x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 21

acessos 9.179

Experiências na captação de clientes

ROBSON LUIZ FERNANDES RIBEIRO

Robson Luiz Fernandes Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 22 abril 2013 | 20:56

Olá caros colegas, já pesquisei em tópicos anteriores sobre este assunto, e as respostas me foram extremamente úteis. Preciso, porém, de detalhes mais claros, pois estou com certa dificuldade na captação de clientes.
Como neste fórum há contadores experientes e iniciantes, sei que muitos passaram por essa fase, e gostaria que contassem como foi que fizeram seus primeiros contatos, qual foi a abordagem adotada, quanto tempo levou, enfim, como conseguiram o primeiro cliente, mais especificamente.
Meu círculo de amizades abrange muitos contadores, o que anula de certa forma a indicação pessoal. Por isso a abordagem que venho tentando usar é a verbal, de empresa em empresa. Sinto que não está sendo muito eficiente, e este é o motivo de estar buscando ajuda. Ao falar com os empresários, cuido sempre para não agir contra o código de ética dos contabilistas.

Sobre meu escritório, já estou com tudo quase pronto. Já tenho os equipamentos necessários (computador, impressora, calculadora, etc.), tenho vários orçamentos em mãos, sou legalmente habilitado. Ainda não fiz a abertura de pessoa jurídica e nem aluguei uma sala, por não ter clientes.
Possuo alguma experiência na área, pois já trabalhei no Dpto Contábil, Dpto de Abertura e legalização, já fiquei por pouco tempo no Dpto Pessoal e tenho uma boa noção do Fiscal. Ou seja, já dá pra começar.

Espero que suas experiências contribuam com meus planos e de outros tantos colegas que também lutam para superar essa etapa.
Desde já agradeço a todos.

"De nada adianta crescermos como profissionais se antes não nos tornarmos melhores como seres humanos."

há 12 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 15:46

Gostaria de informar que tenho trabalhado em uma estratégia de divulgação através de uma rede social, o Facebook, mais especificamente, conseguindo assim os primeiros frutos de uma longa jornada que se estenderá até onde Deus permitir.
Abraços.

"De nada adianta crescermos como profissionais se antes não nos tornarmos melhores como seres humanos."
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 17:48

Robson a contabilidade é uma ótima oportunidade a todos que a estudam, trabalham, enfim vivem nesse mundo. Somos contadores, não por mera significância e sim por que ajudamos em muito o crescimento de nosso País, fico feliz quando vejo mais e mais pessoas adentrando esse nosso mundo. Mas, a contabilidade é regida por normas, o código de ética tem e deve ser respeitado, jamais denigra a imagem de seu colega, brigue por espaços mas, sem "tomar" o cliente de seu colega. É através de um serviço limpo, honesto que vc irá crescer.

Skype termy.ferreira
Rodrigo Leal Silva

Rodrigo Leal Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 13:57

Termy Ferreira de Lima

Gostaria de iniciar uma discussão aqui, com base no que você disse.

"brigue por espaços mas, sem "tomar" o cliente de seu colega"

Você entende que ligar para uma empresa para oferecer serviços e agendar uma visita comercial é um tipo de prática abusiva?

O fato de o empresário aceitar você para uma conversa não indica que ele está insatisfeito com os serviços recebidos?

Enfim, só quero promover o debate.

Abs,
Rodrigo

JOSE INACIO DE FRANÇA

Jose Inacio de França

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 14:19

Rodrigo,

Tele marketing para contabilidade não cola. Os serviços de contabilidade, normalmente são originários de colaboradores, de pessoas que atuou com você e viu seu trabalho. Triste o empresário que pega um profissional desta forma, o risco que ele irá correr em péssima prestação de serviços é igual ao profissional NÃO receber por esse serviço prestado a clientes que adquirem prestadores desta forma.
Lembrem-se sempre do médico, ele nunca vai ligar para você perguntando se esta doente, façamos da contabilidade uma medicina financeira.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 14:43

Concordo com Jose Inacio de França.

Acho que uma rede de conhecidos é melhor, além de ir em palestras e seminários sobre contabilidade e as promovidas pela Junta, sempre dá para conhecer mais gente.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

há 11 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 14:49

Telemarketing, panfletagem, som volante (propaganda de carro).

Isso é ruim.

-----
Revisão de processos
-----
Orçamento gratuito
-----
Mauri Seabra

Mauri Seabra

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 14:59

Pessoal,
Boa tarde!!

Também enfrento o mesmo problema em aumentar a carteira de clientes. Há 3 anos montei meu escritório e com isso queriam vir todos os clientes da carteira que eu fazia. Neguei todos, pois não seria honesto da minha parte ir contra quem me ajudou um dia.

Outro problema que enfrento, também, é o circulo de amizades que tenho no ramo e também não posso mexer com meus amigos.

Já tentei Facebook, Sebrae mas está difícil.

Hoje a minha proposta com os colegas é ver quem está dispensando Lucro Real que é a minha área.

Mauri Seabra
Soma Contabilidade, Tributário e Societário.
Araraquara/SP
Rodrigo Leal Silva

Rodrigo Leal Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 outubro 2013 | 11:27

Phillipe Gambôa
Jose Inacio de França

Obrigado pelas respostas. Talvez eu não tenha sido claro também na formulação da minha postagem, então vou dividi-la em 2 pontos.

1)Ligar para um empresário não conhecido para oferecer serviços contábeis é anti-ético?

2)Se não for anti-ético, é uma prática não recomendada? Eventualmente se você faz uma pesquisa e identifica clientes potenciais, mas com os quais você não tem nenhuma rede de contato, como abordá-lo?

Abraços

há 11 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 11:19

Rodrigo,

Ligar para um empresário para fazer uma proposta não me parece anti-ético, desde que não se use de argumentos para desqualificar o outro profissional, independentemente de sua qualidade e preço. Você é um profissional, está assumindo sua posição no mercado, e isso é um fato, sua existência não pode ser considerada anti-ética, contanto que respeite a existência dos outros.
Sugiro que procure manter controle sobre essas "ofertas", caso contrário poderá comprometer a imagem de seu serviço. Sair vendendo contabilidade para todo mundo como um vendedor de cocada é um passo quase inevitável, depois de já ter ouvidos alguns "não". Para evitar isso, é importante se ater a seus valores, rever sua estratégia, recuperar a auto-confiança e retomar as ações para promover seu trabalho.
A dica que dou para você é que vá trabalhando em uma imagem, construindo uma reputação baseada na seriedade. Acredito que esta seja a única chave para competir, em bons termos, com outros contadores, e conquistar sua fatia no mercado. Lembre-se da lei da oferta e da demanda. Além do mais, se você transmitir a imagem de que quer oferecer muito para todos, alguns clientes poderão usar disso para tirar proveito de você e da situação.

Nadya Dias de Melo Machado

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 07:09

Bom dia a todos
Estou começando meu escritório agora...e aproveito o tópico para perguntar: um cliente te indica outro, você fecha o negócio, e ele quer negociar com você um desconto nos honorários, ou o pagamento de uma comissão mensal pelo "trabalho" da indicação.
Conhecem essa prática?
Tem algum histórico?
Seria anti-ético?

Obrigada

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

há 11 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 07:38

Maioria das empresas que conheço trabalha desta forma, com bonificações e comissões sobre indicações, geralmente não ultrapassa 10%.

-----
Revisão de processos
-----
Orçamento gratuito
-----
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 08:31

Bom dia

As ações do contador devem estar integradas no que diz a RESOLUÇÃO CFC Nº 803/96 referente o Código de Ética Profissional Contábil.

Art. 3º No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade:
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

...

VII – valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber;

...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Martins

Martins

Prata DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 3 março 2014 | 13:01

Boa tarde,

Realmente é comum a prática de dar bonificações a indicação de clientes, porem restrita aos colaboradores e funcionários e normalmente limitada a uma porcentagem da 1ª mensalidade, ato que a meu ver não é antiético por ser ocasional e não permanente como alguns grandes escritórios contratam os chamados "Relações Públicas" para visitar novos e antigos clientes.
Agora, lastimável é pagar comissão a cliente que indica outro, pois ele o está indicando pela comissão e não pelo serviço que você presta e quer beneficiar um outro amigo empresário, previsível ainda é que na melhor oferta de outro contabilista ele te abandonará.

No tema do post "Capitação de clientes", vou colocar algumas sugestões que já vi darem resultado, mesmo sabendo que haverá criticas por algumas delas:

- Anúncios em jornais de bairros e regionais populares (dica: pequeno nos classificados de negócios) oferecendo principalmente abertura, regularização, obtenção de certidões, etc; provavelmente só apareceram pessoas que iram montar seu primeiro negócio. (nota: já vi escritórios oferecendo abertura cobrando só as taxas)
- Participar ativamente das associações comerciais da região, se possível se ofereça para dar palestras sobre temas atuais, tipo NFE, ST, SPED, custos, etc;
- Participar também de festas e eventos sociais promovidos por associações e clubes.

