aqui da empresa concordamos em gerar a EFD por aqui, agora seria necessário nós termos o modulo de Escrita Fiscal para gerar essas informações?? Pois nosso ERP funciona apenas para controle de gestão empresarial que foi adquirido quando fomos obrigados a emitir NF-e ..esse tipo de ERP gera as informações ?

Desde já obrigada!

Diana

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 14 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 18:02

Boa tarde Diana,

Não é bem assim, a escrituração fiscal é feita pela empresa contábil, não é um modulo de "Escrita Fiscal" que você vai adquirir, e sim o módulo de EXPORTAÇÃO da EFD.
A EFD é um arquivo .TXT que será inserido em um programa fornecido pela Receita Federal, chamado de PVA-EFD, "Programa Validador - Escrituração Fiscal Digital".
Ou seja, você vai gerar nele a escrituração, de acordo com as informações que serão exportadas do seu programa. A Escrituração Fiscal que estará no escritório contábil, não mais vale além de controle, apuração de impostos e integração com contabilidade.
Os livros fiscais com valia agora passam a ser os gerados na EFD.

Atte.

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

há 14 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 12:33

Estou estudando a viabilidade de mudar o programa que uso no escritorio para o Contmatic. O que me atrai no Contmatic é que eles lançaram um ERP para as empresas. Então eu acredito que o cliente usando esse ERP a integração com o escritorio vai ficar otima, pois trata-se da mesma linguagem: cliente/escritorio. Alguem que usa o Contmatic pode me dizer se a nivel de escritorio esse programa funciona bem?

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 14 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 14:07

Boa tarde Oswaldo Valejo,
Você faz a contabilidade somente deste cliente ?
Pois ficaria viável para um, inviável para os outros ERPs.

Aqui na região nunca vi esse sistema.

Atte.

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 14:44

Ao Marcos Antonio Tambor Júnior
Olá, tudo bem?
Sobre as apostilas do Sistema RM da ToTvs (Saldus; Labore; Liber; etc.) acessa o site da própria Totvs: http://www.totvs.com/home
Tenta a opção Fale conosco e veja com eles pois aqui na empresa eles enviam apostilas e material, pena que não temos acesso, mas que eles tem material tem.
Eu particularmente acho o sistema da Totvs muito caro pra função que ele faz. Pra conciliar, (no Microsiga, desenvolvido pela mesma empresa) é um atraso, a única coisa que gosto nele é a folha de pgto.

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

há 14 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 16:43

Boa tarde Lucas
Faço de muitos clientes. Tenho um programa multi-empresas. Mas para esse cliente em especial usaria o programa Contmatic, pois esse terá um ERP, que servirá tambem ao meu cliente

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 14 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 17:58

Você quer dizer então que vai adquirir um programa somente para ter integração com esse cliente ?
É um custo/beneficio complicado ao meu ponto de vista, ter um outro programa contábil só para manter uma integração.

Mas é uma solução sim.

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

há 14 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 07:25

O programa quem vai adquirir é o cliente, onde serão cadastradas as notas fiscais de entradas. Como os emissores de cupons fiscais estarão integrados ao sistema, o livro de saidas seria automatico. No escritorio, eu acessaria o programa (acesso remoto) para fazer minha parte: Apuração de impostos, declarações, contabilidade....

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 14 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 07:57

Bom dia Oswaldo,

Entendi o procedimento, que é interessante. Voceê mantei a contabilidade/escrituração no cliente, se um dia ele chega a mudar de contador já tem tudo, se precisar de um balancete ou algo assim que não requera assinatura, é só imprimir que está em mãos rsrs.

Nos conte depois como está o funcionamento do mesmo.

Atte.

ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2010 | 17:38

Prezados Colegas,

Para acompanharmos a modernidade, o ideal seria usarmos um software de contabilidade criado no conceito Cloud Computing (Computação nas Nuvens) como parte de um software de gestão administrativa e financeira para micro e pequenas empresas, pois isto traria a racionalização dos processos, pois hoje, no mais das vezes o contabilista digita novamente as mesmas informações que anteriormente já foram digitadas no software financeiro da empresa cliente, ou seja, não existe racionalidade no processo e o contabilista trabalha como um burro de cargas, perde tempo e não consegue ser ágil no fornecimento dos relatórios contábeis. Resumindo: É ineficiente e não tem o reconhecimento merecido.

O conceito Cloud Computing é relativamente novo e ainda não consegui achar no Brasil alguma empresa de informática que ofereça softwares contábeis neste sentido. Já sofware para gestão de micro e pequenas empresas já existem várias (Ex: eGestor)

O renomado consultor nas áreas contábil/fiscal/tecnológica, Roberto Dias Duarte, nos fala bem sobre alguns conceitos de modernidade aplicados à área contábil, nos vídeos abaixo:

Contador 2.0 Parte I

Contador 2.0 Parte II -

[/code]Contador 2.0 Final

Aldemir

Adolir Nunes da Silva

Adolir Nunes da Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Vendedor(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 08:38

Pessoal,

Quem emite NF-e está obrigado a manter pelo prazo decadencial os arquivos XML´s tanto de entrada como de saída. Pergunto: vocês estão cuidando disso? Tenho uma excelente ferramente que além de gerenciar este arquivo morto digital, gera receitas aos escritórios de contabilidade.

O processo:
O escritório cria uma email padrão, ex.: nfe@contabilidade.com.br

Exige que os clientes do escritório de contabilidade divulge e cobra dos fornecedores o envio do XML para este email.

O sistema recebe o email, lê o anexo, e arquiva em pastas por cnpj, competencia, e tipo de movimento (entrada ou saída).

Quando chegar o DANFE no escritório, o usuário concilia para ver se tem todos os arquivos, e fecha o movimento.

Roberto Alves Alencar Machado

Roberto Alves Alencar Machado

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 19:44

Adolir Nunes da Silva fizemos isso com alguns clientes, embora todos foram avisados, são com poucos que as coisas estão funcionando 100%.

Para uns já dissemos para baixar o xml de cada pedido em uma pasta, e no final do mes nos mandar por email zipado, ou por pen-drive, mas para leigos isso é impossivel, embora tenhamos ajudado.

Uns dizem que os fornecedores não mandam os xml`s e assim vai.

Se todos estivessem por dentro do assunto (clientes inclusive) tudo seria mais fácil e ágil.

Geneson

Geneson

Bronze DIVISÃO 2
há 14 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2011 | 15:41

Prezados, boa tarde!

Qual a tabela de IR que devo seguir para calcular o IR sobre o aluguel no valor de R$ 4.900,00, visto que este pagamento está sendo feito por uma PJ RPA a uma pessoa física.

Como devo proceder no cálculo? Alguém pode me ajudar?

At,

James.

Página 4 de 9

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade