Boa tarde,
Realmente é comum a prática de dar bonificações a indicação de clientes, porem restrita aos colaboradores e funcionários e normalmente limitada a uma porcentagem da 1ª mensalidade, ato que a meu ver não é antiético por ser ocasional e não permanente como alguns grandes escritórios contratam os chamados "Relações Públicas" para visitar novos e antigos clientes.
Agora, lastimável é pagar comissão a cliente que indica outro, pois ele o está indicando pela comissão e não pelo serviço que você presta e quer beneficiar um outro amigo empresário, previsível ainda é que na melhor oferta de outro contabilista ele te abandonará.
No tema do post "Capitação de clientes", vou colocar algumas sugestões que já vi darem resultado, mesmo sabendo que haverá criticas por algumas delas:
- Anúncios em jornais de bairros e regionais populares (dica: pequeno nos classificados de negócios) oferecendo principalmente abertura, regularização, obtenção de certidões, etc; provavelmente só apareceram pessoas que iram montar seu primeiro negócio. (nota: já vi escritórios oferecendo abertura cobrando só as taxas)
- Participar ativamente das associações comerciais da região, se possível se ofereça para dar palestras sobre temas atuais, tipo NFE, ST, SPED, custos, etc;
- Participar também de festas e eventos sociais promovidos por associações e clubes.
As sugestões acima são principalmente para os que estão iniciando, para os que já tem uma boa carteira realmente a indicação é a que traz mais resultados, executar os serviços com qualidade e presteza dentro das legislações para mim é obrigação, por isso vou me apegar as perguntas, "Qual o diferencial do seu escritório", "O que realmente você oferece a mais de útil ao seu cliente", pois acredito que principalmente o pequeno empresário quer hoje uma assessoria que lhe propicie mais tempo para cuidar do negócio do que as questões burocráticas, então deste princípio faço algumas colocações:
- Seu escritório tem o serviço de leva e traz de documentos? Mensal, semanal ou expresso (24hs)?
- Seu escritório ao devolver documentos faz o arquivo destes?
- Seu escritório envia um boletim mensal com noticias e artigos selecionados aos clientes?
- Seu escritório dá treinamentos aos novos funcionários administrativos do cliente?
- Seu escritório dá treinamentos aos funcionários administrativos do cliente quando de novas legislações?
- Seu escritório dá suporte técnico quanto a instalação de programas e certificado digital?
- Seu escritório destaca funcionário para extrair os arquivos dos ECF?
São algumas dentre outras que não me recordo no momento, hoje o cafezinho a sala de reunião os balancetes a advocacia própria ou de parceria ter serviços informatizados não são mais diferencias, pois são ações que trazem benefícios ao escritório e nem tanto aos clientes.
Alguns vão dizer que não são atividades de um escritório contábil, mas se refletirmos bem muito do que fazemos hoje não é serviço de contador.
Para finalizar vou comentar apenas uma ação tomamos recentemente como exemplo: No meio do ano passado entrou um novo cliente comércio varejista optante pelo SN, logo detectamos que os cadastros no ECF estavam incorretos gerando impostos 20% maiores, ao contar para o cliente, este já desconfiava porem o suporte do ECF não fazia tal serviço e o antigo contador cobrou alto para tal prestação e convenceu o cliente que a perca era mínima se deixasse assim, enfim destacamos um funcionário gratuitamente por 3 dias para refazer o cadastro dos (2000) produtos, em dezembro por analise resolveu-se passar para o lucro real, demandando nova atualização nos cadastros dos produtos, que novamente fizemos, finalizando, tal ação nos rendeu a indicação de 2 grupos varejistas com 9 lojas.
Vejo muitas reclamações com as mudanças impostas pelo governo, mas aqui só vemos oportunidades, enquanto alguns escritórios veem pedras, não fazem ou vendem alto as necessidades, pensem nisso.
Abs