As sugestões acima são principalmente para os que estão iniciando, para os que já tem uma boa carteira realmente a indicação é a que traz mais resultados, executar os serviços com qualidade e presteza dentro das legislações para mim é obrigação, por isso vou me apegar as perguntas, "Qual o diferencial do seu escritório", "O que realmente você oferece a mais de útil ao seu cliente", pois acredito que principalmente o pequeno empresário quer hoje uma assessoria que lhe propicie mais tempo para cuidar do negócio do que as questões burocráticas, então deste princípio faço algumas colocações:

- Seu escritório tem o serviço de leva e traz de documentos? Mensal, semanal ou expresso (24hs)?
- Seu escritório ao devolver documentos faz o arquivo destes?
- Seu escritório envia um boletim mensal com noticias e artigos selecionados aos clientes?
- Seu escritório dá treinamentos aos novos funcionários administrativos do cliente?
- Seu escritório dá treinamentos aos funcionários administrativos do cliente quando de novas legislações?
- Seu escritório dá suporte técnico quanto a instalação de programas e certificado digital?
- Seu escritório destaca funcionário para extrair os arquivos dos ECF?

São algumas dentre outras que não me recordo no momento, hoje o cafezinho a sala de reunião os balancetes a advocacia própria ou de parceria ter serviços informatizados não são mais diferencias, pois são ações que trazem benefícios ao escritório e nem tanto aos clientes.

Alguns vão dizer que não são atividades de um escritório contábil, mas se refletirmos bem muito do que fazemos hoje não é serviço de contador.

Para finalizar vou comentar apenas uma ação tomamos recentemente como exemplo: No meio do ano passado entrou um novo cliente comércio varejista optante pelo SN, logo detectamos que os cadastros no ECF estavam incorretos gerando impostos 20% maiores, ao contar para o cliente, este já desconfiava porem o suporte do ECF não fazia tal serviço e o antigo contador cobrou alto para tal prestação e convenceu o cliente que a perca era mínima se deixasse assim, enfim destacamos um funcionário gratuitamente por 3 dias para refazer o cadastro dos (2000) produtos, em dezembro por analise resolveu-se passar para o lucro real, demandando nova atualização nos cadastros dos produtos, que novamente fizemos, finalizando, tal ação nos rendeu a indicação de 2 grupos varejistas com 9 lojas.

Vejo muitas reclamações com as mudanças impostas pelo governo, mas aqui só vemos oportunidades, enquanto alguns escritórios veem pedras, não fazem ou vendem alto as necessidades, pensem nisso.

Abs

"Todos nós nascemos originais e morremos cópias"
"A defesa da miséria é um subproduto da miséria intelectual"- Roberto Kenard
ADAIR FREITAS DE FARIAS

Adair Freitas de Farias

Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 3 março 2014 | 14:30

Muito boa a troca de ideias,
estou passando pelo mesmo problema, estou empregado e com um bom salario, mas estou querendo e muito iniciar meu próprio escritório, mas ai vem o medo a duvida se vale a pena trocar o certo pelo duvidoso, pois como falei tenho um bom salario, mas quero ser dono de meu próprio negocio, mas tenho medo de não conseguir clientes o suficiente, pois as despesas para manter um escritório não são poucas.

Fernanda Rodrigues

Fernanda Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 24 março 2014 | 16:18

boa tarde.

também passo pelo mesmo problema de captação de clientes.
trabalho na área há mais de 7 anos e ha pouco tempo montei meu escritório contábil.
ja usei a opção de anunciar em jornais ,mas não houve bons resultados.
facebook , tbm não deu nenhum resultado.

continuo na divulgação boca-a-boca mesmo, na esperança de novos clientes.
continuo trabalhando, pois como citado acima as despesas não são poucas.
mas me mantenho positiva, pois gosto muito dessa área e tenho me dedicação para crescer.

abs.

Att.

Fernanda Rodrigues
Contabilista.
Prime Assessoria Contábil
http://primecontabilidade.comunidades.net/
email : primecontabilidadebh@gmail.com
Adenilson Ribeiro

Adenilson Ribeiro

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Advocacia
há 10 anos Quinta-Feira | 18 dezembro 2014 | 23:54

Passei por aqui dei uma olhada nos comentários, e ache louvável alguns outros nem tanto, mas parabéns aos colegas.
Eu estou a começar meu escritório, porém tenho uma experiência muito considerável em abrir empresas e associações e começar do zerooo todas elas, isso foi mais importante que a faculdade de contabilidade que fiz e direito que faço. Mas caso alguém queira trocar experiência vamos juntos bater um papo. @Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: